10 curiosidades sobre o Presidente Lula em 2024

Fala querido leitor! No último semestre do ano de 2023 o Brasil foi agitado por uma intensa corrida eleitoral pela faixa presidencial, que acabou com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, que voltou ao Palácio do Planalto após 12 anos desde seu último mandato, em 2010. Apesar de dividir a opiniões pelo país, Lula é uma pessoa com diversas curiosidades acerca de sua vida e sua história. Nesse artigo, você ficará por dentro de 10 curiosidades sobre Lula e sobre o seu governo que se inicia em 2024. Acompanhe!

dez-curiosidades-sobre-lula 10 curiosidades sobre o Presidente Lula em 2024

10 – Prisões e Inocência

Que o Lula foi preso por acusações de envolvimento em um dos maiores esquemas de corrupção da história e foi inocentado ao ter as suas condenações anuladas pelo STF todos sabem. Essa, entretanto, não foi a primeira vez que Lula foi preso e inocentado. A primeira vez que o Presidente eleito foi para a cadeia foi em 1980, durante a ditadura militar. Na ocasião, Lula tinha acabado de fundar o PT e o motivo de sua prisão foram as acusações de fomentar greve e estimular “subversão da ordem político-social”. Lula chegou a ficar 31 dias na prisão e foi inocentado em 1982.

9 – Perda do dedo

Outra coisa que todo mundo sabe sobre Lula é que falta um dedo nas suas mãos, mas e o motivo? Bom, para entender isso precisamos voltar ao passado. Antes de mergulhar de vez no mundo da política, Lula era um metalúrgico e foi na metalúrgica em que trabalhava que ele perdeu o dedo mindinho. O que aconteceu é que durante a madrugada, um colega de trabalho cochilou enquanto operava a prensa de tornear parafuso e a soltou em cima da mão de Lula.

8 – Lula não é analfabeto

Um dos discursos mais utilizados pela oposição do presidente eleito é que o mesmo seria analfabeto, mas essa não é uma verdade. Apesar da infância muito humilde e a falta de incentivo por parte do pai, que acreditava que a educação não era importante e que seus filhos deveriam apenas trabalhar, Lula começou a ser alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias. De fato, o presidente revelou que, por conta da realidade em que a vida lhe inseriu, ele tem muitas limitações relacionadas a alfabetização.

7 – Duas datas de aniversário

O presidente eleito possui duas datas de aniversário. Isso mesmo que você leu. Lula nasceu no dia 27 de outubro de 1945 no interior de Pernambuco, porém no seu registro de nascimento está o dia 06 de outubro de 1945. O que aconteceu é que, buscando melhorar a situação em que viviam, os pais de Lula decidiram mudar-se para o estado de São Paulo, onde o presidente foi registrado. Ao que tudo indica, Dona Lindu acabou errando a data de nascimento do filho ao ser intimidada no cartório.

curiosidade-sobre-goberno-lula 10 curiosidades sobre o Presidente Lula em 2024

6 – Casamentos

Janja, a atual esposa de Lula, é uma verdadeira febre entre os apoiadores do presidente eleito por conta de sua simpatia e disposição. Mas ela não é a primeira esposa de Lula. O presidente já foi casado outras duas vezes: a primeira com Maria Lourdes da Silva e na segunda com Marisa Letícia Casa dos Santos.

5 – Presidente do Povo

Ainda nos dias atuais, Lula carrega o título de ter sido o Presidente do Povo. Isso porque em seus dois primeiros mandatos, o presidente eleito trabalhou em diversos projetos com um grande apelo social, visando criar uma política que alcançasse aos mais pobres. Foi com esse mesmo discurso que Lula conseguiu a eleição novamente em 2024 e deverá recriar seus projetos de cunho social para os próximos quatro anos.

4 – Educação como prioridade

Lula foi um grande financiador da educação e apoiador da Ciência no Brasil. Durante os seus mandatos, a parcela de dinheiro para a Pasta da Educação chegou a níveis como nunca vistos antes, o que fez com que a Ciência brasileira e a qualidade da educação sofressem um salto importantíssimo frente ao desenvolvimento. Lula fundou muitas universidades públicas pelo Brasil e para 2024 ele deve voltar a investir bastante na Educação.

dez-curiosidades-presidente-lula 10 curiosidades sobre o Presidente Lula em 2024

3 – Mandato prolongado

Normalmente o mandato do Chefe do Executivo dura por exatos 4 anos, mas dessa vez será diferentes e Lula deverá governar por 4 anos e 5 dias, deixando a presidência em 5 de janeiro de 2027. Essa alteração foi realizada para que autoridades internacionais possam participar da cerimônia de posse de seu sucessor.

2 – Presidente mais votado da história

Lula detém o título de presidente mais votado da história da humanidade. Ao ser eleito pela terceira vez, Lula soma mais de 193 milhões de votos, suficiente para deixar Putin e seus 191 milhões de votos em quatro eleições na segunda posição.

1 – Oposição

O movimento de oposição à Lula cresceu muito nos últimos anos, tanto é que por muito pouco Bolsonaro não conseguiu levar as eleições. Lula, a partir de 2024, não deverá enfrentar a oposição somente fora do Congresso, mas também dentro dele. A direita, formado por parlamentares com tendências opositoras ao governo petista, ocuparão mais de 50% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 44% das vagas do Senado.

Gostou das curiosidades sobre o nosso presidente Lula? Desejamos que Lula faça um incrível mandato e ajude nosso país a crescer novamente.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 curiosidades sobre o Presidente Lula em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário