Quais produtos da Fugini foram suspenso pela Anvisa? É seguro consumir?

Primeiro, na semana passada, todas as mídias foram tomadas pela notícia de que alimentos da marca Fugini não poderiam mais ser comercializados. Isso, pelo fato de ter sido constatado pela Anvisa, que produtos da marca estariam contaminados. Por esse motivo, a agência proibiu a fabricação, distribuição, comercialização e consumo do produto em todo Brasil. A seguir, saiba quais produtos da Fugini foram suspenso pela Anvisa? É seguro consumir? Confira.

produtos-fugini-suspensos Quais produtos da Fugini foram suspenso pela Anvisa? É seguro consumir?

Quais produtos da Fugini foram suspenso pela Anvisa? É seguro consumir?

Primeiramente, foi tomada a medida de prevenção após ter sido feita uma inspeção que constatou falhas em uma fábrica da empresa localizada em Monte Alto, São Paulo. Então, de acordo com a agência, “essas falhas podem impactar a qualidade e a segurança do produto final”, por isso, a suspensão “ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas”.

Portanto, é importante estar atento sobre quais os motivos das suspensões desses produtos e o que fazer em caso de ter consumido o produto. Além do mais, fique por dentro também a seguir de quais são esses produtos e quais erros foram encontrados na fábrica. Primeiro, é preciso deixar claro que a Anvisa suspendeu todos os produtos vendidos pela Fugini.

Além disso, até mesmo os produtos mais populares não podem mais ser comercializados no Brasil, como por exemplo, os molhos de tomate, conservas vegetais ou molhos como mostardas e maionese. Sendo assim, a Anvisa publicou a resolução 1028/2024, suspendendo a comercialização e uso dos produtos da Fugini, desde a última segunda-feira.

Pois, de acordo com a agência, foi tomada a decisão após ser realizada uma inspeção sanitária conjunta feita pela Anvisa. Participaram da ação o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e também a Vigilância Sanitária municipal de Monte Alto. A decisão de suspender os produtos foi pelo fato de ter sido encontrada “falhas graves de Boas Práticas de Fabricação verificadas durante inspeção”.

De acordo com o texto publicado, os erros são por conta de “à higiene, controle de qualidade e segurança de matérias-primas e produto final, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros”. No entanto, a proibição só é válida para vender, fabricar ou distribuir os produtos. Então, se você possui produtos em casa, deverá apenas descartá-los e não consumir mais. Exceto no caso das maioneses que possuíam ingredientes vencidos, dos quais estão sendo recolhidos. De acordo com a Anvisa, “A medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese” dessas unidades.

O que fazer se você já consumiu esses produtos da Fugini?

Desse modo, esses produtos precisaram ser recolhidos por conta dos erros encontrados dentro da fábrica, dos quais poderiam acabar comprometendo a integridade dos alimentos. No entanto, não foi informado pela Anvisa se houve a identificação de substâncias capazes de causar danos para as pessoas nos alimentos em si. No entanto, houve apenas exceção no caso das maioneses produzidas no período entre 20/12/2023 a 21/3/2024.

Pois, nesse caso só foram identificados o uso de ingredientes vencidos na fabricação, tornando consumo desses alimentos inapropriados. Sendo assim, atualmente a orientação da Anvisa é que pessoas que tenham consumido esses alimentos, observem caso tenham algum tipo de reação incomum. Por isso, é importante ficar atento, caso já tenha consumido algum produto da marca. Caso surjam algumas reações graves, o ideal é buscar um médico imediatamente.

Por fim, de acordo com a Anvisa, essa suspensão continuará sendo válida até que a empresa consiga adequar a produção da fábrica em Monte Alto. Para isso, é importante possuir boas práticas de fabricação e seguir normas sanitárias exigidas pela agência na produção adequada desses alimentos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Quais produtos da Fugini foram suspenso pela Anvisa? É seguro consumir? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário