Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Receita Federal Telefone: Tirar dúvidas sobre o IR

Publicado

em

O Imposto de Renda (IR) é uma obrigação anual que muitas pessoas têm com a Receita Federal. Todo ano, muitas dúvidas se apresentam com relação ao processo de declaração, o que é muito normal. Com isso, vamos disponibilizar as formas de contato com a Receita Federal, principalmente o telefone para tirar dúvidas sobre o IR.

receita-federal-telefone Receita Federal Telefone: Tirar dúvidas sobre o IR

Receita Federal Telefone para tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda

Caso você tenha alguma dúvida sobre o Imposto de Renda, você poderá ligar para a Receita Federal no número: 146.

O atendimento acontece de segunda à sexta, das 8h às 20h. Essa é a forma perfeita para sanar dúvidas referentes ao IR.

receita-federal-telefone_-tirar-duvidas-sobre-o-ir Receita Federal Telefone: Tirar dúvidas sobre o IR

Quais as outras formas de contato com a Receita Federal?

O telefone para tirar dúvidas sobre o IR não é a única forma de contato com o órgão. Com isso, algumas formas de contato são:

Tirar dúvidas por outros meios

Existem alguns meios de tirar dúvida sobre o IR além do telefone. Uma delas pelo atendimento do assistente virtual da Receita Federal, o Léo.

O assistente está disponível no próprio site da instituição. Basta clicar no ícone do lado inferior direito. Assim, uma caixa de diálogo aparecerá e então é só seguir os passos dados na tela.

O sistema é bem intuitivo e o texto é bem claro quanto aos serviços disponíveis.

Atendimento Presencial

Para alguns serviços, dispostos no site oficial da Receita Federal você poderá ir em uma das unidades de atendimento. Mas atenção, apenas alguns serviços estão disponíveis lá, bem como o agendamento é obrigatório.

Além disso, neste mesmo site você poderá pesquisar todas as unidades no Brasil, bem como no exterior.

Portal e-CAC

Grande parte do atendimento e de procedimentos na Receita Federal não precisa do telefone, podendo ser feito inteiramente online.

Para isso, acesse o Portal e-CAC. Lá, você deverá colocar suas informações de cadastro da sua conta gov.br. Assim, é só escolher o tipo de serviço que está procurando.

Atendimento por e-mail

Para alguns serviços, você pode resolver tudo por e-mail. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal e ver o endereço de e-mail da sua região.

Esse método de atendimento é para alguns serviços específicos, que não podem ser feitos pelo e-CAC.

Atendimento por conveniadas

Algumas instituições são conveniadas com a Receita Federal e podem oferecer alguns serviços de atendimento. Algumas dessas instituições são: Banco do Brasil, Agências dos Correios e também Cartórios de Registro Civil.

O atendimento se restringe a serviços relacionados ao CPF, bem como emissão de procuração online.

Saiba mais acessando a página específica do site oficial da Receita Federal.

Mas, antes de ligar ou ir diretamente à Receita Federal, vamos ver um pouco mais sobre a instituição, alguns dos serviços disponíveis e sobre o Imposto de Renda (IR). Pois assim, você poderá sanar alguma dúvida eventual que possua, antes mesmo de entrar em contato.

E então, vamos lá?

receita-federal Receita Federal Telefone: Tirar dúvidas sobre o IR

Receita Federal

A Receita Federal é o órgão do governo especializado na cobrança de impostos. Com isso, ela lida tanto com pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas. Por isso, é um órgão que fica subordinado ao Ministério da Economia.

Sendo assim, o órgão é responsável também por lidar com a cobrança de taxas e impostos sobre o Comércio Exterior. Com isso, regula as mercadorias que entram no Brasil, aplicando ou não taxas de recebimento.

Outra de suas atribuições, é fiscalizar o recebimento de impostos, combatendo então a sonegação, ocultação de bens e lavagem de dinheiro. Por isso, também está presente nas delegacias por todo o Brasil.

Entretanto, uma das obrigações que as pessoas têm com a Receita Federal mais famosas, é a Declaração do Imposto de Renda (IR).

Declaração do Imposto de Renda (IR)

Essa é uma das declarações mais famosas, pois é uma das principais fontes de recursos do governo. Assim, essa declaração tem como intuito, conseguir criar um melhor mecanismo de distribuição de renda no Brasil. Afinal, quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos.

Com isso, a declaração é feita anualmente e segue alguns critérios estipulados pela Receita Federal. Tudo para deixar o processo mais igual e agilizado.

Além disso, o cronograma de declaração é rígido e acontece em meses específicos do ano.

Com isso, existem alguns requisitos para quem deve ou não declarar o imposto de renda.

Quem deve fazer a Declaração de Imposto de Renda?

Quem deve fazer a declaração é quem recebeu rendimentos superiores a R$28.500 durante o último ano. Para saber isso, consulte todos os seus ganhos durante o último ano.

Além disso, quem adquiriu um bem ou posse acima dos R$300.000, também se encaixa no grupo que deve fazer a declaração.

Outra situação, é para quem realizou alguma operação na Bolsa de Valores.

Esses são algumas das situações para quem deve declarar o Imposto de Renda. Para saber mais sobre e conhecer outras situações, basta ir no site oficial da Receita Federal.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Receita Federal Telefone: Tirar dúvidas sobre o IR
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.