10 maiores favelas do Brasil 2024

A desigualdade social é consequência direta das bases sobre as quais a sociedade está assentada. Durante a história, muitos filósofos tentaram entender e criar teorias sobre a origem da desigualdade entre os homens, bem como se deu a transferência do poder sobre os indivíduos para uma instituição (estado). Seja qual for o motivo, o fato é que a desigualdade existe, e o reflexo imediato desse cenário são as favelas. Apesar do Brasil possuir várias favelas, o fenômeno não é exclusivo do país, já que existem favelas em quase todos os países do planeta. Aliás, o Brasil nem é o campeão em número de pessoas morando em favelas, esse pódio é ocupado por países africanos.  Favela é o nome que se dá a um assentamento urbano informal e com alta densidade de pessoas caracterizado por moradias precárias e miséria. No Brasil, o surgimento das favelas se deu principalmente devido a migração da população rural para os centros urbanos em busca de trabalho, o chamado êxodo rural. Esse fenômeno, aliado à reconhecida dificuldade do poder público em criar políticas habitacionais adequadas, são quesitos que levaram ao surgimento das favelas e crescimento dos domicílios nelas.

10 – Heliópolis / São Paulo

A favela de Heliópolis é uma das maiores do Brasil, que fica localizada na porção sudeste da grande São Paulo. Por volta dos anos 70, a prefeitura da cidade resolveu retirar uma parcela dos moradores da favela de Vila Prudente, com instalação provisória deles nos barracos de madeira. Com a passagem do tempo, a população criou raízes no lugar, com origem de Heliópolis, a grilagem intensa de terras fez com que a população crescesse muito mais.

heliopolis-maiores-favelas 10 maiores favelas do Brasil 2024

9 – Cidade de Deus / Manaus

A cidade de Manaus conta com 50 favelas, que abriga quase 16% dos domicílios da região. Cidade de Deus é a maior delas, localizada na porção norte. A origem da favela data de 1990 e se deu com a invasão de um grupo de migrantes sem-terra na região. Com as ocupações ignoradas pelas autoridades, a multiplicação caótica ocorreu, e hoje a população soma dezenas de milhares de habitantes. Os problemas de precariedade são muito numerosos, como a falta de saneamento básico, escolas de ensino médio, além do aumento da violência.

8 – Paraisópolis / São Paulo

Paraisópolis é a maior favela da cidade, e é localizada na região sudeste da cidade, abrigando muitos moradores. O bairro é originário do loteamento de auto padrão, datado de 1921, reflexo da partição da antiga Fazenda Morumbi. Entretanto, a partir da década de 50 começaram as invasões dos terrenos pelas famílias de baixa renda.

7 – Pirambu / Fortaleza

Pirambu entra nas estatísticas como a maior favela do estado do Ceará, na porção oeste de Fortaleza. A formação da favela se iniciou no final do século XIX, com os grupos de retirantes chegando no sertão para fugirem da seca. Por volta das décadas de 1930 e 1940, aconteceram várias tentativas de remover os moradores da região. Mas eles mantiveram as suas casas, e o resultado foi as moradias precárias, sendo consideradas uma das favelas com mais problemas sanitários.

6 – Casa Amarela / Recife

A favela Casa Amarela é uma das mais antigas dessa lista, se não a mais antiga. Para se ter ideia, a favela surgiu ao redor do Arraial Velho do Bom Jesus, criado para proteger a capitania de invasores holandeses por volta do século XVII. A favela se desenvolveu com a expulsão dos inimigos, até o surgimento das primeiras ocupações irregulares. A onda de violência e a carência de saneamento básico predominam na região atualmente.

5 – Baixadas da Estrada Nova / Belém

São milhares de moradores ocupando os espaços de maneira totalmente irregular e gradativa. O acesso se da por becos e passagens muito estreitas. As casas são de palafitas, construídas sobre o canal fluvial, e extremamente precárias. Em algumas casas ainda há água em canada e eletricidade. Mesmo assim, na ausência de um sistema de esgoto, a proliferação de doenças é só mais um risco, além do aumento da criminalidade.

baixadas-melhores-favelas 10 maiores favelas do Brasil 2024

4 – Coroadinho / São Luís

A favela de Coroadinho é uma das maiores da região nordeste do país, ela é parcialmente dominada por milícias armadas e traficantes. Por causa da violência, a polícia encontra grande dificuldade para entrar nas vias estreitas e acidentadas. Apesar de ter poucos comércios na favela, sua população tem diversas opções para comprar dentro da própria comunidade que com o passar dos anos está em processo de evolução e melhorias, como pavimentação de diversas ruas.

3 – Rio das Pedras / Rio de Janeiro

Rio das Pedras figura na segunda posição das maiores favelas do Rio de Janeiro. Com milhares de moradores, a favela fica localizada na zona oeste da cidade. É uma das comunidades que apresenta maior quantidade de imigrantes vindos do Nordeste.

2 – Sol Nascente / Ceilândia

Sol Nascente é a maior comunidade do distrito federal, e abriga mais de 50 mil moradores. A formação da favela se deu na década de 60, devido ao crescimento incontrolável da população nas décadas anteriores.

1 – Rocinha / Rio de Janeiro

Ocupando o topo da lista, a favela da Rocinha é bastante popular pela quantidade de comunidades carentes nos morros da cidade, são mais de 70 mil habitantes. A origem da favela se deu no centro fornecedor de hortaliças para as feiras da zona sul, daí o nome Rocinha.

rocinha-maiores-favelas 10 maiores favelas do Brasil 2024

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 maiores favelas do Brasil 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
1 comentário
  • Responder

    25 de setembro de 2024 data da publicação. Tomei conhecimento disso hoje 15/12/2024.

    A senhora está bem mal informada, em relação ao Coroadinho, em São Luís-Maranhão!
    Cresci neste bairro e vivo até hoje e posso lhe informar que todas as descrições que a senhora utilizou são vexatórias para as pessoas que lá residem e que sabem que não é assim.
    Dominada por traficante? só porque é favela?!
    “comé q é?” vias estreitas e acidentadas? a maior parte do bairro já encontra-se em pavimentação a anos.
    Supermercados inexistentes? COMO?!se a avenida principal é tomada de mercados, mercadinhos e Supermercado!
    Feira? sem higiene?
    Faço-lhe um convite, venha visitar o Coroadinho para tomar suas próprias conclusões e publicar algo verídico e mais apurado, pq essa sua pesquisa foi bem superficial e lamentável!
    Vou fazer questão de mostrar essa reportagem, quando estiver fazendo menção a pessoas que se quer se dão o trabalho de pesquisar com seriedade e compromisso com a verdade das coisas!

Deixe seu comentário