Pode dirigir só com a CNH digital?
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento obrigatório para todos os brasileiros que desejam dirigir qualquer tipo de veículo motorizado.
É emitida pelo Detran da região em que é solicitada, e para tê-la é necessário passar por testes que garantem que você é capacitado para dirigir. Sendo assim é uma documentação não só necessária, mas indispensável já que a falta pode lhe causar problemas graves como até mesmo a cadeia.
Nesse sentido, a carteira de habilitação mais conhecida e utilizada pelos brasileiros é a física, em que funciona como um documento de identificação por ser um documento com foto.
No entanto, principalmente após a pandemia, grande parte dos documentos foram disponibilizados online para facilitar a vida da população além de diminuir o contato físico.
A CNH digital funciona da mesma maneira da CNH física e tem que ser obrigatoriamente aceita como documento de habilitação por qualquer agente de trânsito. Continue lendo e entenda todo o conceito por trás da CNH digital:
O que é a CNH digital?
A CNH é um documento surgido em 1966 e é utilizado para garantir que o motorista tem capacidade de dirigir um veículo, já que para tê-la é necessário passar por uma série de testes.
Por ser algo tão recorrente e importante na vida dos brasileiros, se tornou até mesmo um documento de identificação que pode substituir a carteira de identidade.
Sendo assim, se você deseja dirigir qualquer veículo automobilístico é obrigatório que você tenha a CNH para não ter problemas na justiça, como multa ou até mesmo cadeia.
No entanto, é muito comum que aconteçam problemas como a perda ou o roubo da CNH por ser um documento que precisa sempre estar em mãos. Pensando nisso, a CNH digital foi criada.
A CNH digital é basicamente a mesma coisa da física, porém digitalizada, mantendo os mesmos valores e informações que a tradicional possui desde que esteja dentro da validade.
O porquê de tê-la é questionado por muitos brasileiros, principalmente os mais tradicionais que ainda não aderiram às digitalizações dos seus documentos. Veja agora o por quê de ter a CNH digital no seu dispositivo:
Por quê tê-la?
Embora não seja obrigatória, a CNH digital é bastante recomendada já que apresenta mais segurança e praticidade no uso do que a impressa.
Isso porque pode evitar perdas e roubo do documento físico, além de te livrar de uma grande multa caso você seja parado por um agente de trânsito que tem como atribuição cobrar a sua CNH.
Nesse sentido, apesar de ser online é muito segura e pode sim ser confiada, isso porque ela conta com uma criptografia que pode garantir que o documento só será utilizado em um dispositivo.
Em caso de roubo do dispositivo é necessário que faça o bloqueio no próprio aplicativo para que não haja possibilidade de alguém fazer o uso da sua CNH digital. Mas afinal, como emiti-la?
Como emitir?
Existe mais de uma maneira de emitir a sua CNH digital. Conheça a seguir uma das maneiras:
- QR code:
Caso a sua carteira de habilitação tenha sido emitida após o mês de maio de 2017 está disponibilizado um QR code no verso do documento, onde você irá escanear com o aplicativo CDT.
1- Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito;
2- Faça o seu cadastro;
3- Selecione “adicionar novo documento”;
4- Faça o Scan do seu rosto para provar que é você mesmo;
5- Informe o seu número de telefone.
Após isso você já pode utilizar a CNH digital na sua próxima saída de carro!
Pode andar somente com a CNH digital?
Sim! Você pode andar somente com a CNH digital, já que a lei diz que ela pode sim substituir a carteira física e deve ser aceita por qualquer agente de trânsito desde que esteja na validade.
Em conclusão, a carteira de motorista é um documento que autoriza que as pessoas dirijam os seus veículos as validando como capacitados e integrados nas leis de trânsito.
Nesse sentido, esse documento é emitido após uma série de testes que comprovam a sua aptidão mental e física de dirigir um automóvel e é oferecido pelo Detran.
Entretanto, no seu modo físico está propensa a perdas e roubos, além de que o motorista pode esquecê-la o que causa multas ou até mesmo cadeia.
Sendo assim, a CNH digital pode SIM ser utilizada para substituir a física, e o agente de trânsito tem a obrigação de aceitar por estar em lei que ela é tão válida quanto a tradicional.
Para emitir a CNH digital é necessário ter o aplicativo próprio do documento e escanear o verso da sua habilitação caso ela tenha sido emitida após o ano de 2017. Por fim, agradecemos a sua leitura e torcemos para que sua vida no trânsito seja sempre bem resolvida!
O site mais atualizado de 2024!