Meteorologia no Brasil: História Breve
A meteorologia, que estuda os processos atmosféricos terrestres, dedica parte do seu saber à previsão do tempo. Os estudos nesta área datam desde a antiguidade, tendo ao longo dos séculos, se tornado mais precisos, com previsões de tempo e clima em determinadas regiões, mais e mais apurados.
Tudo isto fruto dos avanços tecnológicos em várias áreas, que permitem que a previsão do tempo seja uma leitura científica, nos dias que correm.
Como tudo começou?
Na verdade, estamos falando do período A.C., com os antigos egípcios tentando prever as estações de chuva e as cheias no Rio Nilo. Mais tarde, o filósofo Aristóteles, da Grécia Antiga, divide o mundo em cinco regiões climáticas e traça um esboço, do que hoje conhecemos como, o ciclo da água. Feitos que lhe valeram o título de “Pai da Meteorologia”.
Muito caminho se percorreu desde então e hoje podemos, com grande probabilidade, fazer uma previsão do tempo curitiba, por exemplo.
A meteorologia no Brasil
O primeiro observatório meteorológico no Brasil surge aquando da chegada da família real de Portugal ao Rio de Janeiro, a que D.Pedro I, em 1827, batiza de Imperial Observatório do Rio de Janeiro.
O primeiro trabalho científico reconhecido sobre o clima no Brasil é publicado por um belga, de nome. Luís Cruls, com base nas observações do tempo no Rio de Janeiro. Um estudo pouco abrangente, mas ainda assim fruto de anos de observações e investigações.
Osvaldo Weber é o primeiro brasileiro a coletar dados meteorológicos, para apuramento de dados de pluviosidade no Brasil.
Os observatórios meteorológicos seguintes são construídos em Curitiba, Porto Alegre e Manaus. Só em 1890 é instalado o primeiro observatório de natureza nacional.
Os anos de 1900 são profícuos para a atividade meteorológica, com a criação de um Departamento de Astronomia e Meteorologia, em 1907, ou com o primeiro curso universitário de meteorologia, em 1958.
Em suma
O Homem sempre teve um grande interesse em conseguir prever o estado do tempo. As previsões passaram a ser muito importantes, para evitar catástrofes e salvar comunidades. No país e no Mundo, a meteorologia é uma ciência, cada vez mais, preciosa.
O site mais atualizado de 2024!