Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT): O que é e quem tem direito

O PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) não chega a ser uma novidade, já que foi criado ainda no governo militar em 1976 e perdura até hoje. Inclusive houve uma atualização em 2023 durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, no meio da pandemia da Covid-19.

programa-de-alimentacao-do-trabalhador-pat-o-que-e Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT): O que é e quem tem direito

Assim o Programa de Alimentação do Trabalhador, nada mais é do que um meio de os empregadores oferecerem alimentos aos seus funcionários. Isso claro, além do salário que já se paga regularmente aos trabalhadores.

Além disso o Programa de Alimentação do Trabalhador permite que o empresário ajude o trabalhador. No caso o próprio funcionário com alimentos ou vale-refeição e vale-alimentação por exemplo, além da cesta básica. Basicamente o PAT surgiu pela lei 6.321 de 1976, e atualmente é regulamentado pelo Decreto nº 10.854 e pela portaria 672.

Quem tem direito ao PAT?

No momento de acordo com o regulamento do Programa de Alimentação do Trabalhador, não são todos os cidadãs que podem ter acesso ao PAT. No caso o ideal é que o PAT seja pago a trabalhadores que recebam até cinco salários-mínimos por mês. Isso também é uma forma de ajudar aqueles trabalhadores que possuem um salário menor.

Entretanto isso também não impede que a empresa pague um alimento extra para o trabalhador que ganhe mais. Aliás para participar do PAT, o empresário precisa também se cadastrar no governo federal. Com ele terá mais chances de conseguir ajudar aqueles funcionários dentro de uma empresa.

Aliás com a regulamentação em 2023 não apenas o alimento passou a ser foco, mas também a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador também.

Afinal de contas tudo isso é um conjunto que ajuda o trabalhador a manter o bem-estar, e a conquistar um espaço da melhor maneira dentro da empresa. E quanto melhor estiver o trabalhador, melhor vai ser o rendimento e o desempenho dele dentro da empresa.

programa-de-alimentacao-do-trabalhador-pat Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT): O que é e quem tem direito

PAT é maneira de melhorar o trabalho

Como dito acima o Programa de Alimentação do Trabalhador, é uma oportunidade de se conseguir um desempenho melhor do trabalhador dentro da empresa. No entanto não basta ser qualquer alimento. O ideal do PAT é justamente, que esse produto tenha uma qualidade.

Afinal de contas isso vai impactar na saúde e na qualidade de vida do funcionário. Algo tão buscado e que tem sido uma luta grande, nos últimos anos por diversos setores da sociedade.

Assim com uma possibilidade maior de o empregador ajudar o empregado, até mesmo a qualidade do serviço pode melhorar. E isso não é uma coisa aleatória. Afinal de contas há diversas pesquisas que mostram justamente, que as empresas onde os funcionários estão mais felizes, acabam rendendo mais.

Consequentemente eles também terão maior possibilidade de produzir melhor, e fazer com que aquela empresa tenha mais lucro. E com isso todas as partes vão sair ganhando dentro de um determinado processo.

Ainda assim é comum no cenário nacional, que diversas empresas não se preocupem com a qualidade de vida do colaborador. E em muitos casos acabam explorando, exigindo muito e oferecendo pouco para os funcionários.

programa-de-alimentacao-do-trabalhador-pat-o-que-e-e-quem-tem-direito Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT): O que é e quem tem direito

PAT pode ajudar a humanizar relação

Agora o que também é importante pontuar aqui nesse artigo é uma questão importante sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador. Além de ser um benefício dos mais importantes para a questão financeira, também é importante do lado de vista humanizado.

Como dito anteriormente, um funcionário feliz vai trabalhar melhor e tende a render muito mais. Desta maneira é uma possibilidade de que se possa ir a um ambiente, em que a relação entre patrão e funcionário seja mais humana.

Então no caso do Programa de Alimentação do Trabalhador, ele já até deixou de ser apenas um evento voltado para a alimentação em si. Logo as empresas também já começam a investir na questão da saúde do funcionário, com convênios médicos, por exemplo.

Isso tudo é uma chance de melhorar aquele rendimento, a satisfação e como dito, deixar o ambiente mais humano para se exercer um determinado ofício. Então esse acaba sendo um dos focos principais do Programa de Alimentação do Trabalhador.

Vale lembrar que no dia a dia, nem sempre é possível que algumas empresas menores consigam oferecer isso. Mas as empresas de um porte um pouco maior e com mais capital, podem sim fazer isso com os seus colaboradores.

E no caso do Programa de Alimentação do Trabalhador, se torna uma opção das mais interessantes. Como um recurso para os colaboradores terem um determinado respaldo, em um período onde nem sempre se vai conseguir algo de mais qualidade.

No final das contas eventos como o Programa de Alimentação do Trabalhador, fazem a diferença da empresa na hora da contratação de um funcionário. Que vai trabalhar mais feliz e render muitas vezes até mais que o esperado.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT): O que é e quem tem direito O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário