Operação do Exército nas favelas do RJ: É Verdade?

Nos últimos dias, surgiram informações de que o Exército teria invadido as favelas do Rio de Janeiro e matado os líderes do Comando Vermelho, além de matar diversos traficantes de droga.

operacao-do-exercito-nas-favelas-do-rj-e-verdade Operação do Exército nas favelas do RJ: É Verdade?

No entanto, essa informação é falsa, entre os diversos boatos que surgem pelas redes sociais.

Durante o ano, o Exército fez ainda faz algumas operações especiais nas comunidades mais carentes do Rio de Janeiro.

Isso, de fato, é verdade, contudo, as invasões não aconteceram e não foram autorizadas pelos comandantes das Forças Armadas brasileiras. Portanto, é mais um boato que surge pela internet.

Intervenção militar

Muitos manifestantes que pedem intervenção militar, desde o final das eleições, no dia 30 de outubro, no segundo turno, esperam que os militares assumam o governo no país.

Muitos, inclusive, estão acreditando que essas supostas invasões do Exército nas favelas é parte do processo de intervenção, que não aconteceu e nem deverá acontecer.

Isso porque uma intervenção militar é considerada ilegal pela Constituição Brasileira, e pode dar prisão para quem defender.

Por isso, durante os manifestos que estão acontecendo em vários pontos do país, eles exibem a faixa com o dizer ‘Intervenção Federal’, como uma forma de driblar o termo intervenção federal.

Atualmente, muitos apoiadores do governo atual estão em frente a quarteis e órgãos militares, em uma espécie de vigília para pedir intervenção militar, após os resultados das urnas este ano.

Desta maneira, chegaram a fechar estradas e rodovias, pois, queriam usar isso para provocar uma intervenção, o que não aconteceu.

operacao-do-exercito-nas-favelas-do-rj Operação do Exército nas favelas do RJ: É Verdade?

Operação Militar no Rio de Janeiro

Nos últimos meses, o que houve de operação foi envolvendo a Polícia Militar e o Bope, que pertence à PM.

No entanto, essas ações já acontecem normalmente no dia a dia, com acontecia com as UPP (Unidades de Polícia Pacificadora), que funcionou bem durante alguns anos.

Apenas em 2010 é que teve uma evento maior envolvendo ação do Exército, quando centenas de traficantes foram presos e outros até mesmo fugiram das comunidades.

Assim como no Complexo do Alemão, garantindo assim uma ação forte contra o tráfico de drogas naquela região.

No entanto, o Exército, normalmente, não faz grandes operação dentro das comunidades, até porque não é a função dele.

Portanto, a história de que estão invadindo favelas é totalmente falsa e até mesmo porque, se isso acontecesse, seria algo bem divulgado e visto por todos das redondezas.

operacao-do-exercito-nas-favelas-do-rj-e-verdade-2 Operação do Exército nas favelas do RJ: É Verdade?

Operações no caminho

O que também acontece muito no Rio de Janeiro são as operações militares nas estradas e avenidas que dão acesso aos complexos de comunidades do Rio.

No entanto, é algo mais de precaução do que de ataque. Afinal de contas, a função do Exército é defender as fronteiras do país contra eventuais ataques de países inimigos.

Então, o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado de um modo geral fica à cargo das polícias Civil e Militar.

Existe uma situação em que o Exército pode atuar, que é quando o governo lança mão da GLO (Garantia da Lei e a Ordem), mas que precisa de aprovação do Congresso Nacional, ou seja, de deputados e senadores da República.

Inclusive, isso aconteceu em 2018, durante ação no Rio de Janeiro, e também poderia ter acontecido durante a greve dos caminhoneiros.

Que por várias semana paralisaram o país, levando o caos e impedindo a passagem de mercadorias e combustível, deixando muita gente em situação difícil.

Contudo, a situação agora é diferente e não haveria, ao menos no momento, a necessidade de se acionar uma GLO.

Ivasão das Favelas

Agora, o Brasil vive um período pós-eleitoral de muita tensão e divisão de ideias, onde o clima de animosidade entre as pessoas também tem sido grande. Agora, o que se espera até o final do ano, é que a situação se amenize e que o país volte a ter um pouco mais de tranquilidade.

No entanto, essas notícias de que o Exército estaria invadindo as favelas do Rio de Janeiro são totalmente infundadas e não existe nenhuma movimentação neste sentido.

Assim, quem vem falando sobre isso, na prática está espalhando fake news, gerando uma situação totalmente fora da realidade brasileira do momento.

Atualmente, O Brasil tem suas Forças Armadas compostas por Exército, Marinha e Aeronáutica, cada uma delas com suas atribuições e com suas necessidades.

E, entre elas não está a invasão de favelas, que seria uma ação e uma responsabilidade típica dos policiais militares e também da Polícia Civil,.

Que são entidades devidamente preparadas para defender a população e garantir, assim, uma sensação de segurança para a comunidade de um modo geral, mas sem ação do exército.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Operação do Exército nas favelas do RJ: É Verdade? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário