Meteorologia no Brasil: História Breve

A meteorologia, que estuda os processos atmosféricos terrestres, dedica parte do seu saber à previsão do tempo. Os estudos nesta área datam desde a antiguidade, tendo ao longo dos séculos, se tornado mais precisos, com previsões de tempo e clima em determinadas regiões, mais e mais apurados.

Tudo isto fruto dos avanços tecnológicos em várias áreas, que permitem que a previsão do tempo seja uma leitura científica, nos dias que correm.

meteorologia Meteorologia no Brasil: História Breve

Como tudo começou?

Na verdade, estamos falando do período A.C., com os antigos egípcios tentando prever as estações de chuva e as cheias no Rio Nilo. Mais tarde, o filósofo Aristóteles, da Grécia Antiga, divide o mundo em cinco regiões climáticas e traça um esboço, do que hoje conhecemos como, o ciclo da água. Feitos que lhe valeram o título de “Pai da Meteorologia”.

Muito caminho se percorreu desde então e hoje podemos, com grande probabilidade, fazer uma previsão do tempo curitiba, por exemplo.

A meteorologia no Brasil

O primeiro observatório meteorológico no Brasil surge aquando da chegada da família real de Portugal ao Rio de Janeiro, a que D.Pedro I, em 1827, batiza de Imperial Observatório do Rio de Janeiro.

O primeiro trabalho científico reconhecido sobre o clima no Brasil é publicado por um belga, de nome. Luís Cruls, com base nas observações do tempo no Rio de Janeiro. Um estudo pouco abrangente, mas ainda assim fruto de anos de observações e investigações.

Osvaldo Weber é o primeiro brasileiro a coletar dados meteorológicos, para apuramento de dados de pluviosidade no Brasil.

Os observatórios meteorológicos seguintes são construídos em Curitiba, Porto Alegre e Manaus. Só em 1890 é instalado o primeiro observatório de natureza nacional.

Os anos de 1900 são profícuos para a atividade meteorológica, com a criação de um Departamento de Astronomia e Meteorologia, em 1907, ou com o primeiro curso universitário de meteorologia, em 1958.

Em suma

O Homem sempre teve um grande interesse em conseguir prever o estado do tempo. As previsões passaram a ser muito importantes, para evitar catástrofes e salvar comunidades. No país e no Mundo, a meteorologia é uma ciência, cada vez mais, preciosa.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Meteorologia no Brasil: História Breve O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário