Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Programa Nacional de Habitação Rural 2022: Cadastro

Publicado

em

O Programa Nacional de Habitação Rural é o responsável por tornar viável a construção e também a reforma de unidades de habitação rural. Isso acontece através de parcerias que são firmadas com Entidades Organizadoras, que se enquadram no objetivo do programa. Saiba como realizar o cadastro nesse programa em 2022!

programa-nacional-habitacao-rural Programa Nacional de Habitação Rural 2022: Cadastro

Cadastro Programa Nacional de Habitação Rural 2022

O Programa Nacional de Habitação Rural é uma parte integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida, que foi criado no ano de 2009. Esse programa possui a finalidade de subsidiar a construção ou a reforma de imóveis residenciais, que estão localizados em uma zona rural. O público alvo desse programa são agricultores familiares, comunidades tradicionais e também trabalhadores rurais.

O Programa Nacional de Habitação Rural conta com a participação e contribuição de entidades tanto privadas quanto públicas, que são nomeadas de Entidades Organizadoras. Essas entidades são responsáveis pela organização do público que será atendido, bem como pela apresentação de propostas para a habitação dessas pessoas.

Esses projetos habitacionais passam por uma avaliação feita por agentes financeiros, tanto do Banco do Brasil quanto da Caixa Econômica Federal. Depois de passar por uma análise jurídico-cadastral, esses projetos contemplam famílias que possuem uma renda bruta anual de até R$ 60.000 (sessenta mil reais), que são comprovadas por meio do DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

Ficou interessado? Continue lendo a matéria para saber mais detalhes.

programa-nacional-habitacao-rural Programa Nacional de Habitação Rural 2022: Cadastro

Etapas Programa Nacional de Habitação Rural 2022

A primeira etapa do programa se dá por meio de uma carta. Após a aprovação dessa carta, o indivíduo precisará apresentar alguns documentos. Os interessados em participar do PNHR também deve produzir projetos-modelos de habitações. Esses projetos serão devidamente analisados por uma entidade, que realizará a análise jurídica e também documental.

O processo pode parecer um pouco complicado, mas é mais simples do que parece. Se tudo estiver dentro dos conformes, será emitida a autorização para contratar. Depois que tudo estiver dentro da normalidade, a primeira parcela do recurso já será paga pelo banco escolhido. Além disso, é o próprio banco quem determina quando terá início às construções ou reformas.

Também é importante ressaltar que o governo federal possui uma tabela com os valores máximos que podem ser investidos na reforma ou construção para cada um dos grupos de pessoas contemplados no Programa Nacional de Habitação Rural. Por meio do site do Banco do Brasil, você também pode ter acesso a informações importantes sobre o programa.

Os valores, condições e prazos do PNHR 2022 estarão lá. Não deixe de participar do programa. Essa é uma maneira de conseguir uma vida melhor, assim como ajudar a sua comunidade rural. Leia a matéria até o final e não perca essa oportunidade.

cadastro-programa-habitacao-rural Programa Nacional de Habitação Rural 2022: Cadastro

Programa Nacional de Habitação Rural 2022

No ano de 2003, o Governo Federal deu início ao PNHR, com a finalidade de fazer com que o déficit habitacional em zonas rurais diminuísse, fazendo com que o acesso a política de habitação rural fosse mais fácil para os agricultores familiares em condições socioeconômicas mais delicadas. Esse é um programa que desde sua criação tem produzido resultados bem relevantes, principalmente na região Sul do Brasil.

Apesar dessa região ter avançado bastante em termos de habitações na zona rural, alguns fatores importantes acabam limitando um maior progresso. A região Sul é onde vivem os agricultores familiares mais bem estruturados e organizados do Brasil, de acordo com pesquisas feitas pelo IBGE. O acesso à moradia digna é um fator que melhora significativamente a vida das famílias que vivem na zona rural, causando um impacto positivo sobre a dinâmica rural.

A agricultura familiar vem sofrendo uma grande perda de renda, principalmente nas décadas mais recentes, e isso faz com que muitas famílias acabem vivendo com recursos restritos, e com uma renda que não satisfaz plenamente suas necessidades. Com isso, o PNHR é visto pelos agricultores como uma política social de suma importância, que ajuda a promover o desenvolvimento integrado e sustentável.

Muitas famílias que são beneficiárias desse programa expressam uma grande satisfação ao realizar o sonho de ter a casa própria, ou de reformá-la. Isso faz com que a autoestima das famílias melhore, fortalecendo o desejo de permanecer no ambiente rural, bem como aumenta a expectativa dos jovens com relação a permanência nessas atividades.

Apesar dos avanços propiciados pelo PNHR, ainda existem alguns limites que impedem que o programa exerça tudo aquilo a qual ele se propõe. Por exemplo, em uma parte de determinadas regiões onde o programa funciona, algumas famílias que se inscreveram não foram contempladas. Isso ocorreu devido a falta de recursos do Governo Federal e o não enquadramento em algumas regras.

Gostou das dicas apresentadas até aqui? Então não deixe de acompanhar nosso site oficial, atualizado diariamente, para ficar por dentro de dicas sobre inscrição para vestibular, vagas de jovem aprendiz, vagas de emprego, concursos públicos, oportunidades de trabalho, dicas de estudos, dentre outras informações importantes para o seu dia a dia e o de sua família.

  

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Programa Nacional de Habitação Rural 2022: Cadastro em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência em treinamentos online e elaboração de artigos dos mais diversos temas para portais de notícias online.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.