Tratamento para parar de fumar grátis no SUS
O tabagismo é um problema sério, pois, leva milhões de pessoas a óbito no mundo inteiro todos os anos. O cigarro não traz nenhum tipo de benefício e já está mais que comprovado que é algo cancerígeno e terrivelmente prejudicial à saúde.
Por isso, existem diversos tipos de programas, tanto particulares, quanto públicos, para auxiliar as pessoas que precisam parar de fumar. Então, quanto mais cedo começar o tratamento, melhor vai ser o resultado.
Naturalmente, o ideal é que a pessoa nunca fume e tenha consciência, desde cedo, dos malefícios causados pelo tabagismo, até por ser algo muitas vezes irreversível.
Como fazer tratamento grátis no SUS
Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) é um programa universal, assegurado durante a Constituição Federal de 1988. Assim, é possível muitas pessoas assegurarem o direito de qualquer tipo de atendimento médico gratuito.
Então, como o tabagismo é considerado um caso de saúde pública, é possível pleitear um tratamento adequado através do SUS, o nosso sistema único de saúde, que atende pessoas do país inteiro durante o ano inteiro.
Inclusive, o SUS oferece os seguintes medicamentos para quem pretende parar de fumar definitivamente: terapia de reposição de nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o cloridrato de bupropiona.
Por isso, é importante e fundamental seguir à risca o que os médicos determinam na hora de fazer o tratamento para parar de fumar.
Dia Mundial sem Tabaco
Em 31 de maio, se comemora a data do Dia Mundial sem Tabaco. Desta maneira, o Ministério da Saúde inclusive promove diversas campanhas para tentar auxiliar essas pessoas que fumam e, principalmente, para incentivar os mais jovens a não fumar.
Até porque, quanto menos gente fumar, menor será o gasto do governo federal com gasto na compra de medicamentos voltados para estas pessoas.
Na prática, a grande maioria dos fumantes até gostaria de deixar o tabaco. Contudo, como já estão viciados, muitas vezes não conseguem e encontram uma série de dificuldades.
Como procurar o tratamento grátis
Primeiramente, o cidadão que quer parar de fumar e tem problema com o tabaco deve procurar um médio pneumologista, que poderá até mesmo ver o grau de comprometimento do pulmão.
Afinal de contas, se a pessoa tem algum problema por conta do cigarro, esse médico já estará devidamente habilitado para investigar o assunto.
No entanto, se a pessoa não tiver ainda nenhum problema grave e quiser, de fato, parar de fumar, vai receber uma série de orientações de dicas de remédios para tomar por um determinado tempo.
Assim, com a receita em mãos, a pessoa poderá procurar um atendimento em um posto de saúde regulamentado pelo SUS para poder adquirir, gratuitamente, aquele medicamento.
Então, sempre que for comprar novamente o remédio, deverá ir ao posto de saúde ou à UBS (Unidade Básica de Saúde) de sua cidade para buscar o medicamento necessário.
Esse procedimento também vale para quem precisa de qualquer outro tipo de medicação pelo SUS, que é um sistema universal de saúde e que, no mundo inteiro, não há nada parecida.
Apesar dos problemas e das imperfeições, o SUS (Sistema Único de Saúde) vem conseguindo dar suporte para as pessoas que precisam de algum tipo de auxílio.
Ainda sobre a questão do tabagismo, este é um problema muito sério e que, além de matar milhões de pessoas no mundo e outras milhares no Brasil todos os anos, também gera um prejuízo financeiro muito grande para o país, sob todos os aspectos.
Afinal de contas, quem não consegue parar de fumar terá que sempre ir a um médico para tratar os problemas causados pelo cigarro.
Além disso, a fumaça do cigarro pode fazer com que fumantes passivos, ou seja, aqueles que inalam a fumaça do cigarro, também possam ser prejudicados por isso.
Prejuízos
Outra questão é que, por conta dos problemas causados pelo cigarro, muitas pessoas precisam se afastar do serviço para tratamentos e isso sempre causa problemas e prejuízos para o empregador.
Afinal de contas, um trabalhador doente ou afastado vai gerar também gastos para uma empresa.
Então, o cigarro, além dos problemas de saúde pública dos mais graves, também vai gerar um problema de economia, ainda mais em um momento em que o país vive uma situação tão delicada, principalmente após o impacto da pandemia da Covid-19.
Resumindo, o cigarro é algo que faz muito mal à saúde das pessoas e também ainda causa uma série de problemas colaterais.
Com o auxílio dos tratamentos do Sistema Único de Saúde, poderá minimizar um pouco o problema para quem não tem condições financeiras bancar um tratamento.
Portanto, o melhor caminho é sempre nunca fumar e não acreditar nas pessoas que entendem que o cigarro vai te fazer bem. Logo, o cigarro é um grande problema de saúde pública e que impacta em toda a sociedade.
O site mais atualizado de 2024!