Quais as diferenças entre Refugiado, Asilado e imigrante

Muitas pessoas confundem a diferença entre refugiado, asilado e imigrante. Inclusive, muitos até pensam que se trata da mesma coisa. No entanto, não é bem assim. Aliás, é muito diferente uma coisa da outra.

quais-as-diferencas-entre-refugiado Quais as diferenças entre Refugiado, Asilado e imigrante

Neste caso, a única semelhança é que se tratam de seres humanos, que merecem ser bem tratados em qualquer circunstância, afinal de contas, estão sempre em busca de uma melhor condição de vida para eles e para as famílias deles.

Então, tanto o refugiado, quanto o imigrante ou o asilado merecem o mesmo respeito de toda a sociedade, embora nem sempre seja isso o que aconteça.

O que são os refugiados

Primeiramente, vamos falar sobre os refugiados. Um caso que vem acontecendo agora e assombrando o mundo, servindo de exemplo, é a guerra da Ucrânia. Com o país sob intenso bombardeio da Rússia desde o dia 24 de fevereiro, mais de 3 milhões de moradores deixaram o país às pressas.

Desta maneira, eles são refugiados, pois, deixaram o país de origem, por conta de um evento como uma guerra ou até mesmo eventos climáticos, como fome, seca ou enchentes por exemplo. Então, essas pessoas, em grande número, vão para outros países em busca de refúgio.

Outro exemplo muito comum de refugiados é na Síria, onde as pessoas também fogem da guerra. Inclusive, milhares de moradores deixam o país a pé ou em barcos improvisados, arriscando suas vidas para tentar sair de um momento de perigo.

Então, a própria ONU (Organização das Nações Unidas), possui órgãos específicos para ajudar os refugiados de guerra e tentar amparar essas pessoas.

Então, sempre em situações de conflitos e adversidades climáticas, acontecem de surgirem refugiados pelo mundo inteiro.

quais-as-diferencas-entre-refugiado-asilado Quais as diferenças entre Refugiado, Asilado e imigrante

Asilados

Agora, no caso dos asilados, a situação é um pouco diferente. Embora também sejam pessoas que estão momentaneamente em perigo, elas não são consideradas refugiadas. No caso do asilado, ele muitas vezes pede para entrar em outro país e pedir proteção política.

Isso muitas vezes acontece com líderes políticos de outros países em guerra e que estão em perigo, assim como suas famílias.

Neste caso, formalmente pedem asilo político a um país vizinho ou até mesmo a um país mais distante. Por exemplo, no começo da guerra da Ucrânia, muitos chegaram a pensar que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fosse pedir asilo político ou até mesmo governar o país de outro local. No entanto, ele preferiu ficar em Kiev, mesmo sob intenso bombardeio.

Então, basicamente, que sofre algum risco de vida ou uma perseguição política, o que vale até mesmo para artistas, intelectuais e empresários mais influentes, eles buscam o chamado asilo político, algo que é inclusive previsto nas principais convenções internacionais.

No mundo e ao longo da história, é muito comum ouvir pessoas que estão pedindo asilo político quando se sentem em perigo.

quais-as-diferencas-entre-refugiado Quais as diferenças entre Refugiado, Asilado e imigrante

Imigrantes

Neste último caso, a situação é totalmente diferente. No caso da imigração, se trata de algo mais bem planejado, onde uma pessoa já sonha em ir para outro lugar em busca de qualidade de vida. Neste caso, são os imigrantes, que podem ser tanto os legalizados quanto os ilegais, o que é diferente o refugiado.

Então, qualquer imigrante estrangeiro que viva em outro país sem visto de permanência, é um imigrante ilegal. No entanto, existem muitos imigrantes que vivem de forma legalizada e transformaram sociedades.

Por exemplo, a região sul do Brasil é conhecida por ter sido formada basicamente por imigrantes alemães e italianos, que deram até uma ‘cara’ diferente a esses estados. Tanto é que a maior Oktoberfest fora da Alemanha fica em território brasileiro, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

Em São Paulo, há uma forte colonização japonesa e outra forte colônia italiana e até mesmo espanhola. Aliás, a imigração fez parte da construção do Brasil.

Na Europa, existem milhões de imigrantes de todas as partes do mundo, onde podem conseguir empregos e, muitas vezes, até mesmo conseguem a naturalização. Assim, passam a ter filhos e famílias nesses lugares, criando vínculos e mudando o cenário.

Além disso, muitos países, especialmente os mais desenvolvidos, não só recebem como precisam de imigrantes para trabalhar em diversos serviços que, normalmente, os nativos não fazem ou não gostariam de fazer.

Portanto, o imigrante, mesmo quando é legalizado e faz um planejamento para ir a um tal lugar, nem sempre ele vai ter uma real qualidade de vida. E muitos até buscam voltar para o seu país de origem.

No entanto, com a globalização, a imigração é um efeito irreversível, assim como a própria globalização, onde cada vez mais pessoas buscam meios de vida em outros países e outras regiões do mundo.

Mas, cada lugar tem uma maneira diferente de tratar os imigrantes e as pessoas de outras países. E muitos países e regiões até moldam suas culturas com a presença dos imigrantes.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Quais as diferenças entre Refugiado, Asilado e imigrante O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário