Título de Eleitor 2 Via: Como Tirar

A cada quatro anos é dever e direito de todo o cidadão brasileiro escolher quem estará na liderança do país, o que só pode ser feito em posse do título de eleitor. Nesse sentido, em 2024 acontecerão as eleições para Deputado Federal, Deputado Estadual, Presidente da República, Governador e Senador. Posto isso, saiba a seguir o que você precisa ter em mãos para exercer seu papel de cidadão e como tirar a segunda via do título de eleitor.

como-tirar-segunda-via-titulo-eleitor Título de Eleitor 2 Via: Como Tirar

Segunda Via Título de Eleitor

O Título de Eleitor e o voto são obrigatórios para maiores de 18 (dezoito) anos e menores de 70 (setenta) anos.

O que você precisa ter em mãos para votar? A fim de exercer o seu papel de cidadão, é necessário se atentar aos detalhes para não se esquecer de nada! Assim, anote: Nome do candidato escolhido; Local da votação e
Documentos necessários para a votação.

Afinal, quais documentos você precisa? Para votar, o eleitor deve ter consigo um documento oficial com foto (passaporte, carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação). Além desses documentos de identificação, o eleitor deve ter em mãos o título de eleitor físico ou o digital (e-Título).

Quer saber como emitir segunda via do título de eleitor? Continue lendo a matéria até o final.

tirar-segunda-via-titulo-eleitor Título de Eleitor 2 Via: Como Tirar

Como Tirar 2 Via Título de Eleitor

Caso você tenha perdido o seu título, esta publicação é para você. Aprenda com este passo a passo o que você precisa para tirar a sua segunda via do título de eleitor.

  • Passo 1: Verifique seus débitos
    Primeiramente, é necessário ter a certeza da inexistência de débitos, que podem ser
    verificados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na situação de possuir os débitos,
    você precisa resolvê-los, posto que eles impossibilitam alguns serviços na justiça eleitoral.
  • Passo 2: Baixe o e-Título e tenha a sua segunda via!

Você sabe o que é o e-Título? O e-Título nada mais é que um aplicativo móvel para obtenção da via digital do
título de eleitor. Este aplicativo é ideal para você que precisa de fácil acesso ao seu documento eleitoral, permitindo você ter na palma de sua mão em qualquer lugar o seu título de eleitor, situação eleitoral e local de votação. Tendo isso em vista, para ter acesso basta baixar o aplicativo em seu smartphone ou tablet, nas plataformas Android e IOS, e colocar os seus dados – pode ser utilizado somente o CPF.

Sua segunda via é gratuita no aplicativo Após ter baixado o seu aplicativo, você tem acesso a sua segunda via
gratuitamente! Isso mesmo, tudo bem tranquilo de ser feito e sem nenhum custo. Dicas práticas para o dia da votação e pós votação.

Não perca a oportunidade de exercer o seu papel de cidadão e saiba mais detalhes abaixo de como pedir segunda via do título de eleitor.

segunda-via-titulo-eleitor Título de Eleitor 2 Via: Como Tirar

Emissão 2 Via Título Eleitor

1. Se você está fora da sua zona eleitoral:

O cidadão que não votar, deve justificar sua ausência. Essa justificativa pode ser feita tanto por meio do aplicativo e-Título, ou seja, sem sair de casa, quanto através do preenchimento do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) que deve ser entregue em qualquer seção eleitoral (indicamos a mais próxima), juntamente ao
documento com foto.

2. Tenha consigo sua cola eleitora:

A cola eleitoral nada mais é que as informações necessárias para você conseguir votar no seu candidato o mais rápido possível e agilizar todo o processo de votação do dia. Nessa perspectiva, a Justiça Eleitoral recomenda que os cidadãos baixem e imprimam sua cola eleitoral e anote os números de seus candidatos, pois no dia da votação é comum filas enormes de eleitores com pressa para votar e, caso você esqueça do número de seu candidato, não terá tempo e não poderá pedir ajuda a ninguém.

3. Necessidades especiais:

Se você ou alguém que você conhece necessita de cuidados especiais, é autorizado por lei a presença de alguém de legítima confiança no ato de votar. Nesse ínterim, o acompanhante não deve estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação. Estando enquadrado dentro desses requisitos, o acompanhante tem total permissão para ajudar o cidadão que precisa de cuidados especiais no momento de votação.

Datas e horários das votações: não se esqueça! É muito comum os cidadãos brasileiros perderem o dia de votação. Para evitar isso, aqui está as datas que você precisa lembrar para exercer sua cidadania! 2 de outubro — Votação (primeiro turno), das 8h às 17h, no horário de Brasília, em todo o país. Após esse período, os resultados serão informados a partir das 17h. 30 de outubro — Votação (segundo turno), das 8h às 17h, no horário de Brasília, em todo o país.

Gostou das dicas até aqui? Pois então continue acompanhando nosso site oficial e fique por dentro de notícias atualizadas diariamente com informações de serviços e direitos importantes para você e sua família.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Título de Eleitor 2 Via: Como Tirar O site mais atualizado de 2024!

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência em treinamentos online e elaboração de artigos dos mais diversos temas para portais de notícias online.
Deixe seu comentário