Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Atualizar dados do Cadúnico pelo app

Publicado

em

Um dos melhores recursos que temos hoje em dia é o chamado CadÙnico, afinal, quase todos os projetos sociais precisam do banco de dados. Contudo, caso você não saiba, esse serviço requer uma atualização anual.

atualizar-dados-do-cadunico Atualizar dados do Cadúnico pelo app

Devido à necessidade de tornar o acesso a projetos sociais mais justo, houve a necessidade de criar um banco de dados. Assim sendo, o CadÙnico concentra os dados de todos os brasileiros em situação de pobreza.

Mas é preciso ficar atento, pois para continuar tendo os benefícios assistenciais oferecidos pelo Estado, esse cadastro precisa se manter atualizado.

E é isso que vamos ensinar no texto a seguir. Portanto, continue a leitura para aprender tudo isso e muito mais.

CadÙnico: o que é?

Antes de mais nada vamos explicar de maneira clara o que de fato é o CadÚnico. Apesar de ter sido introduzido com mais força nos últimos anos, o serviço existe há mais de 20 anos.

Pois é, o CadÙnico é um serviço que centraliza os projetos sociais.

Pode não parecer necessário, afinal era só passar os documentos e comprovar a necessidade do serviço social. Mas na prática isso não funciona tão simples assim, pois existem processos internos que em geral atrasam a concessão do benefício.

O Cadastro Único dos Programas Sociais veio para acelerar o processo de concessão. Quando as pessoas em situação de pobreza precisam de uma assistência do estado, elas precisam disso rápido.

Pensando nisso, no dia 24 de julho do ano de 2001, foi criado o CadÚnico, que melhorou e muito diversos processos sociais.

Na época que esse banco de dados foi criado, ele ainda não era integrado a algumas bases de dados. No caso, essas bases eram o Programa Bolsa Escola, que auxiliava diversas famílias com crianças em idades escolares.

Hoje esse projeto não existe mais, porém temos o chamado Auxílio Brasil. E para que você tenha acesso ao serviço, é preciso estar em dia com seu CadÚnico.

O processo para regularizar o serviço é bem simples e você vai aprender como nesse texto.

atualizar-dados-do-cadunico-pelo-app Atualizar dados do Cadúnico pelo app

Como obter meu CadÚnico?

A primeira etapa para aqueles que precisam ter algum benefício assistencial é a obtenção do CadÚnico, que é muito simples. Nosso país possui dois sistemas municipais que auxiliam a população em demandas sociais.

O Cras e o Creas são órgãos existentes em todos os municípios. Mas cada um possui uma função específica. O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) é o órgão que regula o CadÚnico, sendo uma das formas de obter o serviço ou de regularizar.

De forma simples, o Cras serve para resolver os problemas sociais antes que eles se tornem algo maior. Por exemplo, ao invés de solucionar o problema da fome, a função do Cras é evitar esse problema.

Porém, enquanto isso, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social serve para solucionar os problemas maiores. Então, antes de procurar o serviço, tenha isso em mente para não perder seu precioso tempo.

Para ter acesso ao CadÙnico, a melhor coisa a se fazer é realizar o pré-cadastro no app e após isso ir até o Cras do seu bairro.

atualizar-dados-do-cadunico- Atualizar dados do Cadúnico pelo app

App CadÚnico

Hoje em dia temos tudo que precisamos em nossas mãos. Os smartphones vieram para ficar e muitos o usam para realizar de tudo, desde tarefas simples até itens necessários como por exemplo o CadÚnico.

Por meio do aplicativo, disponível para Android e IOS é possível realizar diversos processos. Desde o pré-cadastro no serviço, que é o primeiro item que vamos ensinar.

Primeiro você deve acessar o site ou o aplicativo. O link do site para fazer o pré-cadastro é esse Link.

O pré cadastro requer que você envie os dados pessoais para o endereço. Após isso, será necessário ir até o Cras. Porém, é preciso ir até 120 após ter feito o pré-cadastro, pois do contrário você deverá fazer o processo de novo.

Atualizar os dados

Porém, uma outra função do app é para o processo de atualização dos dados. Todos os anos a nossa vida muda e muito, dessa forma em alguns casos pode ser necessário realizar a atualização do CadÚnico.

O processo de atualização pode servir para continuar tendo acesso a projetos sociais como o Auxílio Brasil ou cestas básicas. Talvez você já tenha visto alguma mensagem nos apps como Caixa TEM que dizem que seu auxílio esteja bloqueado.

Assim sendo, é preciso realizar o processo de atualização dos dados cadastrais. Uma forma simples de realizar isso é por meio do app. Por lá você consegue atualizar seus dados direto de casa, sem precisar ir ao Cras.

Além disso, realizando a atualização pela internet você consegue fazer tudo de casa e de maneira rápida. A atualização dos dados é necessária e você não deve adiar isso ainda mais, entre já no site ou baixe o app em sua loja de aplicativos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Atualizar dados do Cadúnico pelo app em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.