2 via Funesbom Taxa de Incêndio: Como emitir, débitos, telefone

O Funesbom ou Fundo Especial do Corpo de Bombeiros é um órgão do governo que aplica recursos financeiros para cumprir as necessidades e salvar vidas e bens materiais da população.

Junto com esse órgão, surgiu a taxa de incêndio ou taxa de serviços estaduais, essa taxa é cobrada para que a prevenção de incêndios seja efetuada e para que os cidadãos fiquem seguros.

Apesar de ser uma taxa de serviço existem imóveis que não têm necessidade de ser cobrada taxa de incêndio de acordo com a Funesbom como: aposentados, pensionistas, igrejas e etc.

2-via-funesbom-taxa-de-incendio-como-emitir-debitos-telefone 2 via Funesbom Taxa de Incêndio: Como emitir, débitos, telefone

Sendo assim, o pagamento do tributo é obrigatório no estado do Rio de Janeiro, estando previsto até mesmo no código tributário do Estado e busca manter e reequipar o corpo de bombeiros.

Nesse sentido, para todos os moradores que não estiverem na lista de isentos devem pagar a taxa se não desejarem ir para a dívida ativa do Estado podendo ocasionar problemas como a marcação do seu CPF e etc.

No entanto, pode acontecer do boleto não chegar a sua residência, que não pode ser uma desculpa para não realizar o pagamento já que é uma dívida obrigatória. Ou seja, se chegar a acontecer do boleto não chegar a sua casa você deve emitir a  2⁰via Funesbom seguindo o passo a passo descrito neste artigo.

Caso ocorra de não conseguir resolver as suas questões pelo site, existem telefones e endereços que você pode ir para resolver as suas questões do Funesbom. Continue lendo e aprenda como você pode emitir a 2⁰ via funesbom:

O que é o Funesbom?

O Funesbom foi criado em 1982 por uma lei estadual e é um órgão destinado a preencher financeiramente o corpo de bombeiros, por isso o nome “Fundo especial do corpo de bombeiros”. Ou seja, ele é responsável por receber a taxa de incêndio cobrada a fim de bancar e reequipar a equipe do corpo de bombeiros com seus custos.

Esse órgão é administrado pelo CONSAD (Conselho de administração) e é presidido pelo comandante geral do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro. Ou seja, sem este órgão o corpo de bombeiros do Rio de Janeiro passaria por certas dificuldades de estruturação devido à falta de fundos.

Sendo assim, com o pensamento de ajudar a estruturação do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro foi criada a taxa de incêndio, que é um dos tributos obrigatórios do Estado.

funesbom-taxa-de-incendio-como-emitir-debitos-telefone 2 via Funesbom Taxa de Incêndio: Como emitir, débitos, telefone

Trata-se basicamente de uma taxa ligada ao imóvel cobrada anualmente para que o proprietário contribua com o corpo de bombeiros antes que a sua casa vá parar na dívida ativa.

Assim como no IPTU, a inadimplência deste tributo pode causar problemas ao proprietário, nesse caso, com 120 dias o imóvel é colocado na dívida ativa do Estado do Rio de Janeiro. Veja agora Para que serve essa taxa de incêndio e como emitir a 2⁰ via Funesbom:

Para que serve a taxa de incêndio?

A taxa de incêndio é arrecadada pelo Funesbom desde 1997 para realizar a capacitação e a compra dos equipamentos,  além de bancar a manutenção e a atualização do corpo de bombeiros.

Por mais que muitas pessoas não concordem, essa taxa é obrigatória no código de tributos do Rio de Janeiro para ser cobrada anualmente, assim como o IPTU.

Ela funciona basicamente com a emissão de um boleto em que o cidadão deve pagar mesmo que não chegue a sua residência, onde o morador precisa emitir manualmente.

O documento é chamado de DATI (Documento de arrecadação da taxa de incêndio) que costuma chegar pelos Correios as residências, mas como dito acima, pode ser que não chegue.

E por isso, muitas pessoas deixam de pagar o tributo por no mínimo 120 dias e o seu imóvel entra para a dívida ativa do Estado, o que pode prejudicar o proprietário. Veja agora como emitir a 2⁰ Via Funesbom caso você necessite:

Como emitir a 2° via Funesbom?

Caso você tenha atrasado o tributo e necessite pagar pela segunda via existe sim a possibilidade de realizar a emissão da 2⁰ via Funesbom. Siga o passo a passo:

Após isso irá aparecer a segunda via da taxa que poderá ser impressa ou paga online.

2-via-funesbom-taxa-de-incendio-como-emitir-telefone 2 via Funesbom Taxa de Incêndio: Como emitir, débitos, telefone

Contatos Funesbom

Se você deseja resolver a sua situação da taxa de incêndio como uma pessoa real, você pode fazer a ligação para um dos números Funesbom. São eles:

  • (21) 99088-6236
  • (21) 99504-4792
  • (21) 97221-2213
  • (21) 98702-9866
  • (21) 97411-0718
  • (21) 96697-2873
  • (21) 97693-3739

Por fim, esperamos que você tenha entendido tudo sobre como emitir a 2⁰ via Funesbom e te desejamos uma boa sorte no seu processo!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 2 via Funesbom Taxa de Incêndio: Como emitir, débitos, telefone O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário