RG Data de expedição: Como saber a data de emissão

Os documentos de RG – Registro Geral – são documentos essenciais para que um cidadão possa realizar qualquer serviço ou receber qualquer benefício.

Isso porque, é através deste documento que são encontradas informações e dados pessoais importantes, tal como, seu nome completo, data de nascimento, número de Cadastro de Pessoa Física – CPF. Número do título de eleitor, dentre outros dados pessoais importantes.

Dessa forma, ter o documento em mãos é sempre recomendado, para que, caso seja necessário, o cidadão possa apresentar este documento, que é de obrigatoriedade de todo cidadão do território brasileiro.

Como outra opção e, com o avanço da tecnologia, é obter o documento de RG de forma online através da plataforma digital do governo federal onde são disponibilizadas informações sobre cada documento.

Por entender a grande quantidade de dúvidas que os cidadãos brasileiros têm em relação ao documento de RG, a data e órgão de expedição, data de emissão, validade do documento, dentre outros, organizamos aqui, em detalhes, todas as informações importantes referentes a documentações.

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Mas o que é a data de emissão?

A data de emissão do RG indica a data em que o documento foi expedido, ou seja, é contado, a partir deste dia, o valor legal de tal documentação.

Essa informação é importante, essencialmente, para calcular o período de validade de tal documento. Isso porque, o documento de RG é valido por até 10 anos após a data de emissão.

Já o órgão expedidor é a informação sobre a instituição responsável que emitiu o documento.

Esta informação é flexível, devido ao órgão expedidor, isso porque, cada estado do território brasileiro indica um órgão publico para ser responsável pela emissão de tal documento.

No Estado do Rio de Janeiro, o órgão expedidor do RG é o DETRAN, já no estado de São Paulo o órgão é a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Dessa forma, cada estado estabelece um órgão público.

Este tipo de informação é essencial para a regularização de documentos e a responsabilização e órgãos emissores. Outra informação importante, que vale destacar, é a possibilidade de retirar uma segunda via de tal documento.

A segunda via do documento é viável após tais ocorrências: vencimento da via anterior; roubo; perda ou danificação do documento. Sendo assim, basta entrar em contato com o órgão público responsável pela emissão de tal documento no seu estado e realizar uma solicitação de segunda via.

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Como funciona a plataforma digital para consulta de documentos?

Bom, primeiramente, é importante entender que, o governo federal já disponibilizou diversas plataformas digitais que cooperam com a otimização e acessibilidade de serviços e benefícios fornecidos pelo governo.

Dentre essas plataformas criadas pelo governo federal, está o site oficial do INSS. Para poder acessar dados pessoais, serviços e documentações através do site do INSS, basta clicar no link a seguir: https://meu.inss.gov.br

Por este link, você consegue acessar sua conta, através de um cadastro previamente realizado ou, você pode criar um cadastro no momento do seu primeiro acesso.

Caso já tenha um cadastro, basta acessar a plataforma com o número do seu CPF e senha cadastrada. Se ainda não realizou seu login, basta cadastrar seu CPF conforme as instruções do próprio site.

Após realizar seu login no portal do Meu INSS, seleciona a opção “meu cadastro” localizada na tela, para que a página possa redirecioná-lo a seu perfil. No seu perfil, estão detalhadas e alistadas, todas as suas informações e dados pessoais. Sendo assim, selecione a visualização de documentações.

O documento RG, na plataforma digital do Meu INSS, é constado como Identidade, ou, carteira de Identidade.

Ao clicar na opção de visualizar este documento, todos os detalhes estarão disponíveis para sua visualização, ou seja, data de expedição, órgão emissor do RG, número do documento, entre outras.

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Outra opção de acessar tais informações sobre seu documento de RG é acessar o aplicativo do Meu INSS, através de um smartphone ou tablet. Para tanto, o primeiro passo é baixar o aplicativo ‘Meu INSS’ no seu smartphone. O aplicativo é disponível tanto para sistemas Android ou IOS.

Após realizar o download do aplicativo, é necessário realizar seu login, já previamente cadastrado, através do seu CPF. Já, após o acesso ao seu perfil no aplicativo, basta clicar na opção “meu cadastro”.

Da mesma forma que no site, o aplicativo indicará suas documentações cadastradas na plataforma. Portanto, basta clicar na opção Identidade.

Sendo assim, na página do aplicativo, as informações do número de documentação, órgão emissor, UF, data de emissão estarão todas alistadas na tela do seu smartphone.

Lembre-se, também, de que todas as informações citadas acima são impressas no documento de RG original, portanto, basta ter em mãos tal documento, que todas as informações estarão contidas.

Bom, agora que você já sabe como é fácil acessar as informações de órgão expedidor e data de emissão de forma online, não perca mais nenhuma informação importante. Fique ligado.

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Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
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