Carteiro não atendido: Quando volta? Objeto não entregue Como proceder
Saber o que fazer quando ocorre o problema de carteiro não atendido, pode ser muito útil em diversos momentos. Hoje em dia, os Correios se tornaram ainda mais usados, visto o grande número de negócios que utilizam esse meio de entrega.
Mas isso nem sempre ocorre, visto que podemos não estar em casa na hora da entrega, e muitos não sabem como proceder após isso. E se você costuma realizar muitas compras pela internet, deve saber bem como é esse problema.
Por esse motivo, é importante conhecer as formas de entrega dos Correios, e o que fazer caso seu objeto não seja entregue. Pensando nisso, decidimos fazer esse artigo, para contar tudo o que você precisa saber sobre o serviço, formas de entrega e muito mais.
É só continuar a leitura do texto a seguir!
Carteiro não atendido: e agora?
Se você está acostumado com a facilidade da internet, já deve ter realizado alguma compra em uma loja virtual. Isso é algo bem comum hoje em dia, mas um dos poucos problemas tem relação com a entrega.
Para isso, existem diversas empresas que transportam os produtos, e várias delas são excelentes. Porém, nada se compara com o Correios, que é a empresa oficial de entregas do país.
Além da velocidade nos processos, essa empresa oferece ainda a segurança que precisamos para nossos produtos. Porém, em alguns casos o carteiro ou entregador pode não ser atendido.
Afinal, nem sempre estamos disponíveis para receber os produtos desejados, e isso pode nos dar muita dor de cabeça. Pois, o carteiro não é autorizado a apenas deixar o produto, ele precisa de uma assinatura do receber.
Mas, não precisa ficar desesperado, visto que existem alternativas para essa situação. A principal questão que você precisa considerar, é que o carteiro não atendido irá realizar outras duas tentativas de entregas.
É bem provável que essas novas realizações não ocorram no mesmo dia, mas sim em dias próximos. Portanto, o ideal é que você aguarde isso em casa ou, caso não seja possível, peça um familiar para fazer a gentileza.
Quando buscar minha encomenda
Caso você não consiga pegar seu produto em uma das tentativas de entrega, fique tranquilo pois isso também tem solução. Muitas pessoas trabalham o dia todo fora de casa, e não conseguem ficar disponíveis para atender o carteiro.
Nesse caso, uma forma de pegar sua encomenda é indo direto na agência dos Correios. Porém, antes de realizar isso, é preciso aguardar todas as tentativas de entrega, que como já mencionamos costuma ser em dias diferentes.
Após o carteiro não atendido tentar realizar a entrega pelo número de vezes necessário, ele irá anotar os seus dados e reenviar o produto para a unidade dos Correios. Essa unidade será na sua cidade, e para descobrir o local existem diversas alternativas.
A primeira delas é conferir sua caixinha de correio e verificar se tem alguma carta ou mensagem. Em geral, o carteiro não atendido costuma deixar um aviso explicando onde o pedido deve ser buscado.
Mas caso não encontre, uma ótima maneira de visualizar a informação é verificando seu e-mail ou SMS. Os Correios costumam avisar os clientes por esses meios, como um método de rastreio.
E uma coisa muito importante, e que você deve ficar de olho, diz respeito aos prazos.
Veja abaixo quais são os principais:
- PAC: se sua encomenda for enviada através do PAC, o prazo para retirada do produto é de 15 dias;
- Sedex: se sua encomenda for enviada através do Sedex, o prazo para retirada passa a ser de 7 dias.
Se você perder esses prazos, o produto voltará para o destino, e para reenvio será necessário efetuar um novo pagamento do frete.
Rastreamento
Uma forma de evitar o problema de carteiro não atendido é realizando o rastreio do seu produto. Isso evita diversos problemas e ainda garante a entrega da sua encomenda, e é muito fácil também.
Uma forma de realizar esse processo, é cadastrando seu e-mail e telefone na hora de finalizar a compra, e solicitar contato dos Correios. Com isso, sempre que seu produto tiver um novo movimento, você logo será avisado.
Mas, caso prefira da forma mais tradicional, você pode acessar o site de rastreio do Correios clicando aqui. Agora é só digitar seu código de rastreio, que será enviado pela loja onde você comprou o item.
Porém, se não tiver esse número em mãos, pode usar outros dados como CPF ou CNPJ, e pronto. Feito isso você já terá feito o rastreio do seu produto, e saberá o dia que este chegará em sua casa.
Mas se precisar entrar em contato com os Correios, pode utilizar um dos seguintes telefones:
- 3003 0100 (Capital e regiões metropolitanas)
- 0800 725 7282 (demais cidades)
Não perca sua encomenda, e se ocorrer o problema de carteiro não atendido você já sabe o que fazer.
O site mais atualizado de 2024!