Acesse Nossas Redes Sociais

Veículos

Renajud Bloqueio: O que é, Motivos, Como Desbloquear

Publicado

em

São poucas as pessoas que sabem o que é Renajud até precisar realizar o licenciamento do veículo ou uma transferência enquanto possui um bloqueio.

Mas, de fato, não é muito comum ter conhecimento a respeito disso, já que não são todos os brasileiros que possuem acesso a um carro ou veículo qualquer.

O Bloqueio Renajud não é de acontecer com muita frequência, por isso são poucos os que se importam com ele e nem procuram a respeito ou têm conhecimento.

Mas agora, quando esse bloqueio Renajud, acontece, a pessoa deve estar ciente que isso se trata de um bloqueio de um processo judicial, o que não pode ser ignorado em hipótese alguma.

É importante aprender a estar preparado para esse tipo de situação, pois apesar de ser bem dificultoso de acontecer, para qualquer portador de veículos, em algum momento pode passar por essa situação.

Por isso se deve ter conhecimento a respeito do bloqueio Renajud e aprender como desbloquear sem muita dor de cabeça.

De qualquer forma, somente se compreender como funciona, de fato, esse bloqueio ajuda bastante. Não apenas mostraremos a respeito do Renajud como ensinaremos a desbloqueá-lo.

Apesar de parecer complicado, é bem simples e muito fácil de ser realizado.

renajud-bloqueio-o-que-e-motivos Renajud Bloqueio: O que é, Motivos, Como Desbloquear

Entenda um pouco mais sobre o bloqueio Renajud

O conhecido Renajud nada mais é do que um sistema do judiciário para encontrar veículos registrados no nome de determinada pessoa.

Além desse poder, ele também pode bloquear qualquer veículo para restringir a sua circulação, bloquear suas transferências e, até mesmo, para penhorar.

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça, o Renajud é um sistema online feito para a restrição de veículos. De certa forma, acaba por integrar o CNJ com o DETRAN.

Segundo a própria, essa ferramenta permite fazer consultas em tempo real dos veículos através do seu número, dado pelo Registro Nacional de Veículos Automotores, mais conhecido como RENAVAM.

Pode encontrar mais informações a respeito no site do próprio Renajud Clicando Aqui.

Ele pode ser até mesmo muito útil, pois dessa forma pode-se acessar os consultantes dos veículos e até mesmo a penhora deles.

O bloqueio Renajud é um pouco incoveniente, pois através dele pode ser limitar o veículo em qualquer caso.

Então, se houver algum tipo de ordem judicial por meio da pessoa portadora desse veículo, pode ser realizado a restrição do mesmo. Isso vale para qualquer um com uma condenação judicial.

No entanto, às vezes, esse tipo de bloqueio Renajud não é tão bom quanto parece e pode ser um grande problema na grande maioria das vezes.

A ordem de penhora acontece quase que instantaneamente e, dessa forma, acaba bloqueando a transferência de tal propriedade.

Como é uma situação muito chata e bem delicada, ela exige algumas medidas para ser tratada. No entanto, não é possível resolver normalmente com a cabeça quente.

renajud-bloqueio-o-que-e-motivos-2 Renajud Bloqueio: O que é, Motivos, Como Desbloquear

Porque o bloqueio Renajud acontece?

Uma das curiosidades mais populares das pessoas que sofrem com esse tipo de bloqueio é saber o porquê de acontecer.

De fato, quando ele acontece, não vem com nenhum manual explicando os motivos, e é a própria pessoa que deve correr atrás de informações para reverter a situação o mais rápido possível.

Então, para compreender isso de uma forma mais simples, o bloqueio Renajud pode acontecer quando uma pessoa está passando por um processo judicial em execução.

Geralmente, no caso de determinada pessoa que está sendo processada, esse bloqueio é quase imediato.

Enquanto estiver no meio da execução de determinado processo judicial contra a pessoa, o bloqueio Renajud aparece como mais um empecilho.

No geral, o processo judicial, o qual pode gerar o bloqueio Renajud, acontece derivado de um processo de dívida. São algumas delas por:

  • Processos e danos;
  • Ações trabalhistas;
  • Cobranças judiciais;
  • Ações de dívidas em atividade;
  • Ações de execução.

Muitas pessoas sequer fazem ideia do quanto isso é possível de acontecer.

É até mesmo compreensível que não consigam fazer a relação de determinados processos com o fato do bloqueio do veículo.

Geralmente descobrem a surpresa do bloqueio Renajud através de uma simples consulta de bloqueio ou quando param em uma blitz, onde são informados das restrições do veículo por causa do bloqueio.

renajud-bloqueio-o-que-e-motivos-como-desbloquear Renajud Bloqueio: O que é, Motivos, Como Desbloquear

Como desbloquear o Renajud

Absolutamente ninguém gostaria de passar pela dor de cabeça, que é ter o veículo bloqueado por completo no meio de sistema judicial.

Mas um dos maiores motivos pelos quais as pessoas estão querem ter o veículo bloqueado de forma alguma é o fato do desbloqueio Renajud ser muito trabalhoso.

Para desbloquear o Renajud, é necessário fazer uma manifestação no processo por meio de um advogado à justiça, visto que tal pedido só pode ser realizado em forma de processo.

Então, nesse caso, nenhum outro meio poderá ser utilizado para realizar desbloqueio, pois como foi gerado através de um processo, deve ser resolvido também da mesma forma.

Muitas pessoas recorrem ao Detran para resolver o problema, no entanto, o bloqueio Renajud só pode ser resolvido através de um processo. Ou seja, é necessário recorrer à justiça.

No entanto, se você é um terceiro de boa fé e comprou o veículo sem saber do bloqueio, pode recorrer ao procedimento de embargo e terceiros.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Renajud Bloqueio: O que é, Motivos, Como Desbloquear em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.