Trabalhadores apontam benefícios no acesso antecipado ao FGTS

Antecipação de recursos do FGTS possibilita a quitação de dívidas para famílias brasileiras

acesso-antecipado-ao-fgts Trabalhadores apontam benefícios no acesso antecipado ao FGTS

Uma pesquisa produzida pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e pela Zetta, plataformas que representam empresas do setor de tecnologia financeira, mostra que os trabalhadores querem ter mais liberdade para usar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

O empréstimo FGTS é um grande sucesso entre trabalhadores por ter baixa taxa de juros e possibilitar a chance de obter um bom volume de crédito. Dessa forma, o trabalhador busca ter liberdade para usar os recursos do fundo para a finalidade que desejam e na hora em que precisarem.

Liberdade para uso é o principal benefício do empréstimo FGTS

Segundo as pesquisas, mais de 80% dos entrevistados desejam ter a liberdade de escolha para usar os recursos do FGTS quando quiserem. Além disso, 90% dos entrevistados consideram importante a possibilidade de antecipar valores do FGTS através do empréstimo.

Os levantamentos também apontam que 70% dos entrevistados afirmam que ficariam insatisfeitos caso houvesse o encerramento desta modalidade. Foram feitas duas pesquisas, uma por cada organização, e foram consultadas mais de 6,5 mil pessoas durante a primeira metade de março deste ano. Os estudos adotaram metodologias distintas, mas chegaram a resultados muito semelhantes.

Maior parte dos recursos foi utilizado para quitação de dívidas em atraso

Na pesquisa da ABBC, a maior parte dos entrevistados era composta de clientes que contrataram o empréstimo do FGTS. Para 54% dos entrevistados, o valor do empréstimo foi fundamental e suficiente para atingir objetivos financeiros.

Os dados também apontam que 85% destes estavam negativados, e a modalidade foi a única linha de crédito disponível para possibilitar a quitação de dívidas. Cerca de 45% dos clientes com dívidas atrasadas conseguiram organizar a vida financeira com o empréstimo FGTS, gastando a maior parte dos recursos em despesas básicas, como moradia, água, luz e outras contas.

Taxa de juros baixa é outro grande benefício

Outro ponto apontado como benefício pelos usuários é a baixa taxa de juros do empréstimo na comparação com outras modalidades de empréstimo do mercado. Na pesquisa da Zetta, a maioria dos entrevistados apontaram que consideram contratar o empréstimo e que veem a operação como uma segurança para lidar com emergências financeiras.

Vale ressaltar que, ao optar pela antecipação dos valores do FGTS, o trabalhador não pode sacar a totalidade dos recursos de sua conta caso seja demitido sem justa causa.

Mesmo assim, o empréstimo FGTS geralmente é uma das únicas linhas de crédito disponíveis e realmente vantajosas para negativados e tantas outras famílias em dificuldade financeira. Assim, os recursos se tornam úteis para a recuperação da situação financeira de muitas pessoas.

Quais são as melhores formas de usar os recursos antecipados do FGTS?

Para solicitar a antecipação dos recursos, é fundamental entender as melhores formas de usá-lo em benefício da sua vida financeira. A seguir, entenda qual a melhor forma de utilizar este recurso e a mais indicada por especialistas.

Quitar dívidas

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada em 2023 e produzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78,9% das famílias brasileiras estão endividadas; destas, 30,3% estão inadimplentes.

Para negativados e famílias com dificuldades financeiras, usar a antecipação dos recursos do FGTS para quitar dívidas é uma excelente opção e abre espaço para uma reorganização financeira profunda, com posterior recuperação da capacidade de crédito.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Trabalhadores apontam benefícios no acesso antecipado ao FGTS O site mais atualizado de 2024!

Formado em Ciência da Computação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Marcus é natural de Chapecó/SC e apaixonado por velocidade, essa paixão o tornou especialista em escrever sobre assuntos relacionados a veículos.
Deixe seu comentário