16 de Janeiro 2024: Datas Comemorativas e Feriado

Fala querido leitor! Você conhece as celebrações do dia 16 de janeiro ao redor do mundo? Não? Não se preocupe que nesse artigo vamos falar sobre as principais datas comemorativas e feriado ao redor do mundo no dia 16 de janeiro de 2024. Confira!

dezesseis-de-janeiro-datas-comemorativas-feriado 16 de Janeiro 2024: Datas Comemorativas e Feriado

Dia Nacional dos Cortadores de Cana-de-açúcar

No Brasil, a única comemoração que temos no dia 16 de janeiro é o Dia Nacional dos Cortadores de Cana-de-açúcar. Um dia muito especial para comemorar uma profissão extremamente especial e importante para o Brasil não só nos dias atuais como também em toda a história do nosso país. Desde a instituição do Brasil enquanto território, a cana-de-açúcar sempre esteve presente na nossa cultura e se tornou um produto primário da nossa sociedade, se estabelecendo como um dos símbolos do Brasil em todo o mundo e uma das ferramentas centrais na nossa economia.

A cana-de-açucar chegou ao Brasil ainda no período imperial, no ano de 1532, quando Martim Afonso de Souza trouxe a primeira muda da planta ao solo brasileiro. Obviamente, entretanto, que a cana já era mundialmente conhecida ao redor do mundo e, mais que isso, já tinha muita importância em todo o território nacional, afinal de contas, era dela que vinha o açúcar, um produto extremamente caro e buscado pelas classes mais nobres e rica da Europa. Inclusive, era só essa classe que tinha acesso ao açúcar durante períodos mais remotos. Acredita-se que o processo de obtenção do açúcar a partir da cana foi estabelecido pelos egípcios e foi introduzido mais tarde na cultura europeia através dos árabes, sendo que, foi somente no século X que de fato o açúcar passou a ser cultivado em territórios como a Sicília e a Espanha. A grande valorização do açúcar naquele período se dava, especialmente, porque a cana é uma planta que não se dá muito bem com o clima seco e frio da Europa, logo o seu cultivo não era tão fácil, o que tornava o produto extremamente escasso, o que explica o seu valor e apreço dos nobres pelo açúcar. Para se ter uma ideia, os nobres obtinham o açúcar através de mercado monopolista, através de relações comerciais com os países do Oriente, que detinham toda a produção do mesmo e, portanto, abasteciam todo o mundo. O açúcar não era só usado para adoçar alimentos, muito pelo contrário. Uma vez que açúcar tinha uma ação energética, ele era amplamente utilizado como um produto medicinal, sendo administrado para os doentes, para que os mesmos pudessem ter mais energia e se recuperassem de suas doenças. Assim, era muito comum que o açúcar fosse vendido a preços exorbitantes, que equivaleriam a mais de R$ 200 o quilo e, inclusive, fossem deixados como testamento por reis e nobres aos seus herdeiros.

Em solo brasileiro, o cultivo da cana encontrou um solo fértil e as condições adequadas para a sua proliferação. Em especial no Nordeste, a cana se espalhou muito rápido e não demorou muito para que engenhos de refino de açúcar surgissem, produzindo açúcar de altíssima qualidade para a época. Na Bahia e no Pernambuco, a cana se espalhou rapidamente e com ela novos engenhos de açúcar passaram a surgir e, em pouco tempo, o Brasil foi se tornando uma potência mundial na produção de açúcar. Em cinquenta anos, o Brasil superou os países do Ocidente para tomar para si o monopólio do açúcar e a Europa se tornou o principal consumidor. Como a produção de açúcar cresceu exponencialmente, junto ao seu consumo, o preço passou a cair, mas por muito tempo foi a grande responsável por movimentar a economia nacional.

Ainda hoje, o Brasil é responsável por cerca de 30% da produção de açúcar consumido em todo o mundo, se mantendo com o monopólio desse setor, tendo, entretanto, muitos concorrentes. Muito embora nos dias atuais as máquinas tem crescido muito na atuação do setor canavieiro, os cortadores de cana ainda são figuras centrais em todo o processo, sendo os responsáveis por colher a cana assim que ela está pronta para consumo. Há algumas décadas atrás, era unicamente dessa mão-de-obra que vinha toda a cana-de-açúcar para a produção do produto final, responsável por boa parte da nossa economia. Por isso, celebrar os cortadores de cana é muito importante.

dezesseis-de-janeiro-feraido-datas-comemorativas 16 de Janeiro 2024: Datas Comemorativas e Feriado

Dia Internacional das comidas apimentadas

Você sabia que também existe um dia para celebrar a comida apimentada? Isso mesmo! As comidas apimentadas estão entre alguns dos alimentos mais queridos e também entre os mais odiados ao redor do mundo todo. Presentes na humanidade desde muito cedo, as comidas apimentadas fazem sucesso por conta da sua sensação de calor, que, por mais desafiadora que é, é muito importante na culinária em todo o globo. Por conta disso, o mundo inteiro celebra o Dia Internacional das Comidas Picantes e “Quentes” em 16 de janeiro.

datas-comemorativas-feriado-dezesseis-de-janeiro 16 de Janeiro 2024: Datas Comemorativas e Feriado

Cristianismo

Para o cristianismo, no dia 16 de janeiro são celebradas a vida e a missão de São José Vaz, o conhecido Apóstolo do Sri Lanka que dedicou sua vida para cuidar dos enfermos e necessitados. Também é comemorado os Mártires de Marrocos, um grupo de missionários que foram martirizados em uma missão na África do Norte no ano de 1220.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 16 de Janeiro 2024: Datas Comemorativas e Feriado O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário