TCC sem estresse: confira as melhores dicas e estratégias

O momento de confeccionar um TCC pode ser de muita tensão e estresse para alguns estudantes. Todavia, não precisa ser assim, principalmente se o aluno inserir algumas estratégias de preparação em sua rotina de estudos. Neste guia traremos algumas das melhores dicas para que você consiga confeccionar seu TCC sem estresses.

tcc-sem-estresse TCC sem estresse: confira as melhores dicas e estratégias

Como iniciar um TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso é um dos mais temidos requisitos para o estudante de graduação. Isso porque, trata-se de um trabalho denso, que exige um conhecimento científico e dedicação.

Com o tempo esgotando para confeccionar o TCC, muitos alunos buscam por comprar TCC em sites e plataformas. Mas há alguns hábitos que os estudantes podem inserir em suas rotinas que pode tornar mais fácil confeccionar o trabalho, sem necessitar de tanto estresse, ou até mesmo, otimizar o tempo. Fazendo com que o prazo não seja perdido, bem como, deixe tudo para última hora, mais abaixo explicaremos como melhorar sua rotina.

Estabeleça uma rotina para um TCC sem estresse

Convenhamos que o TCC não se trata de um trabalho rápido, ele é extenso e justamente por esse motivo, as instituições de ensino determinam um período de tempo maior para ele do que em alguns outros trabalhos.

Mas, se é assim, então, por que muitos estudantes, entendem a importância da educação, porém acabam por perder o prazo? Ou ficando tão estressados com o trabalho que não conseguem terminar a tempo? Bem, isso acontece porque muitas vezes os estudantes possuem rotinas bagunçadas, ou até mesmo procrastinam até o último momento e acabam tão abalados com a falta de tempo que não conseguem realizar nenhuma etapa do trabalho acadêmico.

Bem, isso todos nós já sabemos, correto? Mas, o que fazer para evitar que isso ocorra? Estabelecendo uma rotina, na qual você realizará uma etapa do trabalho em cada momento, evitando acumular para o prazo final. Confira abaixo o cronograma que montamos para ajudá-lo a confeccionar um TCC sem estresse.

Cronograma para um TCC sem estresse

cronograma-tcc TCC sem estresse: confira as melhores dicas e estratégias

O cronograma abaixo é apenas um esboço de como você poderá dividir seu tempo para a pesquisa e confecção do trabalho acadêmico. Todavia, você deve organizá-lo com base no tempo em que a sua instituição de ensino permitiu para que o TCC fosse concluído.

Assim, utilize o esboço como uma forma de organizar e otimizar o tempo, não sendo necessário segui-lo a risca. Confira:

  • Semana 1: separe cinco dias na semana para buscar por material da matéria que você tenha afinidade, faça uma lista de temas que o agrade;
  • Semana 2: busque pelo seu orientador e peça auxílio para realizar o recorte do tema, e caso esteja em dúvidas sobre dois ou mais temas, solicite uma opinião sobre a facilidade de encontrar material sobre o tema e demais fatores;
  • Semana 3: aprofunde a pesquisa, agora que já possui a temática e realizou o recorte, aprofunde-se na pesquisa e selecione todo o material sobre o tema;
  • Semanas 4 e 5: comece a destacar todas as passagens relevantes para seu trabalho, faça anotações e grifos;
  • Semana 6: esboce o trabalho para apresentar a seu orientador, confira com o profissional quais e o que você necessita modificar;
  • Semana 7 e 8: realize as alterações e preencha as demais partes do trabalho, uma boa dica aqui é deixar a folha da introdução para o final, pois você terá seu objetivo geral e específico em mente;
  • Semanas 9, 10,11: prepare todo o material para apresentação ao seu orientador, e verifique se algo precisa ser alterado;
  • Semana 12: conclua a versão final.

É possível que, mesmo após a versão final, alguns retoques ainda precisem ser elaborados, mas como você organizou e otimizou o tempo, você ainda terá tempo de sobra para essas alterações de última hora.

Como confeccionar o TCC

Um documento elaborado pela UNICAMP mostra as etapas necessárias para elaborar um trabalho de conclusão de curso. Veja a seguir quais são os pontos observados nesse trabalho fundamental para a conclusão de curso:

  • Introdução: explicar para o leitor do documento qual o contexto da escrita, motivo que levou a discutir sobre o assunto, objetivos do trabalho, material de apoio, natureza da pesquisa;
  • Desenvolvimento: nessa parte o estudante irá apresentar todo o conteúdo da sua pesquisa, materiais de referência que fortaleçam a sua ideia e certifiquem a defesa do seu ponto de vista;
  • Conclusão: ao final do trabalho, o estudante irá dizer a que ponto chegou e se as suas ideias iniciais se mantiveram firme até o final do trabalho.

Para que essas ideias fiquem bem estruturadas, o trabalho deve seguir uma estrutura dividida da seguinte maneira:

  • Capa;
  • Contracapa;
  • Sumário;
  • Dedicatória;
  • Agradecimentos;
  • Resumo;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão;
  • Referências.

Alguns desses itens podem ser obrigatórios, como a introdução, desenvolvimento e conclusão e outros podem não ser, como a dedicatória e os agradecimentos.

Cada instituição de ensino irá estabelecer os seus critérios para análise do documento e por esse motivo que informar as exigências ao profissional é importante.

Por que fazer um TCC?

Boa parte das instituições de ensino exigem que um trabalho seja apresentado ao final do curso de graduação. Esse trabalho de conclusão de curso – TCC – pode ser feito em diversos formatos: artigo, monografia, entre outros.

É através dele que a instituição irá avaliar se o profissional em formação tem domínio na escrita científica, capacidade de discorrer sobre um assunto e defender seu ponto de vista.

Com a aprovação deste documento final, o aluno será considerado formado e pronto para encarar o mercado de trabalho com o título da nova profissão adquirida. Por esse motivo, é importante que o seu trabalho possua qualidade e rigor científico, além de originalidade.

Referências para elaboração do guia

  • FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, 2011.
  • NETO, Abílio Azevedo Silva; DE CARVALHO GUIMARÃES, Jairo. ELABORAÇÃO DO TCC. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 2020.
  • PEREIRA, Marcos Villela. A escrita acadêmica: do excessivo ao razoável. Revista Brasileira de Educação, v. 18, p. 213-244, 2013.
  • Livro: TCC Trabalho de conclusão de curso: uma Abordagem Leve, Divertida e Prática de Silvia Pereira de Castro.
  • Livro: Superdicas para um trabalho de conclusão de curso nota 10 de Rachel Polito.
  • Livro: Como escrever trabalhos de conclusão de curso: Instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos de Joaquim Martins Junior.
  • Como elaborar um TCC. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/como-elaborar-um-tcc.
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news TCC sem estresse: confira as melhores dicas e estratégias O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário