Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Vistoria GNV: Valor, O que é Exigido, Como Funciona e Quando Fazer

Publicado

em

O aumento dos preços da gasolina e do etanol levou muitas pessoas a recorrer a postos de gasolina conhecidos. O Gás Natural Veicular (GNV) geralmente é mais barato, por isso a mudança para esse combustível aumentou em vários estados.

Só em São Paulo, nos primeiros 10 meses de 2021, o número de solicitações de troca de GNV aumentou 102% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Detran/SP.

No entanto, o uso de gás natural para veículos ainda levanta muitas questões. GNV vale a pena? Como funciona vistoria GNV e quando preciso fazer?

Confira todas as respostas logo abaixo. Boa leitura!

vistoria-gnv-valor-o-que-e-exigido-como-funciona Vistoria GNV: Valor, O que é Exigido, Como Funciona e Quando Fazer

O que é Gás Natural Veicular- CNV?

O Gás Natural Veicular é um combustível alternativo para carros de passeio e alguns comerciais leves: da extração do petróleo e de certos minerais, é feito, grosso modo, do metano.

Além de ser ecologicamente correto – emite 65% menos monóxido de carbono do que a gasolina – geralmente é mais barato que o gás natural.

Para se ter uma ideia, a pesquisa de preços realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a semana de 7 de novembro de 2021 a 13 de novembro de 2021 mostra que o preço médio nacional do GNV é de 4,27 reais por metro cúbico, enquanto o preço de um litro de gasolina custa 6,75 reais por litro.

Dito isso, o gás é, em média, 36% mais barato que outros combustíveis fósseis. Só que a autonomia dos carros movidos a GNV é geralmente 30% maior em média do que os mesmos modelos que utilizam apenas gasolina.

Quem pode instalar?

Tecnicamente, todo carro ou veículo comercial leve com motor de combustão interna pode ser convertido para funcionar com GNV. No entanto, é preciso levar em conta que o pacote de gás ocupa espaço, adiciona peso ao veículo e extrai alguma potência do motor – como veremos a seguir.

Então o ideal seria ter um carro com motor potente – com sobras – e um porta-malas grande. É importante lembrar que o chamado kit de quinta geração, com injeção eletrônica de gás natural, só é instalado em veículos construídos a partir de 2007.

vistoria-gnv-valor-o-que-e-exigido-como-funciona-e-quando-fazer Vistoria GNV: Valor, O que é Exigido, Como Funciona e Quando Fazer

Mudança da documentação

Após instalar o kit em seu carro existe um processo relativamente burocrático, pois, ocorre uma mudança nas características do carro (como mudança de cores e blindagem) deve seguir o mesmo protocolo, que exige a emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Em alguns estados, como São Paulo, a autorização prévia deve ser solicitada ao Detran regional por e-mail ou pelo site da agência. Nesses casos, os seguintes documentos devem ser digitalizados e encaminhados:

  • Documento de identificação pessoal do proprietário
  • Certificado de Matrícula do Veículo (CRV) ou Registro e Licença do Veículo (CRLV) – Caso o registro do veículo ocorra em 4 de janeiro de 2021, deverá ser apresentado o CRLV-e, versão digital do documento.
  • Solicitar autorização prévia para modificação do veículo abastecido com base no modelo disponível no portal estadual do Detran

Importante: Se houver multas ou taxas e impostos pendentes, eles devem ser pagos

Certificado

Após a instalação do kit e verificação da documentação com autorização prévia do Detran, é necessário ir a uma Agência de Fiscalização Homologada (OIA) – ou Agência Técnica Licenciada (ITL) – para verificar o processo de instalação do kit no carro.

A taxa de serviço varia de R$ 180 reais a R$ 300 reais, dependendo da empresa.

Observe que, como essas empresas exigem registro no INMETRO – uma lista de OIAs credenciadas pode ser encontrada no site do instituto.

Documentos adicionais são necessários para realizar uma inspeção e obter um Certificado de Segurança do Veículo (CSV) dessas agências, sendo eles a o certificado de aprovação e as notas fiscais dos serviços de instalação, da compra do kit GNV e do cilindro.

Além do certificado de qualidade do instalador registrado.

Com o CSV, basta solicitar ao Detran regional a alteração das características do seu veículo e essas características constarão no novo CRV. Na maioria dos Detrans os serviços podem ser contratados pela internet, mas cada agência estadual de transporte tem suas exigências e preços.

Quanto ao seguro?

Alterações no contrato de seguro do carro também são necessárias. Ao colocar o kit GNV, você pode aumentar o valor do item e alterar o caráter original do veículo, o que pode tornar seu carro mais cobiçado.

As apólices de automóveis que utilizam GNV costumam ser de 5% a 40% mais caras – dependendo do modelo, ano, perfil do cliente, cobertura e seguradora. Mas você só pode fazer isso com um kit GNV que tenha sido instalado em uma instituição credenciada pelo INMETRO e os arquivos do carro alterados em mãos.

Os segurados que não tiverem seu veículo formalizado junto a uma seguradora poderão perder a cobertura em caso de eventual sinistro.

vistoria-gnv-valor-o-que-e-exigido Vistoria GNV: Valor, O que é Exigido, Como Funciona e Quando Fazer

Quando compensa ter GNV?

Não há dúvidas de que o kit de GNV só é de fato necessário para quem corre muito.

Por exemplo, para quem instalou um kit de GNV por 4.000 reais e percorreu 5.000 quilômetros por mês, o retorno do investimento foi realizado em apenas dois meses.

Porém, para quem dirige mil quilômetros no mesmo carro todos os meses, esse retorno pode chegar somente após 20 meses.

Tenha em mente que um metro cúbico de gasolina veicular normalmente custa de 30 a 50 por cento menos do que um litro de gasolina comum. E o combustível é geralmente mais produtivo – especialmente se comparado ao etanol.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Vistoria GNV: Valor, O que é Exigido, Como Funciona e Quando Fazer em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.