Vai ter greve de ônibus em 2024 Hoje e Amanhã?
Um dos grandes medos que o brasileiro possui é se vai ter greve de ônibus em 2024. As greves são formas que os trabalhadores possuem de reivindicar diversos direitos. Mas quando falamos em serviços públicos, toda a população passa a fazer parte do processo.
Temos greves em diversos âmbitos, como medicina, saneamento básico e até mesmo no transporte público. Porém, nos dois últimos casos toda a sociedade é prejudicada e por isso são raras de ocorrer.
Contudo, na cidade de São Paulo, onde temos as maiores greves do país, boatos afirmam que uma greve deve ocorrer no setor de ônibus. Nesse sentido, se você é usuário desses serviços, precisa estar preparado para o seu não funcionamento.
E é sobre isso que iremos falar no texto a seguir, onde você vai entender quais as causas da greve, dias em que vai ocorrer e quais são as alternativas. Se está preocupado, é só você continuar a leitura!
Causas para greve
Para ter seus direitos e vontades atendidos, os trabalhadores possuem sindicatos e também organizam greves. Essas paralisações tem como objetivo modificar algo na estrutura empresarial, e podem estourar até mesmo em empresas públicas.
E isso já ocorre desde o início dos tempos, e a última greve anunciada foi em São Paulo. Todos os anos, ocorrem algumas mudanças no serviço de transporte, incluindo salários e benefícios.
Um dos benefícios exigidos pelos motoristas é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que garante um certo aumento no salário.
Porém, a SPTrans não acatou a vontade dos trabalhadores, e decidiu manter a mesma PLR de 2024, para o próximo ano. Contudo, a atitude desagradou bastante os motoristas e o SPUrbanuss, sindicato do grupo, ameaçou iniciar uma greve.
Além disso, um outro problema encontrado pelos trabalhadores têm relação com as frotas que irão atuar durante os jogos do Brasil.
Até o momento, a decisão do Tribunal Regional do Trabalho diz que 60% do total de ônibus deve circular fora dos horários de pico. Já durante os horários de pico, é preciso que 80% da frota esteja rodando.
Mas a decisão não agradou muito a equipe responsável por pilotar os ônibus, e o anúncio foi mantido.
Greve dia 23 e 24
De acordo com o sindicato do transporte público, a greve deve ocorrer nos dias 23 e 24, caso a decisão da SPTrans seja contrária ao desejo dos motoristas. Para isso, foi criado um julgamento, para analisar a proposta e aprová-la ou não.
No primeiro momento, a ideia dos grevistas era para os transportes no dia 21 de novembro, segunda-feira. Porém, o julgamento que vai aprovar ou não o pedido será no dia 22, e por isso a decisão para a greve será feita hoje.
Caso o sindicato veja a necessidade de efetuar a paralisação, esta deve ser iniciada no dia 23 de novembro. Portanto, se você utiliza o ônibus como principal meio de transporte, é importante que você comece a procurar por um Plano B.
Pois, tudo leva a crer que o pedido pela PLR 2024 não deve ser aprovado, por conta dos altos custos que este deve gerar. E os motoristas não estão satisfeitos com o modelo atual, e afirmam precisar da medida.
A área é uma das principais bases do transporte na capital, e tem funcionamento durante todos os dias da semana. Mas existem algumas alternativas para que você consiga ir até o seu trabalho.
Alternativas caso ocorra a greve de ônibus
Não sabemos ao certo se vai haver greve de ônibus em 2024, mas em 2024 pode ocorrer. Porém, existem formas de continuar se movimentando na cidade, através do transporte público ou privado.
Um ótimo exemplo, que não fará parte da greve, é o metrô e os trens paulistas. Ambos são ótimas alternativas para quem precisa ir a locais longes na própria cidade. Mas, se você os utiliza pouco, precisa observar a rota e identificar se seu destino se encontra.
Os valores são bem baixos, mas se preferir e puder pagar um pouco mais caro, escolha um serviço de transporte privado. Afinal, a expectativa é que a greve de ônibus deve acabar rápido.
Greve de ônibus em 2024
Não podemos afirmar como o próximo ano será e nem se ocorrerão greves. Porém, devido à mudança na gestão do país e de alguns estados, algumas questões podem ser resolvidas de forma diferentes.
E como sabemos, isso pode ser bem desagradável e desapontar os motoristas e trabalhadores em geral.
Todavia, o objetivo dos novos governantes é cuidar de todos os problemas urgentes, que podem culminar em greves.
O que nos resta é aguardar o próximo ano, e ficar de olho nas divulgações realizadas nos diários oficiais. Através disso, será possível conferir onde é mais provável ter greve, e claro, podemos nos preparar melhor para enfrentar a situação.
O site mais atualizado de 2024!