Acesse Nossas Redes Sociais

2 Via

2 Via Cartão do SUS: Emissão

Publicado

em

Você está precisando emitir a segunda via do cartão do SUS e não sabe como? Leia atentamente a nossa matéria e saiba todos os detalhes para não perder os benefícios de utilizar o Sistema Único de Saúde, ainda mais na atualidade, em que o bem e direito à saúde pública nunca foi tão necessário.

sus-emisao-seunga-via-cartao 2 Via Cartão do SUS: Emissão

Cartão do SUS: como emitir a segunda via?

O SUS (Sistema Único de Saúde), criado por meio da constituinte de 1988, representa um caso de sucesso no tratamento da saúde pública no país, sendo considerado um dos sistemas de saúde mais completos do mundo. Além de diversos tratamentos de saúde, o sistema fornece vacinas para as mais diversas doenças, além de medicamentos e financiamento de pesquisas na área.

O sistema criou um Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como Cartão SUS, de modo a identificar todos os usuários do sistema único de saúde, conforme diretrizes e regulamentos dispostos na Norma Operacional da Assistência à Saúde NOAS-SUS 01/2001. Por meio do cartão é possível que o cidadão brasileiro tenha acesso a todos os procedimentos disponibilizados pelo SUS, seja por meio dos profissionais de saúde ou das unidades de atendimento espalhadas pelo país. Todos os profissionais de saúde e usuários do sistema recebem uma numeração única e inviolável para sua identificação.

Você fez o seu o cartão do SUS, mas está precisando da segunda via? Continue lendo a matéria para saber como.

emitir-segunda-via-carta-sus 2 Via Cartão do SUS: Emissão

Cartão do SUS: Emissão, 2 Via

Você precisa fazer o cadastro no site oficial ou então baixar o aplicativo Portal da Saúde, onde deverá informar todos os dados solicitados pela plataforma. Se você perdeu o cartão SUS, não precisa necessariamente fazer um Boletim de Ocorrência (muitas vezes disponibilizado de forma online dependendo da sua residência), mas é aconselhado que você informe sim às autoridades policiais que seu cartão foi extraviado, de forma e evitar a utilização fraudulenta de seus dados por terceiros mal-intencionados.

Veja o passo a passo para obter a segunda via do seu cartão SUS:

  • Entre no Portal do Cidadão;
  • Acompanhe o tutorial informado pelo site;
  • Caso já possua cadastro, informe o seu número de CPF;
  • Caso ainda não seja cadastrado, clique em Criar sua conta;
  • Preencha todos os dados de forma correta e completa;
  • Faça o seu login com o número de CPF e senha que você criou;
  • Será então feito o acesso ao DigiSUS, por meio do qual você pode acompanhar todas as suas informações de saúde pública, como por exemplo as vacinas que você já tomou;
  • Clique na opção “Acessar cartão”;
  • Procure a opção “Emitir segunda via.

Viu como é simples? Existe ainda uma outra forma ainda mais fácil para aqueles que já possuem cadastro prévio no site do governo federal. Confira o passo a passo lendo o restante da matéria logo abaixo e não deixe de ter o seu cartão do SUS sempre em mãos.

cartao-sus-cadastro-segunda-via 2 Via Cartão do SUS: Emissão

Cartão do SUS: como emitir 2a via

Existe outra possibilidade bastante simples de emitir a segunda via para quem já tem cadastro prévio:

  • Acesse o Portal DigiSUS;
  • Clique na opção de consulta à base de cartões de saúde;
  • Indique o seu nome, número de CPF, cidade de nascimento, nome completo da sua mãe e data de nascimento;
  • Clique na caixinha de segurança e depois em Consultar;
  • Procure a opção para imprimir sua segunda via no formato .PDF.

O Ministério da Saúde desenvolveu um sistema para facilitar o acesso do usuário a todas as suas informações de saúde pública de forma inteiramente online. No site oficial do Ministério da Saúde é possível ter acesso às dúvidas mais frequentes dos usuários, com as respostas detalhadas pela equipe do Ministério. Além disso, você terá acesso às políticas públicas mais atualizadas do governo e saberá como participar e ser beneficiado.

Não se preocupe que todos os seus dados cadastrais transferidos para a plataforma do Ministério da Saúde estarão protegidos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, de forma que o portal do governo federal garante que suas informações pessoais não irão vazar e ser acessadas por terceiros mal-intencionados, como hackers ou fraudadores.

Atenção! Nunca deixe de ter o seu cartão do SUS em mãos, pois imprevistos acontecem e pode ser necessário que você precise dos serviços públicos de saúde em um momento inesperado, como um acidente de trânsito, ou doenças inoportunas. Garanta então o seu atendimento tendo o cartão sempre junto dos seus documentos pessoais, especialmente quando for sair de casa.

Feitos os esclarecimentos na presente matéria, não deixe de aproveitar o benefício de ser cidadão brasileiro e ter acesso a um dos maiores sistemas de saúde do planeta, tendo acesso a diversos tratamentos de saúde, bem como remédios para as mais diversas doenças e que se fosse ser realizado o pagamento de forma particular, muitas vezes o usuário não teria condições financeiras de bancar. Ficou com dúvidas? Releia nossa matéria sobre a emissão de segunda via Cartão SUS.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 2 Via Cartão do SUS: Emissão em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência em treinamentos online e elaboração de artigos dos mais diversos temas para portais de notícias online.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.