BNCC O que é? Para que serve e Como Funciona

A BNCC foi oficialmente publicada no dia 22 de dezembro de 2017. A partir de sua implantação, todas as instituições de Educação Básica receberam a orientação de seguir as normas que constam nesse importante documento. Afinal, o significado de sua sigla é Base Nacional Comum Curricular.

Dessa forma, ela contém diretrizes e orientações que buscam otimizar a Educação brasileira. Sobretudo, porque a sociedade passa por diversas mudanças. Assim, as escolas devem estar aptas a formar estudantes que possam compreendê-las. Além de fazer parte delas de forma integral e contribuidora.

Já existia, desde a Constituição de 1988, um projeto que visava formular a BNCC. Contudo, sua primeira publicação aconteceu apenas no ano de 2015. De forma que a BNCC de 2017 trata-se de uma reedição que tem por objeto se adequar melhor ao mundo que, hoje, é tão diferente de como era em 2015 em diversos aspectos.

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Se você quer saber mais detalhes sobre a BNCC, acompanhe nosso artigo. Aqui, você entende melhor para que serve e como funciona esse documento. Além de encontrar algumas curiosidades muito instrutivas sobre a implementação do mesmo nas escolas. Veja agora mesmo!

Qual é a utilidade da BNCC?

Em poucas palavras, a BNCC serve como um modelo que norteia todos os currículos escolares da Educação Básica. Não importa se são escolas municipais, estaduais ou federais. Afinal, ela procure reunir, orientar e informar os profissionais da Educação acerca das habilidades a serem desenvolvidas com os alunos.

A versão publicada no dia 22 de dezembro de 2017 revê pautas que podem ser consideradas obsoletas. Assim, procura se desvincular de um modelo mais tradicional que se prende somente à sala de aula. Na verdade, se propõe um trabalho muito mais interdisciplinar que se volta ao aluno em si.

Por isso, são abordadas competências voltadas para os campos humanos, éticos e, inclusive, técnicos. Com isso, o objetivo principal é que os estudantes possam adquirir e desenvolver as habilidades de reflexão, análise e comparação do mundo que os cercam. Estando, assim, aptos para viver plenamente em sociedade.

Implementação da BNCC nas escolas

Buscando uma organização mais orgânica, a BNCC divide suas diretrizes em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Dessa forma, quando as escolas a utilizam para adequar seus currículos, têm uma visibilidade mais clara das necessidades de cada faixa-etária.

O conteúdo, de fato, desse documento também está disposto de forma bastante organizada e clara. Assim, não ficam ambiguidades em torno de questões importantes, evitando gerar disparidades dentro da rede de ensino. Para todos os seguimentos, são compreendidos:

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  • Direitos de aprendizagem;
  • Campos de experiências;
  • Competências gerais;
  • Eixos estruturais;
  • Ponto de desenvolvimento de cada seguimento;
  • Foco principal de cada um dos seguimentos.

A primeira coisa a ser feita dentro das instituições de ensino, que devem se adequar à BNCC, será organizar uma revisão do Projeto Político Pedagógico vigente. As instituições devem reunir os seus profissionais para que sejam responsáveis em fazer a reelaboração que abarque todos os dispositivos previstos pelo documento.

Outro ponto muito vital para a proposta da BNCC é a formação continuada do corpo docente. Já é possível encontrar grandes avanços dentro desse tópico. Em Juruti, no Pará, foi organizado um Fórum sobre o documento. Assim, tanto professores quanto a comunidade escolar ficaram cientes das mudanças.

Quais são as competências previstas pela BNCC?

Como já ficou claro, o documento se organiza de forma a otimizar sua leitura e sua interpretação. Assim, a aparição de ambiguidades ou de disparidades é bastante reduzida. Além disso, é essencial chamar atenção para as dez competências previstas por ele. Portanto, veja:

  • Valorização e utilização de conhecimentos construídos historicamente;
  • Exercício da curiosidade intelectual e embasamento nas ciências;
  • Valorização e abordagem de movimentos artísticos e culturais;
  • Uso de diferentes tipos de linguagens;
  • Utilização, criação e compreensão de tecnologias digitais;
  • Valorização da diversidade de saberes e vivências culturais;
  • Argumentação pautada em fatos, informações e dados confiáveis;
  • Conhecimento e apropriação de si, além do cuidado com a própria saúde;
  • Exercício do diálogo, da empatia e da cooperação;
  • Autonomia dentro dos âmbitos sociais e coletivos.
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Em cada um dos seguimentos, seja Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio, essas competências são abordadas em diferentes profundidades. Afinal, as escolas têm que ajudar seus estudantes na construção do conhecimento de forma enriquecedora. Por isso, se opta por etapas de acordo com a idade.

Portanto, com a BNCC, fica claro que o rumo que a Educação Básica está tomando abarca muito mais do que apenas conhecimentos teóricos. Dentro das escolas, os alunos aprendem a conviver em sociedade e começam a entender de que vale a ética e cidadania.

Dessa maneira, estes alunos estão sendo preparados para ter uma boa convivência com outras pessoas. Isso fará com que se tornem adultos que venham a somar na sociedade. Assim como lhes dando instrução adequada para melhorar sua convivência interpessoal até mesmo em seus futuros empregos.

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Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
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