17 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes
Fala querido leitor! O dia 17 de janeiro é um dia historicamente muito badalado. Você lembra exatamente ou ao menos imagina o que teve de marcante nesse dia? Venha com a gente que vamos te mostrar! Confira os 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes do dia 17 de janeiro!
Séculos I a XVI
Iniciando, como de costume, pelo Império Romano, um importante acontecimento que mudou para sempre a história e as características do império ocorreu no dia 17 de janeiro de 395. Nesse dia, o Imperador Tedósio I, um importante líder político de Roma morria, colocando em xeque a união de todo o mundo romano em um só Império para causar a divisão definitiva entre dois outros impérios que ficaram sob o governo de seus filhos. Teodósio I, além de ter sido o último Imperador do Império Romano em sua totalidade, foi importante, entre outras coisas, pelo estabelecimento da religião cristã ortodoxa como sendo a religião oficial do Império e proibindo adorações a deuses pagãos da tradicional religião romana após um período de intensa perseguição aos cristãos. Quando morreu, tamanha era a sua influência e o seu poder, que basicamente o Império Romano morria junto com o seu último verdadeiro grande Imperador. Após sua morte o Império se dividiu entre o Império Romano do Ocidente, sob o governo de Honório, e Império Romano do Oriente, governado por Arcádio.
Continuando ainda em Roma, quando qualquer vestígio do Império Romano já era inexistente, o dia 17 de janeiro de 1377 também foi marcado por um momento histórico para a Igreja Católica Romana. Hoje em dia, quando pensamos na sede da Igreja Católica, é intuito pensar em Roma, afinal é lá onde ficam os papas. Mas você sabia que em certo momento da história as coisas não foram assim? Por um breve período de tempo, a casa dos papas foi Avinhão, uma cidade que hoje está dentro do território francês. No ano de 1309, Avinhão era governada pelos reis da Sicília e foi para lá que o Papa Clemente mudou a sede da Santa Sé, devido a conflitos que ocorriam na Itália. O território permaneceu como casa dos papas por 68 anos, até 1377, quando Gregório XI decidiu acabar com o Papado de Avinhão e restituir a Sede da Santa Sé em Roma.
Século XVII a XIX
O dia 17 de janeiro do ano de 1786 pode ser considerado um ano importante e legal para a astronomia. Nesse ano, o segundo cometa periódico e de período curto era descoberto por Pierre Méchain, na França. O cometa Encke, assim nomeado em honra ao astrônomo que conseguiu predizer o retorno do cometa com grande precisão, já foi observado mais de 54 vezes e tem um período orbital de 3,3 anos, podendo ser visto da Terra nesses intervalos de tempo.
Em solos mexicanos, ocorria entre 1810 e 1821 a Guerra da Independência do México, um conflito entre os mexicanos e os espanhóis para tornar o então Vice-Reino da Nova Espanha em um território independente. Especificamente no dia 17 de janeiro de 1811, o lado colonial enfrentava uma dura derrota, quando um grupo de 6000 espanhóis conseguiram derrotar um exercito de aproximadamente 100 mil mexicanos, resultando na morte de mais de 13 mil revolucionários.
No Brasil, em 17 de janeiro de 1890, Ruy Barbosa, Ministro da Fazenda do governo de Deodoro da Fonseca no período da Primeira República, lançava um novo plano econômico com a premissa de estimular o movimento de industrialização brasileiro se baseado em uma política de crédito livre para investimento industrial ao mesmo passo que aumentava a emissão de moeda. O plano de Ruy Barbosa acabou em uma crise econômica no Brasil potencializada por uma forte inflação e uma bolha econômica.
Século XX
O Século XX se iniciou com um importante investimento no sistema educacional do Brasil, com a instituição da Escola Universitária Livre de Manaós no dia 17 de janeiro de 1909, uma das primeiras instituições de Ensino Superior do Brasil e que mais tarde viria a se tornar na Universidade Federal de Manaus.
Já no dia 17 de janeiro de 1946, era fundado o Conselho de Segurança das Nações Unidas em meio aos desdobramentos do fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje o órgão é um dos principais para o estabelecimento de planos de paz em meio a conflitos armados e calamidade ao redor do mundo todo.
Século XXI
Chegando ao século presente, um dos momentos mais tensos dos últimos anos ocorreu em 2007, quando o Relógio do Juízo Final foi ajustado para 5 minutos antes da meia noite por conta de teste nucleares por parte da Coreia do Norte. O Relógio do Juízo Final é um símbolo criado para atentar a humanidade sobre a proximidade da raça humana acabar por conta, especialmente, de ameaças nucleares, de modo que, quanto mais próximo de meia noite, maior o risco do fim da humanidade.
Por fim, em 2023, o dia 17 de janeiro foi um dia histórico no Brasil e que marcava o início da luta efetiva contra a pandemia de COVID-19. Nesse dia a Anvisa aprovava o uso de forma emergencial das vacinas contra o coronavírus e a primeira pessoa era oficialmente vacinada, em transmissão ao vivo em canal aberto para todo o país.
O site mais atualizado de 2024!