Perdi meu cartão de crédito: O que fazer em caso de roubo ou perda
Perdeu seu cartão de crédito e não sabe o que fazer? Fique tranquilo, nós vamos te ajudar. Nesse artigo você vai ficar sabendo o que fazer em caso de roubo ou perda do cartão, independente da instituição a qual você pertence.
Cartão de Crédito
Foi-se o tempo em que o cartão de crédito era uma novidade. Hoje ele é praticamente um item básico e essencial nas nossas bolsas e carteiras.
Mesmo com a evolução constante da tecnologia em relação as formas de pagamento, como a criação do PIX ou pagamento por celular, por exemplo, é possível dizer que o cartão de crédito continua sendo o queridinho dos brasileiros.
Essa preferência existe também devido a possibilidade de fazer o parcelamento das compras, adquirindo um item que se fosse no pagamento a vista, talvez o consumidor não tivesse acesso.
O cartão de crédito traz também mais praticidade no dia a dia dos seus usuários, isso porque evita o uso de dinheiro, a necessidade de contabilizar troco, além de ser mais seguro.
Se não bastasse todas as qualidades, durante a pandemia o uso do cartão de crédito foi muito mais incentivado, uma vez que ele exige menos contato do que o pagamento em dinheiro, principalmente os cartões que já possuem a tecnologia de pagamento por aproximação.
Nesses casos, dependendo do valor da compra, o consumidor não precisa sequer digitar a senha na máquina do cartão.
Claro que, infelizmente, se a tecnologia possibilita experiências melhores para os cliente, facilita também a aplicação de golpes e roubos, e por isso é preciso manter-se sempre atento.
Como nenhum de nós estamos isentos de perder um item ou até mesmo de sermos roubados, o ideal é saber antecipadamente o que fazer em determinadas situações.
E é por isso que trouxemos esse texto para você. Veja como proceder em caso não apenas de roubo, mas também no caso de perda do seu cartão de crédito.
O que fazer em perda de roubo ou perda do cartão?
O primeiro passo ao notar que perdeu ou que teve o seu cartão de crédito roubado é entrar em contato com a central de atendimento do seu cartão.
O número normalmente fica localizado no verso dos cartões, assim como nas faturas e qualquer outro documento ligado ao cartão.
Hoje em dia, com a existência da internet, caso não seja possível localizar o número da central em nenhum desse canais, é possível fazer uma rápida pesquisa e descobrir em segundos qual é o telefone responsável.
Embora sejam situações diferentes, o procedimento tanto para roubo, quanto para perda do cartão de crédito, são bastante parecidos, se não forem iguais.
O procedimento normalmente adotado pelos bancos é aplicar um bloqueio por perda ou roubo do cartão de crédito e disponibilizar ao cliente a opção de solicitar uma nova via do cartão.
Na maioria dos casos, em especial nos casos de roubo, não é cobrada nenhuma taxa pela reemissão do cartão, ainda assim o ideal é consultar a instituição da qual você faz parte para tirar essa e outras possíveis dúvidas referentes a solicitação.
Como se não bastasse o susto, outra dificuldade de quem perde ou tem o seu cartão de crédito roubado, é o fato de ficar sem o item até a chegada de um novo, que normalmente pode levar entre 10 a 20 dias úteis a depender da instituição.
Mas, apesar do transtorno, a verdade é que perder o cartão de crédito é mais comum do que você imagina, e eu nem preciso falar nada sobre a possibilidade de roubo. Basta ligar a TV e nós teremos a resposta, quase que de maneira automática.
Ao comunicar o roubo ou a perda do seu cartão de crédito, atente-se a todas as informações passada em relação a prazo de recebimento, senha, e qualquer outra dúvida que possuir sobre o assunto.
Dê preferência a entrar em contato através do SAC, pois é a central específica para essa modalidade de atendimento.
Em alguns casos é possível solicitar o bloqueio do cartão e de uma nova via de maneira presencial. Verifique a possibilidade na agência mais próximo, de preferência na agência onde possui conta.
Dicas para não perder o cartão de crédito
O segredo para não perder um cartão de crédito ou qualquer outro objeto é o armazenamento.
Tente guardar o cartão de crédito sempre no mesmo lugar e próximo a itens que você já usa normalmente no dia a dia.
Eu tenho quase certeza que você ou alguém que você conhece deixou de comprar algo que queria porque estava sem o cartão, e em alguns casos nota-se apenas no momento de efetuar o pagamento, para piorar o constrangimento.
Nunca ande com senhas anotadas próximas ao cartão de crédito. Lembre-se que caso o cartão seja utilizado via chip e digitação de senha, não é possível solicitar a contestação da transação, uma vez que a senha é pessoal e intransferível.
Fique atento aos bolsos de calças, bermudas ou bolsas, verifique se não há qualquer espaço por onde passaria o cartão.
Por último, mas não menos importante, atente-se sempre aos locais onde você utiliza o cartão, e jamais digite sua senha ou confirme qualquer compra sem confirmar a informação na tela da máquina do cartão.
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