Banho de Alecrim: Para que serve e como preparar

Banho de Alecrim é um recurso que muita gente usa e que, na prática, tem um efeito mais psicológico do que prático. Quem entende que o banho de alecrim pode ajudar, também pode perceber o seu uso e ser uma importante alternativa para o dia a dia.

banho-de-alecrim Banho de Alecrim: Para que serve e como preparar

Isso porque muitos consideram que esse tipo de banho ajuda, entre outras coisas a tirar o ‘mau olhado’ e as energias negativas. Além disso o chamado banho de alecrim também pode ter a função de recarregar as energias.

Então quando se sentir cansado, desanimado e até mesmo com a autoestima lá embaixo, esse recurso poderá ajudar e fazer a diferença. E para quem eventualmente não acredita e se coloca cético quanto a isso, uma coisa é certa: se não fizer bem ao menos também não vai fazer mal.

Banho de Alecrim não tem contraindicação

Agora o que também vale ressaltar é que o Banho de Alecrim não tem nenhum tipo de contraindicação. Ou seja qualquer pessoa pode tomar, até porque se trata de uma planta natural e que apenas vai ter o contato corporal.

Até onde se saiba não existe nenhum tipo de reação alérgica ao contato com o alecrim, portanto não se deve temer o banho de alecrim no dia a dia. O alecrim é uma planta que também é muito conhecido por conta de seu aroma característicos.

Embora tenha surgido na região do Mediterrâneo, também é facilmente encontrado por aqui no Brasil. Essa planta já teve uso milenar e os antigos romanos também consumiam bastante de diversas maneiras. Inclusive há que diga que o alecrim tem função anti-inflamatória.

No entanto também vale lembrar que, se tiver algum problema de saúde, deve primeiramente encontrar um médico e buscar ajudar. Jamais deve usar o alecrim para se tratar sozinho, mas podemos usar a planta como um complemento e como um método específico para usar no dia a dia.

banho-de-alecrim-para-que-serve Banho de Alecrim: Para que serve e como preparar

Como preparar o banho de alecrim

Agora o banho de alecrim é muito popular no Brasil, principalmente por conta de rituais indígenas e de algumas religiões de origem africana. Então tem toda uma questão cultural envolta ao procedimento.

Quanto ao preparo do banho de alecrim, podemos separar dois litros de água em um recipiente, como uma panela grande. Então vamos pegar essa água e colocar no fogão, deixando esquentar por cerca de 10 minutos, que já é o suficiente.

Se deixar muito mais tempo, poderá queimar a pele e sofrer problemas. Então, é importante sempre ter o máximo de cuidado. Depois precisa separar uma quantidade determinada de alecrim seco, normalmente um punhado que caiba na mão.

Não existe uma quantidade específica de quantas folhas vamos usar. Quando chegar aos 10 minutos da água fervida, coloque o alecrim e espere mais alguns minutos. Em seguida deve retirar do fogo e esperar esfriar um pouco, até a água ficar morna, de forma adequada ao banho.

Mas devemos antes tomar o banho normal, no chuveiro e fazer a higienização adequada do corpo, como sempre fazemos. Apenas depois disso, vamos pegar a água com o alecrim e começar e nos molhar, preferencialmente do pescoço para baixo.

Depois uma boa dica é esperar secar naturalmente, sem passar toalha e na hora do procedimento do banho. Uma dica é pensar em coisas positivas, procurando melhoras na nossa vida e algum sonho a ser alcançado.

Segundo muitos especialistas no assunto o momento ideal para fazer um banho de alecrim é durante o período da lua minguante, para que o resultado seja ainda mais efetivo. No entanto não existe necessariamente essa obrigatoriedade da lua, já que varia de algumas culturas para outras.

banho-de-alecrim-para-que-serve-e-como-preparar Banho de Alecrim: Para que serve e como preparar

Chá de alecrim

Por fim vale lembrar que podemos fazer o chá de alecrim para beber. Nem todo mundo gosta de chá, mas isso é uma possibilidade e uma viabilidade de uso dessa planta tão importante e milenar.

Desta maneira quando não quiser tomar banho de alecrim, pode fazer o chá, que pode ter o mesmo efeito para bons fluídos das pessoas. Isso sem contar também o efeito anti-inflamatório, mas sempre lembrando que não se deve jamais abrir mão de um acompanhamento médico especializado.

Porém o chá de alecrim é algo muito importante para o cidadão que acredita nesses bons fluídos. E a própria planta é um recurso dos mais interessantes. E para quem mora em algum lugar específico, que tenha espaço para plantação pode ser uma boa oportunidade também de garantir o seu próprio pé de alecrim.

Consequentemente também poderá aumentar a frequência do banho do alecrim para melhorar os bons fluídos. Ainda assim também vale ressaltar que não se tem uma quantidade mínima ou máxima do banho de alecrim para se fazer durante a semana ou durante o mês e o ano.

O mais importante mesmo é se sentir bem com o banho de alecrim e conseguir os resultados desejados com esse recurso.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Banho de Alecrim: Para que serve e como preparar O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário