Programa Desenrola Brasil 2024: Como funciona para renegociar dívidas
O programa Desenrola Brasil 2024 é um projeto desenvolvido por economistas da Fundação Perseu Abramo, que tem como principal objetivo ajudar pessoas a pagarem suas dívidas, principalmente do cartão de crédito.
No entanto, o programa ainda é apenas um projeto e vem sendo defendido por candidatos à presidência da República, já que haverá eleições em outubro deste ano. Com isso, a ideia inicial do programa é justamente facilitar o pagamento de dívidas.
População endividada
Atualmente, a estimativa é de que mais de 80% da população brasileira esteja endividada de alguma forma. Por isso, existe a preocupação do Desenrola Brasil para fazer alguns projetos de auxílio a essas pessoas.
Dessa maneira, o principal foco seria mesmo as dívidas por conta dos juros do cartão de crédito. Isso porque essa modalidade de pagamento tem as mais altas taxas do mercado, que passam dos 400% anuais.
Então, se comprou um produto que vale R$ 100 e não conseguiu pagar o cartão, em um ano essa dívida já vai ter passado dos R$ 400. Por isso, existe um foco muito grande em cima desses dados.
Outra preocupação do Desenrola Brasil são os juros do cheque especial, onde as pessoas muitas vezes entram e não conseguem mais sair. Com isso, acabam também se endividando mais.
Contas na mira do Desenrola Brasil 2024
Além disso, o Desenrola Brasil 2024 também defende a negociação e renegociação de dívidas como contas de água e luz das famílias brasileiras.
Afinal de contas, muitos não conseguem pagar essas taxas e, por diversas vezes, ficam no escuro e sem água para poder até mesmo beber ou tomar banho.
Caso o programa realmente vingue, a ideia é que as pessoas possam pagar suas dívidas de forma parcelada e suavizada, até mesmo com algum desconto. Desta maneira, essas pessoas que estão endividadas vão equacionar os valores e vão poder a voltar a consumir.
Consequentemente, também vai aquecer a economia, como o comércio dos mais diversos tipos e também até mesmo a indústria. Afinal de contas, com mais dinheiro circulando e sendo consumido, maior vai ser a movimentação do comércio e do mercado.
Por isso, muitos brasileiros vivem ansiosamente pela confirmação do programa Desenrola Brasil 2024, que poderá beneficiar muito gente. Inclusive nas eleições de 2018, para presidente, outros candidatos também chegaram a propor programas que reduza as dívidas, mas na prática nunca saiu do papel.
Serasa e SPC
Atualmente, o que existe para ajudar a minimizar as dúvidas é o feirão do Serasa Limpa Nome e também do SPC. Nestes dois casos, algumas dívidas podem ganhar até 80% de desconto para quem pagar à vista.
Desta maneira, isso ajuda, mas não são todas as empresas que participam e nem todas que dão esse desconto tão alto.
Ainda assim, são um importante mecanismo para tentar renegociar pendências. E isso pode ser feito direto pelo site da Serasa limpa Nome, sem precisar sair de casa.
Com isso, vamos conseguir com que as dívidas sejam sanadas mais facilmente. Mas, caso eventualmente não consiga ou tenha dificuldades em usar os serviços virtuais, poderá acionar pessoalmente as equipes do Serasa quando acontecerem os feirões, onde eles avisam previamente.
Como fugir das dívidas
Primeiramente, o consumidor precisa ter uma determinada disciplina financeira para conseguir evitar cair em dívidas. Desse modo, com as contas em dia, não vai ficar com o nome sujo e, muito menos, pagar juros bancários, que muitas vezes são altíssimos.
No caso do cartão de crédito, o consumidor só deve usar em caso de extrema necessidade.
Caso contrário, vai correr o risco de pagar o juro alto, ou mesmo que não tenha o juro, vai pagar faturas altas, principalmente quando fizer muitos parcelamentos no cartão de crédito.
Por isso, também deve evitar o cheque especial do banco. Inclusive, se puder não ter cheque especial, é até melhor. Isso porque essa dívida muitas vezes vira uma bola de neve e os consumidores acabam usando o limite muitas vezes sem perceber.
Assim, quando se dão conta, já estão com uma dívida alta e, todo mês, pagando aquele juro do cheque especial.
Então, isso deve ser evitado e vamos agir sempre com disciplina financeira. Outra coisa importante são as prestações a longo prazo, como as de carros, por exemplo.
Isso porque os veículos, além de gastarem com as prestações, também têm os impostos, combustível e manutenção.
Portanto, procure sempre viver dentro de sua realidade financeira, sem gastar mais do que tem e, inclusive, podendo também fazer uma reserva e uma caderneta de poupança para qualquer eventualidade.
Isso é importante para garantir a segurança financeira da pessoal no dia a dia, ainda mais quando se tem família para criar. E o programa Desenrola Brasil 2024 tem essa possibilidade de ajudar mais gente a tentar reduzir e até mesmo quitar suas dívidas.
O site mais atualizado de 2024!