Auxílio Brasil 2024 Senha Bloqueada: Acesso e Desbloqueio
Antigamente chamado de Bolsa Família, o Auxílio Brasil vem ajudando muitos brasileiros nesse momento pós-pandemia, principalmente após o aumento do valor. Os planos são manter o pagamento em 2024.
O que se sabe sobre o Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil é um programa social destinado aos brasileiros mais carentes, em situação de pobreza (renda familiar mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210,00) e de extrema pobreza (renda familiar mensal per capita de no máximo R$ 105,00), estando disponível em todos os municípios do país. O Ministério responsável pelo auxílio é o Ministério da Cidadania.
A pobreza, infelizmente, sempre fez parte do dia a dia da maioria dos brasileiros, e pandemia acentuou essa posição em diversos níveis. Atualmente, muito se fala, por exemplo, sobre o país ter voltado ao mapa da fome, que havia sido erradicada anos atrás. Isso porque junto com o vírus, vieram também o desemprego, a necessidade de gastar o dinheiro que estava guardado, e por estar em casa a maior parte do tempo, muitas famílias assistiram as despesas aumentarem, enquanto a renda diminuía. Muitas empresas precisam reduzir a carga horária dos funcionários, e a consequência disso foi a redução também dos salários. Esse com certeza é o principalmente para manter o Auxílio Brasil em 2024.
Além disso, por se tratar de uma crise mundial, o turismo, que é a fonte de renda de muitas cidades brasileiras, também estava suspenso durante a maioria do tempo. E se pra tudo há um lado bom, muitos foram beneficiados com a criação do Auxílio Emergencial, que durante mais de 6 meses foi a única renda de muitas pessoas. Encerrado ao Auxílio Emergencial, iniciou-se o pagamento do Auxílio Brasil, que anteriormente era chamado de Bolsa Família. E o nome não foi a única mudança, atualmente as famílias beneficiadas recebem no mínimo R$ 600,00 por mês, e esse valor pode aumentar dependendo da composição da família, as mulheres que são as provedoras do lar, por exemplo, podem receber mais.
Atualmente, o plano do Governo Federal é manter o auxílio e estender para novas famílias. Para participar do programa social, basta que as pessoas que se aplicam as normas, se cadastrem no CadÚnico. Já para as pessoas que já eram beneficiados pelo Bolsa Família e estão com o cadastro atualizado, não é necessário fazer uma nova solicitação, pois a migração acontece de maneira automática.
Como receber o Auxílio Brasil 2024
As formas de receber o valor do auxílio são quatro:
- Poupança Social Digital (Caixa Tem)
- Conta Especial de Depósito à vista
- Conta Corrente de Depósito à vista
- Plataforma Social (Conta Contábil)
A Poupança Social Digital, foi criada pelo banco federal Caixa Econômica em parceria com o Governo Federal, especialmente para efetuar pagamento de Auxílio Emergencial e também do BEM (programa criado para empresas também na época da pandemia). Muitas contas foram abertas automaticamente em nome dos beneficiários que não possuíam conta corrente ou poupança. Desde o início o aplicativo vem apresentando diversas falhas, principalmente devido ao número intenso de acessos simultâneos, além disso, por se tratar de um sistema novo, é normal que passe por instabilidades e diversas atualizações até chegar na melhor versão do produto. Um dos problemas mais comuns dos usuários é o bloqueio da senha, que impede o acesso a conta e logo impede o acesso também ao valor do benefício. Veja abaixo as principais dicas para efetuar o desbloqueio da senha e receber o seu Auxílio Brasil 2024.
Auxílio Brasil 2024: Senha bloqueada e desbloqueio
No início do funcionamento do aplicativo Caixa Tem era possível que através de um mesmo aparelho celular, vários usuários, com CPF diferentes acessassem a conta social. No entanto, devido a diversas fraudes ou tentativas de fraudes, a regra foi alterada e atualmente o aplicativo permite somente um cadastro por dispositivo. Esse é um dos principais motivos de bloqueio do aplicativo e dificuldade de acesso ao Auxílio Brasil.
Nesse caso, a maioria dos usuários precisa comparecer a uma agência bancária da Caixa para efetuar o desbloqueio. Os clientes que mudaram de número ou de aparelho celular também podem acabar enfrentando o mesmo problema. Para realizar a troca de número cadastrado, assim como do e-mail, o usuário também precisa comparecer a uma agência levando um documento de identificação oficial e com foto, somente o titular pode fazer essa solicitação.
Nos casos de senha bloqueada ou esquecimento da senha, os clientes conseguem resolver o problema de maneira mais simples, caso estejam com os dados atualizados no sistema. Para isso basta acessar o aplicativo, clicar em entrar e digitar o número de CPF do titular. Na tela seguinte escolha a opção de recuperar a senha. O CPF será solicitado novamente, confirme e clique em continuar. As instruções para recuperação da senha serão enviadas para o e-mail castrados (por isso é importante que os dados estejam atualizados). Verifique sua caixa de e-mail e clique no link que enviado. Você deverá criar uma nova senha numérica e de 6 dígitos, repita a senha e confirme. Em caso de seguir todo o passo a passo e ainda assim não conseguir acesso, compareça a agência mais próxima.
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