Orquídeas do Mato: Conheça 10 espécies para cultivar

Fala querido leitor! Você já ouviu falar em pais de plantas? O termo é utilizado para aquelas pessoas que tem o costume de cultivar plantas em suas casas e cuidar deles com maior cuidado, como se fossem verdadeiros filhos. A prática que ganhou muitos novos adeptos durante a pandemia virou uma grande febre e é para muitos uma verdadeira terapia. Apesar de existirem muitos tipos e plantas que podem ser cultivadas diretamente de casa, porém as mais populares são as orquídeas, com uma grande diversidade de espécies, a com diversas cores e formatos.

Se você é um pai de planta ou está pensando em entrar nesse mundo, nesse artigo vamos te apresentar dez espécies de orquídeas do mato para você conhecer e cultivar. Veja!

orquideas-do-mato-dez-especies-para-cultivar Orquídeas do Mato: Conheça 10 espécies para cultivar

Cattleya Labiata

Abrindo a nossa lista, uma espécie de orquídea totalmente brasileira e realmente majestosa. Conhecida com a “Rainha do Nordeste”, a Cattleya Labiata está entre uma das espécies de orquídea do mato mais buscados e cultivados entre os pais de plantas do Brasil. Essa orquídea é encontrada em áreas de mata atlântica e é caracterizada por ter cores vibrantes, tendo flores rosas, amarelas e roxas.

Dendrophylax lindenii

Planta nativa dos Estados Unidos, a Dendrophylax lindenii é muito famosa entre os cultivadores porque ser uma planta bastante exótica. O seu apelido de “orquídea fantasma” logo se justifica por conta do arranjo de suas pétalas brancas que parecem com um fantasma saído diretamente dos desenhos animados. Por ser uma planta difícil de se cultivar e por ser tão exótica, uma muda dessas pode sair bem caro.

Cattleya Granulosa

Se você gosta de plantas nativa do Brasil, então a Cattleya Granulosa é mais uma orquídea que você precisa conhecer. Essa planta típica do Nordeste brasileiro atua como uma das plantinhas mais populares entre os amantes e plantas aqui no Brasil. Essa espécie de orquídea chama muito a atenção por conta de suas pétalas claras e cheias de pintinhas coloridas, algo que faz dessa espécie única.

orquideas-do-mato-dez-especies-para-conhecer Orquídeas do Mato: Conheça 10 espécies para cultivar

Dendrobium kingianum

De origem australiana, a Dendrobium kingianum é caracterizada por ser uma orquídea muito delicada, com flores com pétalas pequenas e bem simétricas que são um aspecto de fragilidade para a planta. Essa espécie, conhecida com orquídea rosa ou orquídea bambu, ela apresenta flores que variam entre o rosa e o branco, até tons mais claros e pastéis e é bem resistente a diversas condições, por mais frágeis que possam parecer, sendo, de certo modo, mais fácil de cuidar.

Cattleya Júlio Conceição

Muito embora o nome parece estranho, essa espécie de orquídea do mato é bastante popular e conhecida entre os amantes de plantas. Como o nome entrega, a espécie Júlio Conceição é endêmica do Brasil e se trata da primeira espécie de orquídea híbrida do nosso país. Atualmente, essa planta é encontrada em grandes quantidades em florestas, sendo muito comum na região amazônica e seu cultivo exige alguns cuidados, visto que é uma planta que não gosta muito de ser realocada.

Phalaenopsis schilleriana

Definir a forma de uma Phalaenopsis schilleriana pode ser uma tarefa difícil, mas se fôssemos tentar, diríamos que se assemelha a uma fada-sereia, isso porque as suas pétalas são como uma espécie de asa, enquanto seu labelo tem a forma da cauda de uma sereia. Essa planta originária das Filipinas é uma opção perfeita para quem quer iniciar no mundo dos pais de plantas, porque além de ser fácil de cuidar, também conta com uma diversidade de cores.

Paphiopedilum hirsutissimum

Mais uma orquídea da mata bem popular e que você precisa conhecer e cultivar é a espécie Paphiopedilum hirsutissimum. Essa espécie é conhecida como sapatinho, devido ao formato peculiar de suas pétalas, que parecem, de forma bem literal, um sapato. É uma planta que vem do Sudeste Asiático e tem fama de ser bem fácil de cuidar, muito embora ela também exija um pouquinho de atenção.

orquideas-do-mato-dez-especies-para-conhecer-e-cultivar Orquídeas do Mato: Conheça 10 espécies para cultivar

Cymbidium

Também originária da Ásia, a Cymbidium tomou conta dos lares dos amantes de plantas no Brasil e hoje boa parte dos floristas pelo país possuem pelo menos uma Cymbidium em casa. Para além da beleza exuberante das flores dessa orquídea, ela é também uma planta mega resistente e super adaptável, sendo uma planta muito boa para quem ainda não tem muita prática com cuidados com orquídeas.

Maxillaria Schunkeana

Uma das mais cobiçadas orquídeas entres as país de plantas, a orquídea negra, apelido carinhoso para a planta da espécie Maxillaria Schunkeana é uma orquídea do mato que vai te apaixonar. Nativa do eixo Sudeste-Sul do país, essa espécie tem pétalas com uma cor vermelho-escura única, que devido a intensidade é confundida com preto, de onde origina o seu apelido. É uma planta não tão simples de se cultivar, precisando de cuidados e atenção especial.

Rodriguezia Bahiensis

A belíssima Rodriguezia Bahiensis é a planta que fecha a nossa lista. Essa planta é nativa de regiões de Mata Atlântica e ela tem uma estética única que faz dela uma das plantas mais cobiçadas. Em seu período de floração, ela enche de flores que se aglomeram fazendo um lindo e longo caule que faz lembrar um buquê de noiva e com as mais diversas cores.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Orquídeas do Mato: Conheça 10 espécies para cultivar O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário