Programa Wi-Fi Brasil Grátis 2024: Como se Cadastrar

O projeto foi batizado de “Wi-Fi Brasil” pelo governo federal. O órgão responsável por desenvolvê-lo é o Ministério dos Transportes em parceria com a empresa Telecomunicações Brasileiras, mais conhecida pela sigla Telebras.

De acordo com o Governo Federal, a criação do programa Wi-Fi Brasil será grátis em 2024, tendo como objetivo levar uma conexão de internet a locais conhecidos por não terem uma conexão boa ou sequer tenha uma.

Quer saber mais sobre isso e ver como se cadastrar? Então continue lendo o artigo abaixo e veja todas as informações que separamos.

programa-wi-fi-brasil.jpg-300x200 Programa Wi-Fi Brasil Grátis 2024: Como se Cadastrar
Programa Wi-Fi Brasil 2024

Como dissemos, esse projeto recebeu o nome de “Wi-Fi Brasil“. O órgão responsável por desenvolvê-lo é o Ministério dos Transportes em parceria com a empresa Telecomunicações Brasileiras, mais conhecida pela sigla Telebras.

De acordo com as informações disponíveis no site oficial do governo federal, o objetivo principal da criação desse programa é levar a conexão à internet para locais onde a conexão é sabidamente insatisfatória ou até mesmo inexistente.

Desta forma, é possível cumprir uma das políticas públicas nacionais relativas à acessibilidade das telecomunicações, levando esta ligação a locais onde não é fácil encontrá-la.

Por isso, o programa Wi-Fi Brasil é voltado para comunidades desfavorecidas em tecnologia da informação e comunicação, ou TIC, como é conhecida.

O órgão responsável por desenvolvê-lo é o Ministério dos Transportes em parceria com a empresa Telecomunicações Brasileiras, mais conhecida pela sigla Telebras.

De acordo com as informações disponíveis no site oficial do governo federal, o objetivo principal da criação desse programa é levar a conexão à internet para locais onde a conexão é sabidamente insatisfatória ou até mesmo inexistente.

Desta forma, é possível cumprir uma das políticas públicas nacionais relativas à acessibilidade das telecomunicações, levando esta ligação a locais onde não é fácil encontrá-la. Por isso, o programa Wi-Fi Brasil é voltado para comunidades desfavorecidas em tecnologia da informação e comunicação, ou TIC, como é conhecida.

Em outras palavras, atende a uma comunidade que não tem acesso a uma conexão com a internet devido à falta de produtos de internet de qualidade.

Principal objetivo do Wi-Fi Brasil grátis em 2024

Os planos do Wi-fi Brasil são divididos em duas modalidades. Pioneira na instalação de antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, unidades básicas de saúde (UBS), comunidades indígenas ou quilombolas e telecentros comunitários.

A iniciativa Wi-Fi Brasil do governo federal foi desenvolvida pelo Ministério dos Transportes em parceria com a Telebras. O objetivo do programa é fornecer internet gratuita de alta velocidade para diferentes localidades do Brasil.

O objetivo principal é chegar ao ponto em que não há ou há muito poucas conexões.

Coordenado pela Secretaria de Transportes, o Wi-Fi Brasil tem como objetivo oferecer conectividade à internet banda larga gratuita, ilimitada e de alta velocidade via satélite para ampliar a inclusão digital e a conectividade em todo o país.

Este trabalho foi realizado em cooperação com o Ministério da Educação, a Telebrás e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Programa Wi-Fi Brasil vai colocar Internet gratuita em 14.000 pontos de Internet em diversas cidades brasileiras. Dessa forma, o programa pode beneficiar cerca de 9 milhões de pessoas em 3.000 cidades. Cerca de 79% dessas cidades estão nos estados do Norte e Nordeste.

Clientes das operadoras TIM, Vivo, Oi e Claro podem utilizar gratuitamente as redes de internet oferecidas em locais públicos como parques, aeroportos e restaurantes. Para fazer isso, você deve selecionar uma rede de operadora disponível e fazer login com seus dados cadastrais.

modalidades-do-programa.jpg-300x169 Programa Wi-Fi Brasil Grátis 2024: Como se Cadastrar
Modalidades do Programa

O programa Wi-Fi Brasil possui duas modalidades, onde a primeira delas se chama Wi-Fi Brasil Livre, que contém um roteador Wi-Fi.

Nesse modelo, a finalidade da instalação do Wi-Fi é fornecer acesso gratuito e aberto ao público em geral, como normalmente é instalado em praças públicas.

O segundo modelo, denominado Wi-Fi Brasil GESAC, é mais voltado para a criação de pontos de internet em instituições de atendimento ao público, como centros médicos, bibliotecas e escolas. Além disso, esse modelo também conecta a Internet a assentamentos rurais e aldeias indígenas.

Em quais locais o programa Wi-Fi Brasil está?

Segundo informações oficiais divulgadas pelo governo, o programa Wi-Fi Brasil conta com mais de 15 mil pontos, somando duas modalidades. O programa abrange mais de 3.000 cidades, a maioria delas em áreas rurais.

Os estados federados com mais pontos de conexão instalados são Bahia, Maranhão e Pará, seguidos por Minas Gerais, Ceará e Amazonas. Os estados com as pontuações mais baixas foram Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal.

As principais localidades atendidas pelo programa são as unidades escolares, embora a tabela também apresenta expressivos atendimentos para unidades de saúde e telecentros.

como-se-cadastrar-no-wi-fi-brasil.jpg-300x154 Programa Wi-Fi Brasil Grátis 2024: Como se Cadastrar
Como se cadastrar no Wi-Fi Brasil?

Muitas pessoas estão procurando uma forma de se inscrever no programa WIFI Brasil. O problema é que este não é um ato pessoal do beneficiário.

Mas então como encomendar o Wi-Fi Brasil grátis em 2024? Os responsáveis ​​por essas solicitações são os poderes públicos locais – municípios, governos estaduais, etc.

Resumindo, é impossível se cadastrar gratuitamente no WiFi Brasil e ganhar esses pontos. O programa faz pontos aplicáveis ​​apenas a locais específicos ou praças e ambientes públicos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Programa Wi-Fi Brasil Grátis 2024: Como se Cadastrar O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário