5 Melhores Programas Emissor de Cupom Fiscal
Lembra quando você tinha que preencher notas à mão? Não faz muito tempo, mas aqueles com um mínimo de experiência no mundo corporativo lembram-se da quantidade de trabalho que esse requisito exigia dos profissionais do setor financeiro e de como ter um programa de faturamento gratuito tornou o processo mais fácil. Com a transformação digital, surgem novas formas de executar tarefas antigas de forma mais simples, reduzindo o tempo de execução e otimizando a precisão dos processos internos.
A emissão de notas fiscais é um exemplo de demanda afetada pelas novas tecnologias. Hoje, os sistemas digitais podem tornar o faturamento (NF) rápido, fácil e, o melhor de tudo, soluções gratuitas para empresas. As faturas são documentos importantes que registram o faturamento de uma empresa. Sem eles, uma empresa não consegue manter o controle sobre suas vendas, o que é um grande problema para a gestão empresarial e também para os controles fiscais e contábeis.
No post de hoje, você conhecerá 5 programas para emitir cupom fiscal. Antes disso, porém, você verá uma rápida observação sobre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Desta forma, todas as suas dúvidas serão sanadas. Livre-se do trabalho manual e encontre a solução que melhor se adapta às suas necessidades. Você está pronto?

Como funciona a NF-e?
Rapidamente, vamos falar sobre nota fiscal eletrônica, que são documentos emitidos pelos programas que listaremos aqui.
A NF-e foi criada para substituir os documentos fiscais físicos, ou seja, os documentos fiscais em papel. O principal objetivo da transição do real para o virtual é facilitar o controle e armazenamento das faturas, a gestão contábil da empresa e o processo de fiscalização realizado pelo fisco.
Para emitir uma fatura eletrónica deverá:
Possuir certificado digital (pode encontrar mais informações sobre certificados no site da Direção Financeira);
Conceda à sua empresa a certificação do Ministério da Fazenda (SEFAZ);
Utilize software emissor de cartão NF-e.
Quais são os planos para faturamento gratuito?
Agora, veremos algumas soluções gratuitas que as empresas podem utilizar para emitir nota fiscal eletrônica.
1-Planeja emitir faturas gratuitas do Sebrae
O SEBRAE é uma entidade focada no apoio aos micro e pequenos empreendedores no Brasil. A maior parte das suas iniciativas e projetos centra-se em fornecer soluções, praticidade e informação às PME, que são responsáveis por impulsionar grande parte da nossa economia e do mercado de trabalho. E evidente que o SEBRAE não deixa de lado os emissores de notas fiscais eletrônicas em seus projetos para facilitar a vida dos pequenos empresários. Desde 2017, a entidade dispõe de uma funcionalidade gratuita de fatura eletrónica no seu site.
O serviço era prestado pelo Ministério da Fazenda, mas hoje é administrado pelo SEBRAE, que atualiza continuamente o software para torná-lo melhor e mais fácil de usar. Todos os dados são inseridos manualmente e não há limite de número de notas emitidas. Para utilizar o programa, basta acessar o site do SEBRAE e baixar o arquivo de instalação. Em setembro de 2022, o SEBRAE lançou sua própria versão gratuita para editora. Nesta página você encontrará todas as informações sobre o sistema, as regras de uso e até um manual para tirar quaisquer dúvidas relacionadas ao funcionamento do software de emissão de cartões NF-e.
2-NotaSoft

NotaSoft é um sistema fácil de usar para emissão de notas fiscais eletrônicas. Com ele, basta se cadastrar e aguardar a liberação do código de acesso, ainda que um pouco antiquado. As NF-es deverão ser inseridas no sistema ou importadas através de arquivo de texto ou arquivo XML. Uma vez verificados os dados, a fatura passará por um processo de assinatura digital para garantir a validade das informações.
Somente após esse processo os documentos são encaminhados para a SEFAZ do seu estado, e após o retorno do Ministério da Fazenda o processo poderá prosseguir sem problemas. O sistema apresenta alguns problemas e deficiências de suporte, como não funcionar na nuvem e em computadores Apple
3-Notas grátis
O sistema Nota Grátis é baseado em computação em nuvem, o que significa que todas as suas informações ficam salvas em um servidor remoto para que os usuários possam acessar os documentos fiscais de qualquer computador com acesso à Internet. Com ele, você pode faturar de forma rápida e gratuita, além de armazenar arquivos XML na nuvem gratuitamente por apenas 30 dias. O sistema também permite o envio simultâneo de faturas para clientes e contadores e opera de acordo com todas as normas do departamento fiscal nacional.
4-NFe+
O sistema NFe+ facilita o envio, o gerenciamento e o armazenamento de notas fiscais eletrônicas. A distribuição pode ser feita em qualquer computador com acesso à Internet, não sendo necessário baixar nenhum programa para instalação. Basta inserir as informações da NFe e aguardar o sistema gerar os arquivos XML e Web DANFE.
Em seguida, ela é enviada à SEFAZ e após aprovação uma nota fiscal eletrônica pode ser emitida. A maior limitação é o número de notas. A empresa só pode emitir gratuitamente 15 NF-es. Porém, faturas tipo 55 só podem ser utilizadas para emissão porque o sistema não emite ordens de serviço.
5-FreeNF

O software oferece faturamento eletrônico gratuito e muitos outros recursos, como a capacidade de enviar faturas por e-mail, compartilhar faturas com contadores da empresa e corrigir erros de fatura.
A desvantagem é que é simples em design e uso. Embora seja gratuito, o sistema não é tão intuitivo quanto outras soluções do mercado.
Para utilizar este editor é necessário baixar o programa, pois a versão gratuita não possui a opção de operar online ou emitir faturas comerciais.
Emissores de FreeNFe emitem NFe, NFCe – Nota Fiscal de Consumo, também conhecida como Comprovante Fiscal ou Nota Fiscal PDV. A distribuição NFC-e está disponível na versão completa do sistema.
