Concurso SEDRAF 2024: Edital, Inscrições, Vagas, Salário

A Sedraf (Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar) do Rio Grande do Norte surgiu em 2019 e neste post vamos falar sobre o assunto e sobre possíveis concursos para a secretaria atualmente.

concurso-sedraf-edital-inscricoes-vagas-salario Concurso SEDRAF 2024: Edital, Inscrições, Vagas, Salário

“A secretaria assiste, prioritariamente, o pequeno e médio produtor rural, promovendo a inclusão social através do acesso à terra, regularização fundiária e apoio à reforma agrária.

Seus programas e ações têm como perspectiva a criação de alternativas autossustentáveis para as comunidades rurais, por meio da oferta de oportunidades de trabalho e renda no campo e do estímulo à cultura local.

As ações governamentais tem sido implementadas através da articulação com o governo federal, instituições representativas da sociedade civil, do movimento sindical dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar.

Governos municipais, garantindo espaços de descentralização, transparência, participação e controle social”, diz a descrição no site oficial da Secretaria.

Concurso público

Agora em 2024, a Sedraf terá o seu primeiro concurso público do ano, que já teve as inscrições encerradas no dia 3 de junho passado. Com isso, quem não se cadastrou, terá que esperar uma próxima oportunidade para conseguir.

Além disso, os salários previstos são dos mais interessantes, com variação entre R$ 14 mil e R$ 28 mil para diversas áreas.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, os cargos previstos no concurso são para engenheiro agrônomo, com duas vagas, e assistente social, com apenas uma vaga.

Por isso, para conseguir passar na prova, será preciso estudar bastante. Afinal de contas, a concorrência é grande e precisa estar preparado para conseguir entrar na Sedraf.

No entanto, para quem conseguir, será uma possibilidade de fazer uma carreira sólida, com um bom salário e um padrão de vida adequado.

“Como critérios de seleção, os candidatos serão avaliados em três etapas, sendo elas: análise documental, análise curricular e entrevista, prevista para ser realizada nos dias 20 e 21 de junho de 2024, na sede da Sedraf”, informou a secretaria, que também já fez as entrevistas com os candidatos.

Na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, o resultado do concurso será homologado também no site oficial da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar.

concurso-sedraf-edital-inscricoes Concurso SEDRAF 2024: Edital, Inscrições, Vagas, Salário

Vantagens de passar em concurso público

Para quem sonha em fazer carreira como concursado, uma das grandes vantagens é a estabilidade. Isso porque, neste caso, o trabalhador não pode ser demitido, a não ser que cometa uma irregularidade muito grande.

Normalmente, os concursados têm dois anos de fase probatória. E, se confirmarem a capacidade técnica, são de fato efetivados. Além disso, esses concursos públicos oferecem plano de carreira, com aumentos de salários e gratificações.

Outra vantagem de passar em concurso público é ter convênio médico, vale-refeição, vale-alimentação e outros benefícios. Isso sem contar na tranquilidade de quem não precisa ficar preocupado com riscos de demissão.

Atualmente, todos os órgãos públicos e autarquias no Brasil precisam realizar concurso público. Embora seja permitido que se contrate em cargos de confiança, também é necessário ter os concursados, com estabilidade, até para poder ter isonomia nas decisões.

Se não existissem os concursos públicos, muitas pessoas sem condições técnicas poderiam ser favorecidas.

Assim, o concurso público também é uma forma de fazer com que quem realmente estudou e se preparou faça jus ao cargo.

concurso-sedraf-edital-inscricoes-vagas Concurso SEDRAF 2024: Edital, Inscrições, Vagas, Salário

Como passar em concurso público?

Conseguir passar em um concurso público é algo dos mais complicados. Isso porque a concorrência é grande e exige muito preparo dos candidatos.

Atualmente, existe uma verdadeira ‘indústria’ dos concurseiros, onde as pessoas estudam e fazem cursos específicos para se candidatarem a cargos. Por isso, a disputa é grande.

Inclusive, existem técnicas específicas e é preciso ter muita atenção nas perguntas das provas, onde a concentração é fundamental. Afinal de contas, pouco adianta estudar muito e chegar na hora da prova, ficar disperso e não conseguir o seu objetivo final.

Durante o auge da pandemia da Covid-19, os concursos ficaram suspensos, isso porque seria um risco muito grande de contaminação com essas aglomerações.

Agora, com a flexibilização e o fim das restrições, é possível fazer novas provas para novos cargos.

Além disso, existem diversos níveis de concursos públicos. Então, são desde aqueles para quem tem o ensino fundamental completo até aqueles para quem tem curso superior.

Aliás, os títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado contam pontos na hora da prova. Assim, podem até mesmo definir a classificação de algum candidato.

Outra questão importante é que, mesmo quem não consegue passar de primeira, pode aguardar uma lista de espera, a segunda ou a terceira chamada.

Isso porque muitos candidatos aprovados também passam em outros concursos e não ficam em todos os lugares onde passaram.

Enfim, o concurso público é uma ótima oportunidade para conseguir um cargo melhor e também é uma maneira justa de escolher profissionais para trabalhar em locais públicos, sem indicações.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Concurso SEDRAF 2024: Edital, Inscrições, Vagas, Salário O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário