Programa ProBem 2024 Inscrições: Edital e Bolsas De Estudo
Nos últimos anos, aumentou muito a quantidade de pessoas interessadas em ingressar uma universidade ou curso de graduação, quer seja público ou privado.
Dessa forma, visando atender a essa população, o governo federal, ao longo dos anos, tem criado diversos programas de ajuda para inserir estes jovens nas instituições de ensino superior.
No entanto, apesar da criação de diversos programas sociais voltados a educação, outras inúmeras organizações sem fins lucrativos também desenvolvem programas sociais.
Um dos programas criados pela Organização das Voluntárias de Goiás – uma ong – é o Programa universitário do Bem, conhecido como o ProBem.
Este programa oferece bolsas de estudos de acordo com o valor da mensalidade em universidades privadas para estudantes de baixa renda ou que não podem realizar o pagamento da mensalidade.
A ong organiza entrega de bolsas de forma anual, abrindo inscrições, um edital para acompanhamento dos requisitos, dentre outras informações, as quais abordaremos ao longo deste texto.
Caso você tenha o interesse ou desejo de receber uma bolsa de estudos através do programa ProBem, fique ligado.
Como funciona a ProBem?
O Trabalho da ong Organização das voluntárias de Goiás, é destinado à população jovem que tem o desejo e intuito de ingressar em uma universidade.
Após conseguir estabelecer uma parceria com o governo estadual de Goiás na ministração de recursos para ajuda de custo de mensalidade de universidades privadas, a ong acabou conseguindo, também, parcerias com diversas empresas compromissadas e com extrema responsabilidade social.
Dentre as empresas, estão: Italac, Uniovo, Ontext, Marajoara, Cargil, Supra, Conprem, Aquaete, Banco do Brasil, Itaú Social Unicef, dentre outras.
A Ong também recebe e incentiva a doação de pessoas físicas ou, doação de empreendedores diretamente.
Atualmente, com o grande crescimento deste programa da Ong, é possível realizar um edital anual do ProBem a fim de cooperar com cada vez mais estudantes.
E como funciona o edital da ProBem?
Bom, normalmente, o edital, quando aberto, disponibiliza mais de 4 mil bolsas para estudantes universitários em situação de vulnerabilidade.
As datas para o edital ProBem de 2024 ainda não foram divulgadas, no entanto, de acordo com os anos anteriores, o período de inscrições deve iniciar por volta do mês de junho.
Portanto, é de extrema importância que você se mantenha sempre atento ao site e as informações oficiais do programa. Após a inscrição, os candidatos passarão por um processo de classificação no ProBem.
Este processo é realizado da seguinte forma: no momento da inscrição, o candidato irá responder questionários. É a partir deste questionário que a seleção será feita.
Os organizadores analisarão informações contidas no cadastro Único, o CadÚnico, para poder direcionar o recurso às famílias mais vulneráveis.
O órgão, inclusive, realiza uma avaliação completa, desde quantidade de familiares que residem em uma casa, emprego de cada familiar, pais ou responsáveis.
Ainda, a qualidade de vida de cada candidato, analisando a existência de possíveis deficiências etc.
Dentre os requisitos para participar do edital do ProBem, estão:
O candidato precisa residir no estado de Goiás. Estar inscrito, juntamente com sua família, no Cadastro Único, estar na condição de vulnerabilidade de acordo com os órgãos públicos, recebendo até 3 salários-mínimos e estar cursando a primeira graduação.
Além disso, é importante ressaltar que, a ProBem realiza a entrega da bolsa de estudos apenas para instituições que são cadastradas no programa, tendo vínculo com a organização.
A inscrição no ProBem é realizada direto no site da organização, portanto, é importante seguir todas as instruções e enviar documentos comprovatórios para cada situação.
Dessa forma, serão desclassificados os candidatos que não apresentar nenhuma questão de vulnerabilidade e não preencher nenhum requisito citado acima.
E como funciona as bolsas de estudo?
A cada ano, a quantidade de bolsas e o valor delas, são alterados, de acordo com as arrecadações e predefinições da própria organização. Sendo assim, é possível apenas obter um valor estimado as bolsas que serão ofertadas.
Geralmente, o ProBem disponibiliza entre 3 e 4 mil bolsas, direcionadas para cada curso de cada área de atuação. Os cursos de medicina e odontologia possuem vagas limitadas devido ao custo maior da mensalidade.
Além disso, as bolsas são divididas entre Bolsa Integral e Bolsa Parcial do ProBem. Dessa forma, será avaliada a necessidade de cada aluno e classificado os beneficiários de cada uma.
Os valores são calculados de acordo com aquele estipulado pela instituição de ensino superior.
Portanto, caso você seja agraciado com uma bolsa, é possível que o programa ProBem e seus organizadores entrem em contato diretamente com a universidade.
Bom, agora que você já sabe como funciona o programa de bolsa de estudos ProBem, mantenha-se atento para receber todas as informações do edital do programa para o ano de 2024.
É importante, também, manter-se atento a datas de inscrição, prazos para envio de documentos, prazos para comprovação de documentos, dentre outros.
Portanto, mantenha-se atento ao lançamento do edital ProBem, para enviar todas as documentações necessárias. O site oficial da organização que promove o programa é localizado no link a seguir: www.ovg,com. Não perca a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos.
O site mais atualizado de 2024!