2 Via do RG Sai na Hora? Muda o Número?
Em alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, o Registro Geral (RG) pode ser reemitido online e retirado na central de atendimento mais próxima da residência do cidadão.
No entanto, o processo de inscrição varia de um lugar para outro. Saiba a seguir como obter a 2 Via do RG pela internet ou de forma presencial. Vale lembrar que em caso de furto ou furto, o cidadão é orientado a registrar Boletim de Ocorrência (BO) antes de solicitar a 2 Via do RG.
Além disso, outros estados, exceto o Paraná, não permitem a inclusão ou alteração de informações em cópias obtidas pela Internet. Ou seja, os dados serão os mesmos do último documento publicado. Por isso, caso precise trocar, dirija-se à central de atendimento responsável pelo manuseio da carteira de identidade da cidade onde você mora.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o órgão que oferece a opção 2 Via do RG online é o Detran. Para fazer uma solicitação, você deve:
- Cópias de documentos anteriores feitos pelo cidadão no ponto de identificação (pessoalmente) e emitidos pelo Detran-RJ há menos de 3 anos;
- Os titulares do RG têm idade mínima de 12 anos;
- Nenhuma alteração biométrica (em caso de perda de um dedo ou parte de um dedo devido a certas amputações) em comparação com os cartões de identificação emitidos anteriormente.
Se o cidadão preencher todos os requisitos, ele deverá emitir um documento único de Arrecadação do Detran-RJ, pagar a taxa de serviço e solicitar a 2 Via do RG no site da instituição.
O prazo de entrega é de, no máximo, 7 dias úteis a contar da data do pedido. Apenas o titular deverá retirar uma cópia do RG, pois ele só será entregue após o processo de autenticação biométrica da impressão digital do cidadão.
Bahia
O governo da Bahia criou o RG Expresso para auxiliar os moradores na reemissão de documentos. Segundo o SAC Digital, que administra o serviço, uma via anterior do RG deve ter sido liberada há pelo menos 6 anos para que o cidadão conclua o processo pela internet.
Além disso, sua biometria deve ser registrada no sistema do governo. Os interessados no RG Expresso, ou 2 Via do RG, devem acessar o site do SAC Digital ou baixar o aplicativo disponível na Play Store e App Store.
Após o usuário preencher o cadastro e selecionar o ponto de atendimento do saque, ele deverá efetuar o pagamento da taxa de atendimento no banco de sua preferência. O documento leva 5 dias úteis na capital e 7 dias úteis no estado.
Goiás
No estado de Goiás, o governo criou um ambiente virtual para que os cidadãos tenham acesso a alguns dos serviços oferecidos pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil, incluindo a 2 Via do RG.
Para fazer a solicitação, o último documento do titular deve ter sido emitido há pelo menos 3 anos e seus dados digitalizados no sistema. Além disso, crianças menores de 14 anos não podem acessar o conteúdo redistribuído pela Internet.
Aqueles que atendem às condições acima precisam entrar na página do centro de autenticação de identidade virtual e clicar em “cartão de identidade”.
Após a confirmação do pagamento, as cópias serão entregues em até 10 dias para quem for da capital ou região metropolitana, ou 15 dias, para quem residir no interior do estado.
O documento só será entregue ao titular do RG, pois o sistema verifica a biometria – se você for menor de idade, deverá apresentar a certidão de nascimento e a documentação de seus pais ou responsáveis legais.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a Diretoria Geral de Perícias Médicas do estado disponibiliza a solicitação online de reprodução da 2 Via do RG. Para obter este documento online, você deve ter pelo menos 18 anos na data de emissão da última via e o documento foi emitido no Rio Grande do Sul nos últimos 5 anos.
A inscrição deve ser feita na aba “carteira de identidade” no site do Instituto Geral de Tecnologia Profissional. Avise a prefeitura para retirar os documentos e aguarde a emissão da ordem de pagamento – se o RG for furtado e você tiver um B.O. Uma vez que existe verificação biométrica, apenas será entregue ao titular.
Estado do Paraná
A Polícia Civil do Paraná é responsável pela emissão da 2 Via do RG do estado. Ao contrário de outros lugares, o governo permite que os cidadãos alterem fotos, assinaturas e outros dados pessoais, como nomes e sobrenomes.
Além disso, podem ser incluídos documentos como CPF, CNH, título de eleitor e estado de saúde.
A partir de 2012 a solicitação pode ser feita por qualquer pessoa com dados cadastrados nos sistemas do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) ou do Detran/PR e maior de 16 anos. Segundo a Polícia Civil, o prazo é de no máximo 20 dias.
São Paulo
A partir da data de publicação deste artigo, a solicitação pelo aplicativo foi suspensa. Segundo nota enviada pela Assessoria de Imprensa do Ministro da Segurança Pública do estado de São Paulo, não há previsão de quando o sistema será acionado novamente. Por isso, é necessário que você se dirija até os órgãos presenciais para realizar a emissão da 2 Via do RG, como o Detran, por exemplo.
O site mais atualizado de 2024!