Qual é a menor cidade do Brasil? Confira as 10 menores
Muito se fala sobre as maiores cidades do Brasil, as mais conhecidas são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaus, entre outras, porém, pouco se fala sobre as menores cidades do Brasil, já pensou uma cidade com 833 habitantes? Realmente é muito pouco, mas é esse número que a menor cidade do Brasil possui. Conhecido pela sua vastidão territorial, o Brasil é um dos países que mais possui território terrestre, nesse contexto, as cidades mais pequenas contrastam com as grandes metrópoles, lugares onde a tranquilidade é o maior atrativo. Como tudo tem os seus prós e contras, as cidades pequenas se destacam muitas vezes pela sua tranquilidade, paz, segurança, qualidade de vida, muitas vezes, pela cidade ser tão pequena e independente, possui muito mais a atenção da prefeitura. Por isso, nós vamos falar sobre as 10 menores cidades do Brasil, de acordo com dados recentes divulgados pelos censos.
Qual é a menor cidade do Brasil? Confira as 10 menores
Confira a seguir as menores cidades do Brasil, se você é morador de alguma dessas cidades, comente para que possamos saber e os nossos leitores também.
Serra da Saudade (MG)
Uma pequena cidade do interior de Minas, a Serra da saudade é a primeira menor cidade do brasil, que possui aproximadamente 833 habitantes desde o último censo, possuindo um clima super acolhedor, aquela vibe bem gostosa de uma cidade bem pequena, imagine uma cidade onde todo mundo se conhece e se cumprimentam na rua, o que acaba criando uma comunidade mais unida, mais comunitária, e de certa forma, deveria ser fácil de administrar.
Borá (SP)
Atualmente, Borá possui 907 habitantes, um pequeno município de São Paulo, foi fundada no ano de 1995, realmente muito recente a sua fundação, apesar disso, oferece uma ótima qualidade de vida aos seus moradores. A história de Borá está ligada a colonização da região, a qual era habitada por indígenas, a sua fundação oficial foi em 1959, mas só ganhou autonomia como município independente em 1995.
Anhanguera (GO)
Em terceiro lugar, temos Anhanguera, localizada em Goiás, com aproximadamente 924 habitantes, é um número bem próximo a Borá também, fundada em 1962, quando teve a sua emancipação municipal, e possui uma história que começa lá na época do Brasil colônia, e o nome da cidade é uma homenagem ao desbravador da região que buscava riquezas e acabou estabelecendo as primeiras vilas na região. É uma cidade com raízes na agropecuária e na agricultura, e até hoje possui sua economia local baseada nessa área.
Araguainha (MT)
É a menor cidade do estado do Mato Grosso, possuindo cerca de 1010 habitantes, famosa pela sua paisagem maravilhosa, o que mais deixa bonita a cidade são os morros verdes que tomam o lugar aos olhos, inserida na região do cerrado, região com rios e córregos, uma biodiversidade local, clima tropical, e seu nome vem do rio que banha a cidade, o Rio Araguainha.
Nova Castilho (SP)
Localizada em São Paulo, a cidade é bem conhecida na região por sua tranquilidade, possui cerca de 1062 habitantes, ambiente acolhedor, simplicidade, mas que possui uma história e características que a tornam única, com uma economia voltada para a agricultura e pecuária, rodeada por plantações de cana de açúcar, milho, soja e outras.
Cedro do Abaeté (MG)
Com uma população de 1081 habitantes, Cedro do Abaeté localizada em Minas Gerais, na zona do Alto do São Francisco, é uma cidade rodeada por verdes pastagens, um descanso para os olhos, às margens do Rio Indaiá, possui um relevo montanhoso, um clima aconchegante de cidade do interior de Minas.
André da Rocha (RS)
Localizada em Rio Grande do Sul, é a típica cidade do interior sulista, possui aproximadamente 1135 habitantes, está historicamente ligada à agricultura e pecuária, criação de gados, feijão, trigo, a cidade emana a tradição gaúcha de viver, culinária típica, festas tradicionais, entre outros elementos da cultura gaúcha.
Oliveira de Fátima (TO)
A cidade possui aproximadamente 1164 habitantes, nesta cidade a economia está principalmente ligada à pecuária, uma cidade de interior que mantém a cultura nortista em suas festas típicas, celebrações religiosas, eventos locais, e é uma cidade muito comunitária onde todo mundo se conhece.
União da Serra (RS)
Outra cidade gaúcha, com aproximadamente 1170 habitantes, assim como André da Rocha, sua economia também está ligada à pecuária e agricultura, produção de soja, trigo, feijão, criação de gado. Também mantém muitas tradições gaúchas, realizando suas festas tradicionais, a atividades que enriquecem e passam de gerações.
São Sebastião do Rio Preto (MG)
E por último, localizada em Minas Gerais, possui aproximadamente 1259 habitantes, uma cidade muito bonita, que manteve sua história através das lindas construções arquitetônicas, que são um colírio para os olhos, está na zona metalúrgica de Minas Gerais, reinando a tranquilidade de uma cidade interiorana de Minas.
Essas são as menores cidades do Brasil, esperamos que tenham gostado de nosso texto, deixe nos comentários o que você achou para sabermos o seu feedback.
O site mais atualizado de 2024!