Previdência Social Reclamações: Telefone, Ouvidoria

Você já sabe o que é Previdência Social? Essa é uma forma de seguro no qual os trabalhadores de carteira assinada estão incluídos automaticamente.

Porém, em alguns casos essa pessoa pode precisar utilizar a ouvidoria, ou a Previdência Social Reclamações, entre outras opções de contato. Abaixo você poderá ver como acessar esses canais, e entender de uma vez por todas como funciona este benefício. Boa leitura!

previdencia-social.jpg-e1644966778872 Previdência Social Reclamações: Telefone, Ouvidoria

O que é a Previdência Social?

Esse termo é muito conhecido, mas nem todos sabem o que é a Previdência Social. Pois bem, trata-se de um seguro social que o trabalhador participa automaticamente através das contribuições mensais.

O benefício da contribuição é conseguir garantir para o trabalhador segurado uma renda no momento que ele não puder mais trabalhar, ou seja, quando este se aposentar.

De forma mais simples, a previdência social é um sistema público que visa garantir as aposentadorias dos trabalhadores no Brasil.

Além de proteger o funcionário para ter sua aposentadoria, a Previdência tem a missão de proteger esses trabalhadores contra os riscos econômicos. Por exemplo, perder rendimentos por conta de doenças, invalidez e outros problemas.

Esses sistema não oferece apenas as aposentadorias, mas também os benefícios como o salário-maternidade, pensão por morte e auxílio doença.

Como a Previdência Social funciona?

A Previdência Social funciona com as mesmas lógicas utilizadas em um seguro comum. Então se cada um funciona por conta da existência dos subgrupos, alguns superavitários, outros deficitários: esses são sustentados por outros.

Mas o que isso quer dizer? Simples, as contribuições feitas pelos trabalhadores ativos servem para custear os benefícios dos funcionários inativos, sendo os aposentados, pensionistas e muitos outros.

As receitas são as contribuições feitas pelos empregadores, de empregados e da união, com contribuições sociais e receitas do orçamento fiscal.

Para os trabalhadores, a contribuição é descontada de forma automática pela própria previdência social, sendo algo feito todo mês.

O valor da contribuição varia de acordo com o salário do trabalhador, sendo basicamente a remuneração de cada contribuinte. A partir disso, existe a alíquota específica para determinar a porcentagem que deverá ser descontada do salário.

Contribuição com INSS

Todas as pessoas devem contribuir com o INSS para conseguir habilitar o direito de aposentadoria do Sistema Público. Em geral, o trabalhador de carteira assinada é denominado como Segurado Obrigatório, pois passa a contribuir com o INSS de forma automática.

Qualquer atividade remunerada resultante de um vínculo empregatício, está devidamente condicionada à contribuir, estando sob pena de estar cometendo crime de sonegação fiscal se não fizer a obrigatoriedade.

Aqueles que não exercerem nenhuma atividade remunerada são conhecidos como segurados facultativos, e sua contribuição não é obrigatória, mas o INSS oferece a possibilidade de conseguir se aposentar mesmo sem estar empregado.

Nesse caso, é necessário se inscrever na Previdência Social e fazer o recolhimento pela GPS (Guia da Previdência Social) mensalmente, ou seja, fazer o pagamento deste boleto.

previdencia-social-reclamacoes.jpg-e1644966799306 Previdência Social Reclamações: Telefone, Ouvidoria

Previdência Social pública e Privada

Na previdência social, as rendas são distribuídas entre aqueles que são trabalhadores aposentados ou os que perderam a capacidade de trabalhar por motivo de doença, acidentes, desemprego involuntário, morte e outros motivos.

As contribuições mensais para o fundo da previdência, dos funcionários formais quando os servidores públicos segurados e os seus dependentes, possuem direito à seguridade social.

Porém, em alguns casos, poderá haver defasagem entre os salários recebidos e o valor do benefício. Isso acontece pelo limite que é dado de acordo com o teto, ou seja, o valor máximo que será pago ao segurado.

Para esse grupo de pessoas, a opção mais comum é adotar o Sistema de Previdência Complementar.

Nela, o segurado vai aplicar um valor mensal ao fundo privado que irá acumular recursos que serão utilizados posteriormente, para conseguir custear a aposentadoria futura.

Dentre as modalidades, o segurado poderá escolher entre receber a renda vitalícia ou temporária, variando de acordo com o tipo de seguro contratado.

Portanto, quando mais breve ele conseguir ingressar na Previdência Privada, menor será o valor de contribuição e os benefícios pagos serão maiores.

É importante compreender que a contratação de um previdência complementar não anula nenhuma das contribuições com o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) do INSS, sendo algo obrigatório.

previdencia-social-telefones.jpg-e1644966818910 Previdência Social Reclamações: Telefone, Ouvidoria

Previdência Social Reclamações

A Previdência Social Reclamações é um canal onde é possível ver o que outros trabalhadores estão falando, e tirar as suas dúvidas utilizando o que os funcionários do INSS respondem nessas reclamações.

A Previdência Social também possui a ouvidoria, sendo algo criado pelo governo para possibilitar que os cidadãos e segurados possam denunciar, reclamar, elogiar, dar sugestões e fazer solicitações ao INSS.

Também é possível fazer sua reclamação sobre a revisão que foi solicitada ao Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS) após ter entrado com o recurso do INSS.

Existe a possibilidade de reclamar na ouvidoria através do telefone 135, ou no site do Ministério da economia.

Fazendo uma ligação, aperte a tecla número 4 ou * (estrela) para fazer uma denuncia anônima. O atendimento funciona das 7h até às 22h, de segunda a sábado.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Previdência Social Reclamações: Telefone, Ouvidoria O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário