A Popularidade Crescente Dos Ativos Digitais Nos Esportes Do Mundo Real
Os NFTs estão decolando, tanto aqui no Brasil quanto no mundo.
Campo Grande News explica como os NFTs impactaram as ruas do Brasil e viram neste ano o ímpeto do ano passado continuar. A popularidade desses ativos digitais é desconcertante para alguns, mas eles estão provando ser extraordinariamente desejáveis para muitos, principalmente em certos mercados.
Entre esses mercados está o mundo do esporte, onde os NFTs estão agora entrando em campo como commodities comerciais. Vamos ver de perto como esse desenvolvimento surgiu e o que isso significa para os fãs e investidores. Antes disso, é importante considerar o contexto ao discutir os NFTs nos esportes do mundo real de hoje, já que envolve o ressurgimento da popularidade da noção de commodities comerciais para fãs relacionados a esportes.
Você já colecionou cards ou figurinhas esportivas quando criança? Eu, já… e eles não valiam nada. Talvez eu consiga US$ 5 (R$ 25,4) por todos eles, ao contrário do sortudo vendedor de um card Alifabologet 1958 do Pelé #635, que conseguiu incríveis US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 6,62 milhões) por ele no ano passado. Pelé é um dos jogadores mais famosos do mundo, e seu card de estreante foi extremamente procurado, assim como seu primeiro adesivo oficial do México 1970. O fato é que os cards e figurinhas de colecionadores tangíveis voltaram em todos os esportes, com mercados de leilões e revendas movimentadas surgindo no universo online. Consiga o tipo certo de card/figurinha de jogador estreante quando uma nova classe entrar no seu esporte favorito, e haverá uma boa chance de que ele tenha valor daqui a alguns anos. Ou vá em frente e abra aquela caixa empoeirada de cards e figurinhas que você colecionou nos anos 90 para ver se valem alguma coisa.
Fan Tokens
Além do ressurgimento dos cards e figurinhas, também vimos o aumento de tokens criptográficos negociáveis para fãs de times e ligas específicas. Fan tokens Socios representam interesse ou até mesmo uma espécie de adesão a uma base de fãs de um time, mas também funcionam como ativos digitais que podem ser comprados ou vendidos. Os torcedores podem adquiri-los, ver seu valor mudar e manter-se, ou vendê-los. Além disso, eles já se infiltraram no futebol brasileiro; o São Paulo tem um fan token em sua plataforma. Eles também podem ser usados para obter certas vantagens para os fãs do time, como recompensas VIP, acesso a promoções e outras coisas legais que nem sempre foram acessíveis. Em resumo, este ainda é um conceito novo –– mas é possível enxergar o caminho a seguir em direção aos fan tokens, compreendendo uma espécie de mercado próprio de negociações.
A Chegada dos NFTs
Os NFTs combinam efetivamente os conceitos discutidos acima: a natureza digital dos tokens criptográficos e o conceito fundamental de cards e figurinhas. Eles podem ser tanto imagens quanto videoclipes curtos e podem ser certificados como NFTs únicos, às vezes acumulando um valor chocante. Em pouco tempo, vimos os mercados de NFT em todos os principais esportes começarem a crescer.
De fato, do ponto de vista dos fãs, os NFTs são basicamente figurinhas e cards digitalizados que podem ser coletados, mantidos e potencialmente vendidos com enorme lucro. Muitos já estão adquirindo o hábito de comprar cards e figurinhas digitais dos jovens destaques e estrelas do esporte, na esperança de ver o valor de seus ativos decolar à medida que as estrelas ascendem na vida real. Além desse tipo de uso por parte dos fãs, também é importante reconhecer que os NFTs –– como suas contrapartes físicas nas décadas anteriores –– representam fontes importantes de receita para ligas, times e jogadores também.
A plataforma de jogos Sorare leva jogadores de futebol, incluindo alguns dos ’10 melhores goleiros do mundo’ de nossa lista e permite que você os coloque em um time digital de cinco jogadores para competirem uns contra os outros. Cada card é um NFT, mas é também uma experiência gamificada que também está fortemente a ligada à paixão pela coleção de cards e figurinhas. É um exemplo de como as equipes podem usar NFTs para obter receita e potencialmente até financiar suas listas de jogadores, já que eles são oficialmente licenciados.
Jogadores profissionais podem criar e vender seus próprios NFTs para complementar seus contratos e ganhos –– algo que já surgiu como um modelo de receita inicial para atletas universitários, que foram recentemente autorizados a lucrar com seus nomes e semelhanças. Ainda podemos até ver times inteiros comprados dentro de um “novo modelo” de propriedade de times esportivos contando com NFTs, tal como o WAGMI United planeja fazer este ano. Não está claro o que isso significa para o clube da English Football League (que ainda não foi nomeado), mas temos certeza de que será um grande passo no futuro dos NFTs relacionados a esportes
Estamos prestes a ver um grande impulso no mercado esportivo de NFT, à medida que os times, clubes e ligas entram em campo. Mas já está claramente se tornando um segmento empolgante do mercado maior de NFT. Fique de olho neste espaço para obter mais notícias sobre os desenvolvimentos nos próximos meses e anos.
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