Quais as Formas de Contribuição do INSS 2024

Para quem deseja de aposentar e contribui com o INSS, é preciso ter em mente que não existe apenas um tipo de contribuição. Dependendo da forma de trabalho do contribuinte, se ele é um trabalhador autônomo, se trabalha em uma empresa em período integral ou se trabalha apenas alguns dias da semana, a forma de contribuição no INSS 2024 também muda. Então, é preciso ficar de olho nessas questões para poder ter certeza de qual será o real valor do seu benefício, uma vez que chegue o tempo de você se aposentar.

Por isso, se você quer entender um pouco melhor quais são as formas de contribuição do INSS 2024, é só continuar a leitura que nós te contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso!

contribuicao-inss-1 Quais as Formas de Contribuição do INSS 2024

Contribuição obrigatória e facultativa INSS 2024

A primeira coisa que é preciso ter em mente é em relação ao que é contribuição facultativa e contribuição obrigatória, visto que são os dois principais ramos de contribuição do INSS.

Basicamente, como é possível perceber pela designação, um possui a obrigação de contribuir para o INSS, e outro contribui se quiser. Mas quando que essas condições se aplicam? De forma geral, o contribuinte facultativo é que ele que por lei não precisa contribuir com o INSS, mas por sua própria segurança no futuro, por exemplo, ele prefere contribuir, como é o caso de pessoas autônomas.

Já os contribuintes obrigatórios são aqueles que independente de sua vontade devem contribuir com o INSS. Esse é o caso de funcionários por exemplo. Mesmo que eles não queiram contribuir, todo o mês vem descontado em seu salário o valor referente às contribuições do INSS. Visto isso, agora podemos entender melhor qual tipo de contribuinte você é, especificamente.

inss-contribuicao Quais as Formas de Contribuição do INSS 2024

Formas de contribuição INSS 2024

Basicamente você pode ser um contribuinte empregado, empregado doméstico, individual, trabalhador avulso, segurado especial, facultativo e aposentado que continue a trabalhar. Cada um deles possui suas peculiaridades e sua forma de contribuir com o INSS.

Contribuinte Empregado do INSS 2024

Nesse grupo se enquadram as pessoas que trabalham com carteira assinada. Dessa forma, a forma de contribuir com o INSS 2024 desse grupo é a partir do desconto mensal que é repassado ao INSS.

Se enquadram nesse tipo de contribuinte os funcionários que possuam contrato temporário, pessoas empregadas com mandato, prestadores de serviço e empregados públicos que forem contratados, além de alguns outros.

Contribuinte Empregado doméstico do INSS 2024

No grupo dos empregados domésticos ou pessoas que prestam serviços desse caráter para outras, a contribuição é obrigatória e a forma de contribuir com o INSS é a mesma do empregado. Deve-se fazer o desconto do valor da contribuição do salário, que é repassado ao INSS.

Se enquadram nessa posição pessoas que atuem como empregadas domésticas, governantas, jardineiros, caseiros, piscineiros e motoristas.

Contribuinte individual INSS 2024

Nesse caso, o contribuinte é aquele que presta serviço para outro, por exemplo, mas eventualmente. E dessa forma, o contrato de trabalho não é obrigatório. Dessa forma, a forma de contribuir com o INSS 2024 é através do carnê do INSS, que é uma contribuição facultativa.

Contribuinte trabalhador avulso INSS 2024

Nesse caso, estão os trabalhadores que podem prestar serviço para várias empresas, sendo este serviço de qualquer natureza. Dessa forma, eles podem atender a um sindicado ou não, isso pode variar.

Nesse caso, a contribuição desse profissional é obrigatória e sua forma de contribuição do INSS 2024 é através do desconto em salário que o próprio empregador faz, e então, repassa o valor ao INSS. Isso porque, essas pessoas são trabalhadoras, porém sem vínculo efetivo.

Contribuinte segurado especial INSS 2024

Nesse caso, se enquadram aquelas pessoas que vivem em propriedade rural e tiram seu sustento de atividades vinculadas a agricultura ou semelhante. Essas pessoas não são obrigadas a contribuir, e caso quiserem, a forma de contribuir é através do carnê do INSS.

Este tipo de contribuinte engloba trabalhadores rurais, pescadores, seringueiros e extrativistas, ou seja, pessoas que tiram sua renda de fontes naturais.

contribuicao-a-Previdencia-Social Quais as Formas de Contribuição do INSS 2024

Contribuinte segurado facultativo INSS 2024

Pessoas que são consideras contribuintes facultativos são aquelas que não exercem atividade profissional efetiva mas que desejam se aposentar ou contar esse período de sua vida na aposentadoria. É o caso de estudantes, donas de casa e estagiários, por exemplo. Para contribuir eles devem utilizar o carnê do INSS.

Contribuinte aposentado que trabalha INSS 2024

Com a aposentadoria, a pessoa não precisa necessariamente parar de trabalhar. Ela pode, por exemplo, apenas pedir sua aposentadoria e recebê-la ao mesmo tempo que exerce outras atividades profissionais que desejar. Nesse caso ele precisa contribuir com o INSS também, obrigatoriamente, tendo vista que no futuro o valor da sua aposentadoria poderá ser ajustado de acordo com essa nova experiência profissional.

Com isso, a forma de contribuir com o INSS 2024 também é através do desconto no seu salário mensal por parte do empregador referente à contribuição com o INSS. Contribuição esta, que deverá ter o seu valor repassado ao INSS posteriormente, pelo próprio empregador.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Quais as Formas de Contribuição do INSS 2024 O site mais atualizado de 2024!

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário