Alerta Laranja (Declínio de Temperatura): O que significa
Existem algumas classificações do INMET, sendo alerta amarelo para perigo potencial em situação meteorológica potencialmente perigosa, alerta vermelho para situações meteorológicas de grande perigo e Alerta Laranja indicando uma situação meteorológica potencialmente perigosa.
Hoje você poderá aprender mais sobre isso, e saber exatamente o que significa a Alerta Laranja. Continue lendo abaixo e veja as informações que separamos aqui no Blog HPG!
O que é o INMET?
O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET) é um órgão federal sob gestão direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), criado em 1909 com a missão de fornecer informações meteorológicas por meio do monitoramento, análise e previsão de condições do tempo e meteorológicas.
Competir ostensivamente com processos de pesquisa aplicada para fornecer informações suficientes em diferentes situações, como no caso de desastres naturais como enchentes e secas extremas que afetam, limitam ou interferem no cotidiano da sociedade brasileira.
Embora o Conselho do INMET tenha sido criado em 1909, ainda não foi reconhecido como órgão federal. Não foi até 25 de maio de 1921 que ganhou autonomia e foi aceito pela OMM e pelas Nações Unidas.
Hoje, é bastante conhecido em todo o país e tem vínculos com várias instituições internacionais de pesquisa climática.
O INMET auxilia o processo de pesquisa, pois permite compreender as condições climáticas sob as quais as mais diversas atividades são realizadas, mas sua finalidade não é a pesquisa em si, mas simplesmente o monitoramento do tempo e do clima.
Por serem dados muito importantes, as pessoas não podem acessá-los gratuitamente. Existem certas restrições destinadas a proteger o próprio Instituto, pois alguns podem fazer uso indevido desses dados ou mesmo deturpá-los, comprometendo assim a veracidade das informações fornecidas pelo INMET.
Portanto, do ponto de vista climático, o INMET pode ser considerado uma importante ferramenta social e econômica, pois seus dados são amplamente refletidos em toda a sociedade, alertando para possíveis ameaças.
Alertas públicos INMET
O sistema Alerta AS foi criado para alertar as pessoas sobre possíveis eventos climáticos severos. A plataforma é utilizada pela equipe de meteorologistas do INMET para preparar alertas meteorológicos, bem como para divulgar informações por meio de redes de computadores.
Atualmente, o sistema utiliza o formato XML – Common Alerting Protocol (CAP), que foi selecionado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Os alertas são transmitidos por diferentes meios, como o Google por meio de sua plataforma Google Announcements e smartphones por meio de aplicativos leitores de feed RSS.
Além de alertar o público sobre eventos que possam ter impacto na segurança pública, as informações do edital educam o público sobre o que pode acontecer com tais condições adversas. Os cidadãos também precisam ser orientados sobre as medidas que devem ser tomadas diante de alguns incidentes graves.
Entenda os alertas do INMET
Abaixo, você poderá entender o que é o Alerta Laranja (declínio de temperatura) do INMET, assim como as outras cores e o que significam. Confira:
Verde
A cor verde significa que não existe nada previsto, a situação meteorológica não inspira nenhum cuidado superior ou necessidade de atenção.
Alerta amarelo
A classificação de sinal amarelo é a previsão de um potencial perigo. Condições meteorológicas potencialmente perigosas. Tenha cuidado ao se envolver em atividades com riscos de natureza meteorológica.
Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra riscos desnecessários.
Alerta Laranja
Essa é uma classificação em Alerta Laranja que aponta a previsão de perigo, ou seja, um declínio de temperatura. Condições meteorológicas perigosas.
Fique em alerta máximo e informe-se regularmente sobre as condições climáticas esperadas. Entenda os riscos que não podem ser evitados. Siga os conselhos das autoridades.
Prevê-se que a precipitação fique entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, com ventos de 60 a 100 km/h. O risco real de falta de energia, queda de galhos, inundações e descargas elétricas.
Há uma chance de 20 a 30mm de chuva por hora ou até 50mm por dia com ventos de 40 a 60 km/h. Baixo risco de falta de energia, queda de galhos, inundações e descargas elétricas.
Alerta Vermelho
O alerta vermelho é a classificação para a apontar a previsão de um grande perigo. Condições meteorológicas extremamente perigosas. Fenômenos meteorológicos de intensidade incomum podem ser previstos.
O potencial de grandes danos e acidentes é alto, com riscos à integridade física e até mesmo à segurança pessoal. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas esperadas e possíveis perigos.
Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e esteja preparado para medidas de emergência.
A precipitação deve ser superior a 60 mm por hora ou 100 mm por dia. Em cidades com tais áreas de risco, o risco de grandes inundações e inundações de rios e deslizamentos de terra é alto.
O alerta vermelho é o mais preocupante, e o instituto INMET recomenda que as pessoas tomem algumas medidas preventivas que podem ajudar na proteção antes das fortes chuvas. Veja quais são essas recomendações:
- Desligue aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia
- Observar a alteração nas encostas
- Permanecer em local abrigado
- Nos casos de inundação, ou similar, proteja os pertences da água envoltos em sacos plásticos
Para consultar as informações sobre os alertas em cada estado, acesse o Site Oficial do INMET e pesquise por sua região.
O site mais atualizado de 2024!