8 dicas para gerenciar sua equipe remota da maneira certa

Nos últimos anos, muitas pessoas descobriram as vantagens do trabalho remoto e híbrido, como a redução do tempo de locomoção e maiores possibilidades de flexibilidade. Entretanto, o gerenciamento de colaboradores remotos pode criar novos desafios no local de trabalho.

Muitos líderes transformaram suas operações para se adaptar melhor a essa nova tendência, mas algumas empresas também compartilharam suas opiniões negativas sobre esse cenário, incluindo a Nike, cujo CEO culpou o trabalho remoto pela recente desaceleração da marca.

De qualquer forma, está claro que esses novos modelos de trabalho vieram para ficar.Portanto, aprender as práticas recomendadas para a gestão de equipes distribuídas e remotas pode ser a melhor maneira de aproveitar seus benefícios e superar quaisquer obstáculos, tanto para as empresas quanto para os funcionários.

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Rear View of Asian Business woman say hello with teamwork colleague in video conference when Coronavirus outbreak, Covid-19 pandemic, online meeting, Social distancing and new normal concept

1) Contrate os funcionários certos para você

Embora o recrutamento eficiente possa ser um desafio em qualquer modelo de trabalho, a contratação remota costuma impor desafios adicionais relacionados à conformidade legal, adequação cultural, compatibilidade tecnológica e headhunting digital.

A formação de uma equipe remota bem-sucedida começa com a contratação de indivíduos que não apenas são qualificados para suas funções, mas também possuem a autodisciplina e a motivação para prosperar em um ambiente de trabalho remoto.

Nesses cenários, a terceirização do processo de recrutamento pode ser uma alternativa viável para encontrar e contratar os melhores talentos adequados para suas operações. Isso já pode lhe poupar muito tempo e custos, evitando recontratações e baixas taxas de retenção.

2) Garanta um onboarding tranquilo

O onboarding é o processo de integração de um novo funcionário à cultura, políticas, procedimentos da empresa. No caso do trabalho remoto, pode ser preciso um esforço extra para garantir que um novo membro se sinta conectado, mesmo sem estar fisicamente em um local de trabalho compartilhado.

O sucesso nessa etapa pode fazer toda a diferença na produção dos colaboradores e fazer com que seus esforços deem frutos mais rapidamente. Para isso, um dos primeiros passos pode ser realizar apresentações virtuais sobre a empresa, além do apoio de materiais de consulta com informações e contatos importantes.

Não esqueça de atribuir um mentor remoto para orientar o novo funcionário durante o processo de integração. Isso pode envolver reuniões regulares por videoconferência, trocas de mensagens e acompanhamento próximo.

3) Ofereça benefícios atrativos

Ainda que o trabalho remoto ofereça vantagens atrativas para muitas pessoas, a longo prazo, profissionais podem se sentir desamparados e desvalorizados. Uma pesquisa recente sugere que colaboradores remotos têm 24% a menos de chance de  receber aumentos salariais em relação a trabalhadores presenciais.

Portanto, se você pretende manter uma equipe engajada, com baixa rotatividade de colaboradores, e mantendo os melhores talentos, é preciso pensar em compensações e pacotes de benefícios atrativos e justos, levando em consideração a realidade do trabalho remoto e seus desafios.

Além de compensações requeridas por lei, de acordo com o contrato firmado com cada profissional de sua equipe, algumas ideias que você pode pôr em prática incluem: flexibilidade de horário, auxílio home office, plano digital de saúde, e oportunidades de estudo e desenvolvimento.

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4) Descentralize responsabilidades

Qualquer tipo de empresa pode sofrer devido a um sistema hierárquico confuso e pouco produtivo. No trabalho remoto, as trocas de mensagens, faltas de respostas ou redirecionamentos desnecessários acabam custando bastante tempo de trabalho.

Por isso, distribua bem as tarefas e descentralize responsabilidades. É necessário que todos os participantes de sua equipe remota sejam o mais autônomos possível, pois a comunicação pode não ser tão instantânea como em equipes presenciais.

O gestor de uma equipe remota precisa incentivar a postura proativa dos colaboradores. Uma gestão descentralizada costuma levar em consideração acordos por tarefas, em vez de fixar-se no cumprimento de carga horária. Além disso, valorize os padrões de cada integrante e procure adaptar o time às qualidades de cada um.

5) Invista em novas tecnologias

Equipes remotas eficientes só são possíveis com o investimento em práticas culturais e tecnológicas favoráveis ao trabalho remoto. É fundamental adotar um software de trabalho que facilite a comunicação e a entrega. Há muitos que escolher, por isso, faça uma pesquisa antes de tomar esta decisão.

Isso não significa que você deve sair assinando várias plataformas pagas que se dizem milagrosas, mas pode ser que você se beneficie muito de alguns programas que facilitam a comunicação, armazenamento de dados, e organização de entregas.

O ideal é escolher interfaces digitais que são dinâmicas e fáceis de usar. Você também deve se assegurar de que todos os colaboradores dispõem do equipamento adequado para trabalhar remotamente com tranquilidade, fornecendo você mesmo os aparelhos e acessórios de trabalho, se necessário.

6) Estimule a comunicação clara

Num ambiente de escritório físico, líderes costumam dizer que a sua porta está sempre aberta, e algo semelhante deve ser feito virtualmente. Gestores precisam manter uma disponibilidade por videochamadas ou mensagens, caso os colaboradores precisem de soluções práticas no dia a dia.

Ferramentas como Slack, Teams ou Discord são excelentes para comunicação rápida e informal. Elas permitem criar canais específicos para diferentes projetos ou tópicos. É importante concentrar a comunicação em plataformas com histórico de fácil acesso, para que consultas a demandas antigas possam ser realizadas facilmente.

Por outro lado, embora seja o e-mail seja uma ferramenta mais tradicional, ele ainda pode desempenhar um papel importante na comunicação remota, especialmente para mensagens formais, como compartilhamento de documentos, acompanhamento de projetos, ou contato com clientes e parceiros externos.

7) Apoie o equilíbrio entre o pessoal e o profissional

Um tópico importante dos desafios de gerenciar equipes remotas envolve a saúde física e mental no local de trabalho. Quando as pessoas trabalham em casa ou estão isoladas de sua equipe, elas podem se sentir solitárias, ansiosas e esgotadas. É por isso que se deve prestar muita atenção à relação entre o trabalho remoto e a saúde mental.

Líderes de times podem incentivar a equipe a fazer pausas e manter limites saudáveis em relação às suas demandas e horas de trabalho. A promoção do bem-estar emocional e de limites claros entre trabalho e vida pessoal é necessária para uma equipe remota produtiva e focada.

8) Promova atividades de formação de equipes

Atividades de formação de equipes em times remotos podem aumentar a moral e até mesmo a produtividade. Como as chamadas de vídeo costumam ser o único momento em que os colegas remotos realmente se veem e interagem fora dos chats, você pode propor que pelo menos algumas reuniões sejam realizadas com as câmeras ligadas.

Além disso, outra atividade que você pode estabelecer um encontro virtual ocasional em conjunto – seja um café da manhã, um intervalo para almoço compartilhado ou um chá da tarde. A ideia é que o trabalho deve ficar fora da pauta da conversa, para que todos possam conhecer um pouco melhor de seus colegas.

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Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
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