Al-Hilal (Time do Neymar) História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos
Muito vem sendo falado sobre um dos melhores jogadores do Brasil e do mundo, o Neymar! Isto por conta de seu recente fechamento de contrato com o time saudita Al-Hilal. O craque, que recentemente quebrou o recorde de Pelé atuando pela seleção brasileira, irá estrear no novo clube, de modo que muitos começam a querer saber mais e mais sobre o mesmo. Diante disto, no texto de hoje, vamos falar sobre o novo time do Neymar, o Al-Hilal. Assim, se você quiser saber mais sobre a história do time, sobre as suas principais curiosidades e sobre quem foram os seus 10 maiores ídolos, continue lendo até o final!
História do Al-Hilal
O Al-Hilal foi fundado no mês de outubro de 1957 na cidade de Riade (capital da Arábia Saudita), com o nome de El OLympy, tendo mudado de nome (para Al-Hilal) um ano depois, por ordem expressa do Rei Saud Bin Abdul-Aziz. O dono do clube, é Mohammed bin Salman, que é príncipe herdeiro do país e também primeiro-ministro, comandando o PIF, que é o fundo de investimento da Arábia Saudita. Este consiste em uma reserva financeira para se fazer investimentos, de modo que o mesmo comprou outros importantes clubes sauditas, tais como o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, Al-Ittihad, de Benzema, e Al-Ahli. Além de, é claro, o Al-Hilal, que é o time do Neymar.
Para quem não sabe, o Al-Hilal é o clube saudita mais bem-sucedido do mundo, uma vez que conta com vários títulos conquistados. Dentre eles podemos citar: Copa da Arábia Saudita (10), Campeonato Saudita (18) e Copa do Príncipe Herdeiro (13). Além disso, vale citar que o sucesso do clube vai para além da Arábia Saudita, já que é o clube mais bem-sucedido do continente asiático, diante das conquistas de duas Asian Club Championship, duas Supertaças da Ásia e duas Asian Cup Winners’ Cup.
Falando agora sobre o seu estádio, isto é, o King Fahd Stadium, este possui a capacidade par abrigar cerca de 67 mil espetadores, sendo considerado como um dos maiores estádios do país. Além disso, o estádio contém uma tribuna real, para que o Rei Fahd possa assistir e acompanhar os encontros e partidas facilmente.
Curiosidades do Al-Hilal
1. Significado do nome Al-Hilal
Para aqueles que adoram descobrir o significado das coisas, o nome da equipe tem um significado bastante curioso em árabe, uma vez que significa “Lua Crescente”. Trata-se do clube que possui a maior torcida da Arábia Saudita, sendo considerado como o “Clube dos Príncipes” e muito conhecido no país como “Al-Zaeem”, que significa, em árabe, “ O Patrão”.
2. Presidência da realeza
Uma curiosidade bastante interessante é que, desde a sua criação, o Al-Hilal sempre teve em sua presidência, membros da realeza. No entanto, isto mudou apenas quando Sami Al Jaber, tido como o melhor jogador da história do futebol saudita e da história do Al-Hilal, tornou-se o primeiro presidente que não tinha ligação à realeza.
3. Maiores rivalidades
Para os curiosos de plantão, os maiores rivais do Al-Hilal são os times Al Ittihad e Al Nassr, com os quais figuram as partidas chamadas de ‘El Clasico’ e ‘Dérbi de Riade’, respetivamente.
4. Um dos maiores das redes sociais
Uma curiosidade que talvez muitos não saibam é que o Al-Hilal é um dos clubes mais seguidos no Twitter a nível mundial, estando atrás apenas de Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Arsenal, Liverpool e Chelsea.
5. Grandes contratações
Recentemente o clube vem ganhando cada vez mais destaque diante do tamanho das contratações que vem fazendo, tal como esta do Neymar, prometendo assim muitas vitórias e conquistas pela frente.
10 maiores ídolos do Al-Hilal
Agora que você já aprendeu bastante sobre o clube e sobre a sua história, veja os seus maiores ídolos:
- Sami Al Jaber
- Yousif Althunian
- Mohammed Al Deayea
- Yasser AL-Qahtani
- Mohammed Al Shalhoub
- Bafétimbi Gomis
- Salem Al-Dawsari
- Eduardo
- Thiago Neves
- Roberto Rivellino
A maior glória nacional do Al-Hilal é o seu atual presidente, isto é, o ex-jogador Sami Al Jaber, que, pelo clube, marcou um total de 177 gols em cerca de 448 partidas, o qual é também conhecido como o maior artilheiro da história da Arábia Saudita. Yousif Althunian e Mohammed Al Deayea, por sua vez, foram outros grandes nomes que fizeram história no clube, uma vez, o primeiro marcou 183 gols em 350 jogos e o segundo ultrapassou a barreira dos 200.
É claro também que não poderíamos deixar de citar dois brasileiros que também tiveram várias conquistas pelo clube saudita, não é mesmo? Estamos falando do Roberto Rivellino, famoso “Pai do elástico” e do Eduardo (do Botafogo), os quais também foram jogadores bastante importantes para as vitórias do clube.
Por fim, se você achou este texto interessante e legal, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos ou familiares que gostem de falar sobre o mundo do futebol e de acompanhar as principais notícias. Além disso, deixe também a sua curtida e comente sobre o que mais você quer saber sobre o assunto. Nos vemos no próximo post, com mais novidades!
O site mais atualizado de 2024!