Boleto MEI Vencido: Como imprimir, 2 Via Atualizada
Atualmente, milhares de brasileiros tem criado seus próprios negócios e se tornado Microempreendedores Individuais. Tal situação trouxe muitas vantagens para as pessoas que trabalhavam informalmente, visto a possibilidade de regularização do trabalho e de competição com outras empresas. Além disso, estes empreendedores tem direito a receber diversos benefícios, como por exemplo o direito previdenciário.
Como MEI, é necessário realizar o pagamento de uma taxa mensal, o qual é de fundamental importância para ficar em dia com a Receita Federal e evitar problemas futuros. No entanto, na correria do dia a dia, sabemos que nem sempre as coisas acontecem da forma que desejamos e, seja por falta de tempo, por um mero esquecimento ou por uma situação financeira apertada, muitos podem acabar esquecendo pagar o boleto.
Neste artigo iremos orientá-lo sobre o Boleto MEI Vencido, e ensinaremos como funciona o processo para imprimir e emitir a 2 via Atualizada. Assim, acompanhe a leitura até o final para ficar por dentro do assunto!
Boleto MEI: O que é
Como citado anteriormente, uma das principais obrigações de ser microempreendedor individual é pagar mensalmente os tributos da empresa através do documento de arrecadação do simples nacional, que é o DAS MEI. Este documento é atualizado anualmente de acordo com o salário mínimo e reúne os principais impostos que devem ser pagos por um empreendedor individual, micro ou pequena empresa, em uma única guia, que correspondem ao INSS, ISS e ICMS.
Dessa forma, o DAS MEI é um documento muito importante para o MEI, uma vez que garante a regularização do seu negócio e proporciona inúmeros benefícios, como o direito ao recebimento de auxílios governamentais e previdenciários.
Boleto MEI Vencido: Como imprimir e tirar a 2 Via Atualizada
Caso você tenha esquecido e precise regularizar sua empresa pagando o Bolei MEI Vencido, saiba que o processo para o imprimir é bem simples. Portanto, fique tranquilo, pois é possível emitir a segunda via do boleto e, após o pagamento, os valores serão automaticamente corrigidos.
O processo para imprimir o boleto DAS MEI atrasado é o mesmo realizado para emitir na data correta de pagamento, a única diferença é que os valores estarão maiores, pois estarão acrescidos de juros e multas por conta do atraso. Assim, para realizar a emissão do boleto DAS MEI, siga o passo a passo:
- Acesse o portal do empreendedor, dentro da plataforma de serviços do governo federal, clicando aqui;
- Clique na opção “Já sou MEI”;
- Em seguida, selecione o campo “Pague sua Contribuição Mensal”;
- Você poderá escolher entre diversas opções, sendo elas “Pagamento Online”, “Débito Automático”, “Boleto de Pagamento”, “Restituição”, “Parcelamento”, “O que você precisa saber sobre o DAS” e “Ajuda”;
- Ao clicar na opção “Boleto de Pagamento”, você será direcionado a uma guia do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI);
- Coloque o seu CNPJ completo, escreva os caracteres necessários e clique em “Continuar”;
- Em seguida, irá aparecer uma tela com seu nome e com os dados da sua empresa, confira-os e clique em “Emitir guia de Pagamento (DAS)”
- O próximo passo é informar o Ano-Calendário em que deseja emitir o boleto e clicar em “Ok”;
- Após isso, selecione a opção “Atualizar valores” e depois em “Apurar/Gerar DAS” e “Pagar online”;
- Dessa forma, seu boleto será gerado e você poderá imprimi-lo selecionando a opção “Imprimir/Visualizar PDF”;
- Finalmente, clique na opção “Consultar Extrato/Pendências”, desça a tela para solicitar a visualização do extrato em PDF. Assim, você poderá visualizar o comprovante e imprimi-lo.
Viu só como é simples e fácil realizar o pagamento do boleto MEI Vencido e voltar a ter a situação da sua empresa regularizada? Vale lembrar que os passos também se aplicam para a geração da segunda via do boleto.
Vale lembrar que data de vencimento do boleto MEI é sempre no dia 20 de cada mês e, caso este dia coincida com um final de semana ou feriado, o pagamento pode ser realizado no primeiro dia útil seguinte. No entanto, caso atrase o pagamento, você terá que arcar com a cobrança de multas e juros encima do valor do tributo mensal. A multa corresponde a 0,33% por dia de atraso, e é limitada a 20% do valor total, já os juros são cobrados de acordo com a taxa Selic.
Boleto MEI Vencido: Como imprimir e tirar a 2 Via Atualizada via App
Para aqueles fãs de apps, há também a opção de pagamento via aplicativo “MEI -Governo do Brasil”. Basta fazer o download através do Google Play ou da Apple Store e seguir os passos:
- Abra o aplicativo “MEI -Governo do Brasil” em seu smartphone;
- Faça o login informando o seu CNPJ MEI, para ter acesso aos serviços disponíveis.
- Busque pela opção “Pague sua Contribuição Mensal” e “Emitir sua fatura MEI vencida”
- Escolha a opção “Emitir DAS”;
- Informe o ano calendário;
- Faça o download ou imprima o PDF dos boletos.
Por fim, neste artigo, você pode conhecer mais sobre o MEI e aprendeu a realizar a emissão da 2 via e do Boleto Vencido, informações muito úteis e importantes para aqueles que são ou que desejam se tornam empreendedores. Assim, aproveite para compartilhar esta leitura com seus amigos e familiares que tenham interesse assunto!
O site mais atualizado de 2024!