10 melhores empresas com PLR 2024 (Participação nos Resultados da Empresa)
Olá querido leitor! O presente artigo foi escrito de modo especial para você que está querendo construir um patrimônio através do trabalho. Falo isso porque o presente artigo faz parte de uma coletânea iniciada aqui e que faz muito sucesso. Isso mesmo, o texto que você está prestes a ler vai te ajudar a entender melhor o mundo do mercado de trabalho. Você que nos acompanha por aqui já deve saber que nós possuímos o compromisso de trazer artigos voltados para o mundo financeiro para que você consiga multiplicar o seu patrimônio ou construir o seu do zero. Quando falamos em finanças pessoais, um dos parâmetros mais importantes para a sustentabilidade financeira a longo prazo é a quantidade de dinheiro que você ganha mensalmente. Naturalmente, um mesmo indivíduo pode ter várias fontes de renda, e isso é muito saudável. De modo geral, o salário mensal compõe a maior fatia da renda mensal dos indivíduos. Assim, um bom ponto de partida para se construir um patrimônio é investir em uma carreira que remunere bem. Nesse sentido, cada empresa oferece seus benefícios aos colaboradores. Hoje falaremos um pouco mais sobre a Participação nos Resultados da Empresa (PLR).
O que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?
A Participação nos Lucros e Resultados de uma empresa é uma medida adotada por diversas organizações que visa uma remuneração extra aos colaboradores de acordo com os resultados obtidos financeiramente pela empresa. Em outras palavras, PLR nada mais é do que um bônus de produtividade. As empresas costumam delimitar as metas a serem atingidas pelos colaboradores de modo global ou de maneira mais segmentada. Como resultado, a empresa consegue manter os funcionários engajados nas metas. Você certamente já deve ter se deparado com questões do tipo: “como vender PLR?”. Essas perguntas referem-se a Private Label Rights (Direitos de Marca Própria) que em nada se relaciona ao PLR das empresas.
Como funciona PLR?
Existe uma lei que rege o funcionamento da PLR, é a chamada Lei da PLR. Essa lei define a PLR como um instrumento de integração entre o capital e o trabalho e ainda como um incentivo à produtividade. Para implementar a PLR é necessário que a empresa e o empregador negociem através da comissão paritária ou acordo coletivo. Nesse momento, definem-se as regras sobre como vai funcionar essa participação, inclusive a sua vigência e os critérios de pagamento. Em termos práticos, há duas modalidades de PLR:
Resultado Global da Empresa: Os empregados recebem uma alíquota do lucro no caso em que a meta é atingida. Geralmente as metas a nível global está relacionadas ao crescimento da organização.
Esforço individual de um colaborador ou de um setor: Nos casos em que um setor ou um funcionário atinge a meta individualmente, ele irá receber uma remuneração pelos seus esforços.
Qual o valor da Participação nos Lucros?
Pela própria natureza da PLR, não há como definir um valor fixamente. Isso porque esses detalhes são fixados no momento em que é feita a negociação que eu havia citado anteriormente. É importante ressaltar, entretanto, que o calculo do bônus deve considerar critérios previstos por lei. Essas regras incluem índices de produtividade, lucratividade ou qualidade da empresa. Além de programas de metas, prazos e resultados previamente acordados.
A empresa é obrigada a oferecer o benefício PLR?
A Lei da PLR não prevê a obrigatoriedade da concessão do benefício aos colaboradores. Assim, esse benefício é oferecido aos funcionários de acordo com as estratégias da organização.
Quem não tem direito à PLR?
Primeiramente, não tem direito à PLR as pessoas que não atingiram as metas referente ao acordo entre empresa e colaboradores. Os estagiários também não possuem o direito à PLR. Além disso, funcionários afastados por acidente, doença ou licença não recebem o bônus de remuneração já que eles não contribuíram para os resultados da empresa. Por outro lado, o profissional que teve seu contrato de trabalho rescindido, deverá receber a Participação nos Lucros de maneira proporcional aos meses de trabalho.
Como fica a PLR com a Nova Reforma Trabalhista?
A Reforma Trabalhista trouxe diversas alterações na CLT e foi chama da Nova Reforma Trabalhista. As modificações se estenderam para alguns pontos da bonificação PLR, porém não foi transformada em lei e teve a vigência perdida. Com isso, a Participação nos Lucros e Resultados não sofreu alterações com a Reforma Trabalhista em 2017.
10 melhores empresas com PLR em 2024:
1- Daiso
2- Lojas Cem
3- Pernambucanas
4- Makro
5- Grupo Pão de Açúcar
6- Magazine Luiza
7- Leroy Merlin
8- Qualiciclo
9- Safra Rica
10- Telhanorte
Vale lembrar que as empresas selecionadas nesta lista, possuem um bom histórico de PLR. Como durante o artigo, as regras do PLR como a própria vigência são acordadas entre os colaboradores e a empresa. Assim, em situações nas quais não é favorável a concessão do benefício, a empresa pode suspender a PLR. Neste caso, a empresa deixaria de compor a nossa seleção.
O site mais atualizado de 2024!