Sônia Guajajara: Saiba quem é, o que defende, biografia e contato

Sônia Guajajara é uma líder indígena e ambientalista brasileira, ela é uma líder da etnia Guajajara e é conhecida por sua atuação na defesa dos direitos indígenas e dos povos tradicionais, bem como na luta contra a exploração de recursos naturais e a destruição de florestas. Ela é uma das lideranças do Movimento dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e é uma defensora ativa dos direitos indígenas no país.

Ela é originária do estado do Maranhão, região nordeste do Brasil, onde seu povo Guajajara habita. Ela é uma das representantes dos povos indígenas no país e tem se destacado pelo seu engajamento e luta em defesa dos direitos indígenas e pelos direitos da natureza.

Sônia Guajajara é também defensora ativa da justiça climática e tem participado de conferências internacionais sobre o tema. Saiba agora Saiba quem é, o que defende, biografia e contato de Sônia Guajajara.

sonia-guajajara-saiba-quem-e-o-que-defende-biografia-e-contato Sônia Guajajara: Saiba quem é, o que defende, biografia e contato

Quem é Sônia Guajajara

Sônia Guajajara nasceu em 6 de março de 1974 no estado do Maranhão, seu nome de registro é Sônia Bone de Sousa Silva Santos, sendo popularmente conhecida por Sônia Guajajara devido às causas que defende e por ser do povo guajajara/teneteara, os quais habitam nas terras indígenas Araribóia, no Maranhão.

Com 10 anos, Sônia saiu da sua terra, passando a morar em Imperatriz, onde morou em casas de família em troca de uma residência que lhe proporcionasse estudar. Aos 15 anos ela deixou Araribóia, mesmo contra a vontade dos pais, cursando o ensino médio em Minas Gerais, através do suporte da Funai.

Logo após concluir o ensino médio, Sônia Guajajara deu continuidade aos seus estudos, se formando posteriormente em Letras e Enfermagem, e se especializando em Educação Especial pela Universidade Estadual do Maranhão.

Com o tempo Sônia por sua militância ganhou espaço e por consequência conseguiu realizar projetos em órgãos internacionais, como no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

A líder indígena é filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e em 2015, Sônia Guajajara recebeu a premiação de Ordem do Mérito Cultural e em 2023, foi considerada uma das 100 pessoas com maior influência do mundo pela revista Time.

No momento atual, a líder indígena é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), sendo também integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Em 2023, Sônia Guajajara se aliou à equipe de transição do terceiro governo do Partido dos Trabalhadores, sendo nomeada a primeira ministra dos Povos Indígenas.

sonia-guajajara-saiba-quem-e-o-que-defende-biografia Sônia Guajajara: Saiba quem é, o que defende, biografia e contato

Premiações de Sônia Guajajara

Sônia Guajajara possui várias premiações como:

Ministério da Cultura (Minc): Prêmio Ordem do Mérito Cultural, em 2015.

Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo: Ganhou uma medalha em 18 de janeiro de 2015.

Governo do Estado do Maranhão: Medalha Honra ao Mérito, em 2015.

Movimento Humanos Direitos (MHuD): Prêmio João Canuto pelos Direitos Humanos da Amazônia e da Liberdade, em 2019.

Comissão Mundial de áreas protegidas da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN): Prêmio Packard, em 2019.

Revista Time: Categoria Pioneiros, em 2023.

Vida pessoal de Sônia Guajajara

Sônia Guajajara foi casada há 18 anos com Lindomir, com quem teve quatro filhos. Porém, o casamento chegou ao fim em 2014. Os quatro filhos de Sônia Guajajara são Yaponã, 22 anos, Mahkai, 20, Ywara, 16, e Intaniara, que faleceu ao contrair hepatite aos 2 anos.

Trajetória política de Sônia Guajajara

Sônia Guajajara é uma líder indígena e ativista brasileira. Ela é a coordenadora executiva do Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e uma das lideranças da Marcha das Mulheres Indígenas.

Sônia também foi candidata a vice-presidente na eleição presidencial brasileira de 2018 como parte da chapa encabeçada por Guilherme Boulos.

Sua trajetória política tem sido dedicada a lutar pela defesa dos direitos dos povos indígenas e pelos direitos da mulher, e também contra a destruição da natureza.

sonia-guajajara-saiba-quem-e-o-que-defende-e-contato Sônia Guajajara: Saiba quem é, o que defende, biografia e contato

Em 2017, Sônia Guajajara realizou um discurso no palco principal do Rock in Rio sobre a demarcação de terras na Amazônia, sua fala ocorreu ao som da música “Kill Your Mama”, que fala sobre a destruição da natureza. A artista com quem Sônia dividiu o palco foi Alicia Keys, a qual a engajou em várias causas sociais.

Em 31 de novembro, ainda no ano de 2017, Sônia se candidatou à presidência da república, pelo partido Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Em 03 de fevereiro de 2018, Sônia Guajajara foi pré-candidata a vice-presidente da república na chapa liderada por Guilherme Boulos, líder do MST. Alcançando a 9ª colocação no primeiro turno, com 617.122 votos.

Sônia Guajajara é notada pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, tendo realizado várias denúncias nas Conferências Mundiais do Clima (COP) e no Parlamento Europeu.

Em 2023, Sônia foi pré-candidata ao cargo de deputada federal pelo estado de São Paulo, se tornando a primeira indígena deputada federal, eleita pelo Estado de São Paulo, com 156.966 votos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Sônia Guajajara: Saiba quem é, o que defende, biografia e contato O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário