Verso e Estrofe: Qual a Diferença
Verso e estrofe, qual é a diferença? Muitas pessoas acabam passando batido sobre a diferença entre uma coisa e outra, porém, há uma grande diferença entre o que é verso e o que é estrofe na língua portuguesa.
Então, dentro do mundo da poesia, que é encantador, o verso é uma coisa e a estrofe é outra.
Mas, neste post, vamos mostrar exatamente a diferença entre um e outro e fazer com que saiba um pouco mais sobre esse recurso de linguagem desta nossa língua portuguesa, embora os versos e estrofes façam parte também de outros idiomas.
Contudo, vale lembrar que a língua portuguesa possui alguns dos maiores escritores e poetas de todos os tempos e a própria formação desse idioma permite a construção das mais belas poesias e letras de música do mundo.
O que é verso?
Agora vamos falar um pouco sobre o que é o verso e para que ele serve dentro da língua portuguesa. Na prática, cada verso é uma oração, com um sujeito, verso e predicado. Ou seja, o verso garante a ação de uma poesia é uma das linhas de composição desse problema.
Assim, o verso é uma oportunidade de se construir uma poesia e, principalmente, dar ritmo a ela.
Desta maneira, além das grandes poesias que existem no mundo, é possível transformar isso tudo em música, o que pode se tornar também um grande diferencial.
Afinal de contas, o verso forma poesias e as poesias formam músicas. E as músicas consagram grandes artistas ao longo da história. Isso porque, no mundo, temos grandes artistas e também grandes poetas.
Alguns são feras na hora de escrever e compor e outros são feras na hora de fazer a interpretação daquela poesia, que é quando surgem as grandes obras de arte.
Quais os tipos de versos existentes?
Para entender um pouco mais sobre os versos, vamos falar agora sobre os tipos de versos existentes. Afinal de contas, essas orações podem ficar mais complexas e, naturalmente, mais bonitas ainda.
Então, os versos na língua portuguesa são classificados de acordo com a quantidade de sílabas existentes.
Logo, vamos falar e classificar por nomes cada um deles. Atualmente, existem os versos:
- Monossílabo, que formam uma sílaba poética;
- Dissílabo, com duas sílabas poéticas;
- Trissílabo, versos formados por três sílabas poéticas,
- Tetrassílabo, versos formados por quatro sílabas poéticas;
- Pentassílabo ou também Redondilha Menor, que são os de cinco sílabas poéticas;
- Hexassílabo, formados por seis sílabas poéticas;
- Heptassílabo ou Redondilha Maior, formados por sete sílabas poéticas;
- Octossílabo, formados por oito sílabas poéticas;
- Eneassílabo, formado por nove sílabas poéticas;
- Decassílabo, formados por dez sílabas poéticas;
- Hendecassílabo, formados por onze sílabas poéticas;
- Dodecassílabo ou Alexandrino, que são aqueles formados por doze sílabas poéticas;
- Os versos Bárbaros, que nada mais são que os verso com mais de doze sílabas poéticas formando uma oração de verso;
- Por fim, ainda existem os chamados versos livres, onde não existe uma regra fixa na hora de se fazer alguma oração, o que também garante maior liberdade e flexibilidade.
O que é a estrofe?
Após falar um pouco sobre o que são os versos, vamos falar o que são as estrofes. Na prática, nada mais é do que a possibilidade de se juntar vários versos, formando uma poesia. Normalmente, uma estrofe é composta por dois ou mais versos.
Muitas vezes, cada estrofe tem quatro versos ou até mesmo três. Assim, se formam as estruturas das poesias e, principalmente, das letras de música de muito sucesso mundial.
As estrofes são importantes itens das poesias e precisam, principalmente, de harmonização entre os versos. Ou seja, é importante ter ritmo e rima, que é o que vai garantir o diferencial dos versos e formar uma estrofe de qualidade.
Entretanto, também é importante que as estrofes, que compõem um poema ou uma poesia, não precisam necessariamente ficarem rimados. Assim, eles podem ser livres e também podem ter uma estrutura mais rígida.
Agora, o que é interessante mesmo para quem se interessa pelo assunto é ler poesias e buscar grandes nomes da poesia brasileira e internacional.
Por exemplo:um deles é Carlos Drummond de Andrade, que morreu em 1987. O mineiro de Itabira é um dos mais importantes poetas do Brasil e do mundo.
Afinal de contas, dele saiu a famosa obra ‘José’, com o refrão ‘E agora José?’. Então, se quer ir para Minas, Minas não há mais… Mas, se quiser saber mais sobre isso, é importante ver as obras do mestre Drummond.
Por fim, outro grande nome da poesia mundial é o chileno Pablo Neruda, outro dos grandes poetas mundiais e que virou até mesmo tema de filme.
O site mais atualizado de 2024!