Vestibular IFPI 2023: Inscrições, Cursos, Resultado

A busca por uma formação cada vez mais aprofundada é um objetivo na vida de muitos estudantes espalhados por todo o país. Além de apenas uma meta, atualmente tem sido cada vez mais comum as empresas colocarem um diploma de graduação de ensino superior como uma pré-requisito para preencher as vagas ofertadas. Esse tipo de movimento já bem difundido em território brasileiro se dá principalmente por conta de um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Com a aproximação da temporada dos grandes vestibulares, se torna comum ouvir os jovens vestibulandos conversarem sobre cursos e instituições que mais despertam a sua atenção, sendo as universidades públicas, como os institutos federais, bastante comentadas nesse aspecto. Nesse artigo falaremos sobre o Vestibular IFPI 2023, como realizar a sua inscrição no processo seletivo, os cursos oferecidos pela instituição, datas e notas de corte. Acompanhe!

ufpi-vestibular-cursos-data-inscricao Vestibular IFPI 2023: Inscrições, Cursos, Resultado

IFPI

O IFPI, ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, é uma instituição pública federal, gerida e administrada, principalmente, pelo investimento do governo federal através do Ministério da Educação. Fundada oficialmente como Instituto Federal no ano de 2008, o IFPI é uma das principais instituições pública federais do estado piauiense e suas origens datam do ano de 1909, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices, um instituto de ensino profissional federal voltado especialmente para o ensino com ênfase na indústria metalúrgica e mecânica. Com o tempo, a Escola passou a se tornar um importante centro de ensino do estado e passou por diversas reformulações, até se tornar no ano de 1994 em Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), período em que teve uma grande revolução em sua infraestrutura, graças a um aumento bastante significativo no volume de dinheiro investido.

A partir do momento em que se transformou no CEFET Piauí, a quantidade de cursos oferecidos passou a ser expandida, passando a oferecer cursos a nível superior. Foi no ano de 2008, a partir de um programa de modernização do sistema de ensino brasileiro por parte do governo é que a CEFET Piauí passou a ser denominada oficialmente Instituto Federal do Piauí, nome que carrega até os dias atuais. Hoje em dia, além da sede, localizada em Teresina, o IFPI conta com mais de quinze campi universitários espalhados por todo o estado, todos com uma infraestrutura tecnológica e de primeira ponta, capaz de oferecer o que se tem de melhor em ensino e pesquisa.

ufpi-vestibular-cursos-inscricao-data Vestibular IFPI 2023: Inscrições, Cursos, Resultado

Cursos Oferecidos Vestibular IFPI 2023

Os Institutos Federais são nacionalmente reconhecidos não só por oferecerem um ensino gratuito e de qualidade, mas também porque possuem um catálogo um tanto diversificado em relação aos cursos oferecidos. No caso do IFPI, são oferecidos mais de vinte cursos, de todas as áreas de conhecimento, nas modalidades EAD e presencial. Dentre os cursos oferecidos estão:

  • Administração
  • Agroecologia
  • Alimentos
  • Agronomia
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Biológicas
  • Design de Moda
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Civil
  • Física
  • Gastronomia
  • Matemática
  • Química

A lista completa de cursos e principais informação estão disponíveis no Portal da IFPI que pode ser acessado pelo site do Ministério da Educação.

Vestibular IFPI 2023: Inscrição

Se você tem interesse em ingressar em um curso de graduação no Instituto Federal do Piauí em 2023, é importante saber que a instituição realiza o seu processo seletivo através do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. Desse modo, para ter a chance de ter acesso às vagas disponibilizadas é necessário participar da prova do Enem. O Enem se trata de uma prova, dividida em duas etapas, em que é realizado um teste com 180 questões distribuídas entre as diversas áreas de conhecimento da grade curricular comum do ensino médio e uma redação. As inscrições para o Enem ocorrem no site oficial do Ministério da Educação, através do cadastro de dados pessoais, com posterior pagamento de taxa de inscrição.

No caso do SiSU, a inscrição é gratuita e também é realizada em site oficial do Ministério da Educação, utilizando os dados do Enem, sendo necessário o cadastro no curso de interesse do IFPI. É importante estar atento também ao campus, uma vez que um mesmo curso pode ser ofertado em diferentes campi.

ufpi-vestibular-inscricao-cursos-data Vestibular IFPI 2023: Inscrições, Cursos, Resultado

Datas Vestibular IFPI 2023

O cronograma a ser seguido para o Vestibular IFPI 2023 é o mesmo anunciado para o SiSU 2023. Desse modo, as principais datas do calendário aquela do Enem, cuja inscrições realizadas no mês de abril ou maio, as provas no mês de novembro e a divulgação das notas em fevereiro. Para o SiSU, são realizados dois processos seletivos, um no mês de fevereiro e o outro em agosto, com divulgação dos resultados finais logo após o fechamento do período de inscrições.

Notas de Corte IFPI 2023

As notas de corte no IFPI, assim como em todos as outras instituições que realizam processo seletivo pelo SiSU, variam muito em função do curso escolhido. Em média, a nota de corte para ingresso no IFPI é de 604 pontos, podendo, porém, flutuar entre os 435 pontos para os cursos menos concorridos e os 800 pontos para cursos com maior concorrência.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Vestibular IFPI 2023: Inscrições, Cursos, Resultado Em 2024 teremos novidades!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário