Bootcamp: Saiba o que é como participar
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Portanto, desde cedo, é preciso de qualificar e dominar algumas habilidades. Desta maneira, uma das possibilidades é através de um bootcamp.
Ou seja, neste caso, se trata de um treinamento intensivo para um determinado setor, geralmente no ramo da informática.
Desta maneira, o estudante participa de um trabalho quase que em tempo integral e, em poucas semanas, já vai aprender a fazer programação, por exemplo.
Cursos em poucas semanas
Justamente por ser algo dos mais intensivo, que inclui até final de semana, os bootcamps costumam durante também apenas algumas semanas. Isso porque, no período preparatório, o intensivo é muito forte. E as pessoas acabam aprendendo da melhor maneira.
Então, essas novas tendências de qualificação surgiram nos Estados Unidos, justamente por conta da necessidade da formação cada vez mais rápida e eficaz de novos profissionais.
Afinal de contas, tempo também é dinheiro. E, muitas vezes, envolve muito dinheiro.
Mas, como curiosidade, o termo bootcamp surgiu dos antigos treinamentos militares norte-americanos, sempre feitos com muita intensidade. Isso porque os Estados Unidos são a maior potência militar do mundo, ao lado da Rússia.
Para quem serve o bootcamp
Atualmente, os jovens estudantes e também recém-formados procuram os cursos no formato bootcamp. Isso porque muitos também querem trocar de emprego e nos métodos tradicionais de ensino, a qualificação é muito demorada.
Por isso, a opção do bootcamp acaba sendo a mais recomendada. No entanto, existem algumas características diferentes no bootcamp.
Por exemplo, tem escola, como a Lewagon, onde o bootcamp acontece de duas formas. Uma delas é fulltime, onde o aluno leva nove semanas para aprender todos o conteúdo necessário.
Já a outra é part-time, onde se aprende tudo em meio período, mas o tempo de aprendizado é maior, chegando aos 24 meses.
Aliás, neste segundo caso, é mais aconselhável para quem trabalha ou estuda. Afinal de contas, fazendo o curso em meio período, terá tempo para realizar outras atividades paralelas, sem precisar abdicar de uma ou de outra neste momento.
Mais flexibilização no conteúdo
Frequentemente, muitas pessoas trocam a opção de fazer um curso superior em quatro ou cinco anos para fazer um bootcamp. De acordo com especialistas, um não é melhor do que o outro. No entanto, cada um tem características diferentes.
Até porque na universidade o jovem terá mais tempo até para se sociabilizar. Enquanto isso, em um bootcamp, o foco é 100% no aprendizado.
Além disso, no ensino superior ou técnico convencional, o conteúdo que se ensina é fixo e já previamente definido no início do curso.
Por sua vez, no caso do bootcamp, é possível uma flexibilização maior do conteúdo. Até porque o mercado está muito dinâmico e exige um pouco mais de conhecimento e mudanças eventuais para se adaptar a uma determinada demanda.
Bootcamp voltado para a tecnologia
Na maioria das vezes, o bootcamp é voltado para jovens que buscam conhecimento na área de tecnologia e informática. Por exemplo, é o caso de linguagens como o JavaScript. Desse modo, esse curso intensivo pode ser dos mais interessantes.
Além disso, no bootcamp os estudantes aprendem coisas em menos tempo e contam sempre com o suporte necessário dos profissionais capacitados. Isso sem contar nas comunidades virtuais de apoio.
Por exemplo, muita gente prefere estudar de forma autodidata. Ainda mais em temos de internet, conseguir informações sobre programação pela rede não é uma tarefa tão difícil.
Entretanto, sempre existe o risco de se aprender de maneira errada e o aprendizado vai ficar prejudicado. Por isso, o bootcamp se torna um alvo interessante e viável para muitos jovens.
Inclusive, se souber pesquisar, pode encontrar até mesmo cursos gratuitos ou com preços acessíveis para iniciar um aprendizado intensivo e de qualidade comprovada.
Prática
Agora, um dos diferenciais dos cursos no formato de bootcamp são através de treinamentos práticos. Isto é, o estudante não vai ficar apenas na teoria e vai poder ver, “in loco”, como funciona determinado trabalho.
Até por conta disso, muitos jovens procuram o bootcamp, afinal de contas, o mercado está cada vez mais concorrido e, neste momento, tudo o que puder servir como diferencial, poderá valer para conseguir um posicionamento no mercado de trabalho.
Confira algumas oportunidades para trabalho em bootcamp
Por fim, vamos mostrar alguns endereços que oferecem formação em bootcamp. No entanto, existe centenas e milhares de opções para conseguir aprender. Alguns deles, como dito, são gratuitos.
Por exemplo, o Santander possui um programa 100% online e gratuito para bootcamp. Para saber mais, é só entrar neste link.
Outro curso é o IGTI, que também pode ser feita a inscrição pela internet, direto no site oficial da empresa.
Mais um curso disponível é na Universidade do Intercâmbio, com algumas possibilidades. Basta conferir no site e obter mais detalhes sobre os assuntos disponíveis para os curso. Enfim, são muitas as possibilidades de bootcamp no mercado.
O site mais atualizado de 2024!