10 perguntas mais comuns em entrevista de emprego que recrutadores fazem

Fala querido leitor! Está procurando por um emprego, mas tem medo do processo seletivo da empresa? Muitas pessoas ficam muito nervosas com as possíveis perguntas que podem vir de um recrutador em uma entrevista de emprego. É importante entender que as perguntas de um recrutador possuem um sentido e não devem ser respondidas aleatoriamente. Por conta disso, se preparar para responder às possíveis questões é algo extremamente importante para você sair alguns passos na frente e não ser pego totalmente desprevenido em uma entrevista de emprego. Nesse artigo você fica por dentro das dez perguntas mais comuns feitas por recrutadores em uma entrevista de emprego, o que elas significam e como responde-las. Acompanhe!

dez-perguntas-comuns-que-recrutadores-fazem 10 perguntas mais comuns em entrevista de emprego que recrutadores fazem

10 – Quais são as suas principais qualidades?

Essa é uma das perguntas que sempre aparece em uma entrevista de emprego e muita gente peca na hora de responder. Quando o recrutador te pergunta sobre qualidades, ele quer, na verdade, saber sobre as habilidades que você possui e que vão contribuir para com o seu trabalho dentro da empresa. Aqui o importante é ser sincero e, além de apostar nas suas competências técnicas, pontuar habilidades associadas a inteligência emocional.

9 – Quais são os seus principais defeitos?

Mais importante do que saber pontuar as suas qualidades, é pontuar os seus defeitos. Com essa questão o recrutador não está bancando o psicólogo para cima do candidato, mas está querendo saber quais são aquelas habilidades que você ainda não desenvolveu muito bem, quais são as suas principais dificuldades e como você as enfrenta. Ao responder essa questão, é importante deixar claro que você sabe quais são as suas dificuldades e que você já está trabalhando em cima delas.

8 – Porque você quer trabalhar nessa empresa?

Apesar de parecer uma pergunta com resposta certa, essa questão pode ser bastante complexa e dar dor de cabeça caso responda errado ou de forma genérica. Ao te perguntar isso o recrutador não quer saber se você está ali por conta do salário, porque é perto da sua casa e nem nada do tipo. Na verdade, você deve mostrar que estudou a empresa, sabe dos valores e da missão da instituição e que se identifica com elas.

dez-perguntas-mais-comuns-entrevista 10 perguntas mais comuns em entrevista de emprego que recrutadores fazem

7 – Como você se vê daqui cinco anos?

As empresas hoje em dia estão interessadas em pessoas que possuem uma projeção de futuro para construírem um plano de carreira junto à empresa. Esse é o momento de você mostrar que você possui um plano para a sua vida profissional dentro da empresa e que você sabe exatamente onde quer chegar.

6 – Porque você saiu da última empresa?

No geral, as empresas possuem uma rede de comunicação umas com as outras e procuram saber o perfil de seus candidatos em empresas em que ele já trabalhou. Logo, falar de motivos específicos não vai te ajudar muito, apenas busque ser sincero e dar um panorama geral do que aconteceu. Opte demonstrar também que está em busca de novos desafios e por crescimento profissional.

5 – Como você lida com pressões?

O ambiente de trabalho é um lugar que cobra bastante dos trabalhadores, por isso saber lidar com a pressão é muito necessário. Independentemente se você lida bem ou não com a pressão, seja sincero e conciso, traga experiências e esteja seguro da sua respostas. Em caso de uma resposta negativa, busque deixar claro que vai trabalhar para lidar melhor com as pressões.

4 – Você prefere trabalhar em grupo ou sozinho?

Ao responder essa questão você precisa demonstrar que está pronto para integrar um equipe, com a qual você exercerá as atividades diárias do cargo que você está concorrendo. Por isso, saber trabalhar em grupo é extremamente importante. Por outro lado, demonstrar versatilidade pode ser um diferencial e tanto, pois nem todas as atividades podem ser realizadas em grupos.

perguntas-mais-comuns-entrevista 10 perguntas mais comuns em entrevista de emprego que recrutadores fazem

3 – Por qual motivo devo te contratar?

Quando o recrutador te perguntar isso, saiba que está no melhor momento para você vender o seu peixe. Aqui você precisa buscar convencer o recrutador que você é a melhor escolha e que merece a vaga. Por isso pontue todas as qualidades que existem em você e que vai fazer diferença na empresa. Novamente, mostre que estudou e conhece a empresa, puxe um desafio ou meta que você sabe que a empresa possui e se conecte a ele, dizendo como você pode ajudar a empresa com isso.

2 – Qual a sua expectativa salarial?

Mais uma vez, você deve demonstrar que conhece a empresa e o que ela pode te oferecer. O recrutador precisa saber se sua pretensão de salário está dentro do que a empresa está disposta a pagar. Opte por faixas de valores ao invés de buscar um valor exato e se mostre aberto para negociações. Procure não dizer valores muito baixos, para não parece que você desvaloriza o seu trabalho, e nem valores exorbitantes que a empresa não está disponível a pagar.

1 – Você tem alguma pergunta?

Muita gente responde “não” e isso pode ser um grande erro. Quando o recrutador lhe faz essa pergunta, ele quer te ver um pouco mais espontâneo, sem toda a formalidade de uma entrevista. Se essa oportunidade lhe for dada, não a perca e faça alguma pergunta sobre a empresa, o cargo e suas atribuições. Mostre que você realmente está interessado, que é comunicativo.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 perguntas mais comuns em entrevista de emprego que recrutadores fazem O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário