Carros Jaecoo é bom? Vale a pena comprar?
A Jaecoo é uma fabricante chinesa de carros, entre as muitas existentes no momento. Entretanto esta especificamente só chegou ao Brasil recentemente, com estreia agora em 2024, especialmente no nicho de SUVs.
Mas por se tratar de uma marca nova, a Jaecoo sempre gera desconfiança e um certo temor natural do consumidor brasileiro. Afinal de contas na hora de investir cerca de R$ 100 mil em um carro novo.
Tem que ao menos ter a certeza de que se trata de algo bom com qualidade, para não se perder dinheiro com uma ‘barca furada’. Desta maneira já há muita gente de olho na Jaecoo e buscando informações sobre a empresa chinesa.
Aliás a Jaecoo ainda é pouco conhecida até mesmo fora do Brasil e tem mais destaque apenas na China. Neste post vamos falar um pouco mais sobre a nova marca no mercado brasileiro. E mostrar se realmente vale a pena comprar o veículo deles.
Quais os carros da Jaecoo no Brasil?
Inicialmente a expectativa é de que a Jaecoo tenha dois novos carros no mercado brasileiro, todos eles apostando no modelo híbrido. Ou seja, que andam tanto com gasolina quanto com eletricidade.
Um deles é o J7 híbrido plugin, um carro que está em desenvolvimento e está dentro do segmento de SUV. Até porque atualmente, esse modelo de carros é um dos mais procurados e de maior sucesso dentro do mercado brasileiro.
Então de olho neste nicho, a Jaecoo está apostando nos novos carros e com essa característica. Outro modelo também entre os SUVs o Jaecoo 8, que é de 7 lugares, uma tendência que também vem crescendo no mercado brasileiro.
Aliás falando em tendência, o fato é que as fabricantes chinesas já são uma grande realidade por aqui e não vão mais embora. Até porque o custo dos carros chineses costuma ser mais barato (ou, menos caro) no cenário automobilístico atual.
Consequentemente sempre vão existir modelos diferenciados e várias opções para os consumidores. E a Jaecoo é uma delas, que está chegando no mercado brasileiro.
Ponto positivo para a empresa
Quanto à confiabilidade, é importante lembrar que a Jaecoo pertence ao grupo Chery. Então como a Chery já é estabelecida por aqui e tem até fábrica no Brasil, isso é um ponto que faz com que a empresa da Jaecoo também se torne confiável.
Outro ponto, o Jaecoo 8 é apontado como um ‘irmão gêmeo’ do Tiggo 9 o SUV da Chery que de certa forma, já se consolidou no mercado brasileiro.
Olhando por esse aspecto, também dá para dizer que a Jaecoo é confiável. Até porque o consumidor quando compra um carro, sabe que um dia vai ter que vender e se desfazer dele. E neste momento se o veículo for pouco confiável, poderá despencar o preço.
Isso sem contar a manutenção que poderá ficar mais cara. Quanto a isso, ainda é cedo para falar se a Jaecoo terá um pós-venda confiável e eficiente. A própria Chery muitas vezes já enfrentou dificuldades, embora o preço das peças de reposição não seja mais caras que as demais.
De modo geral podemos dizer que a Jaecoo é bom e é confiável, mas vale esperar um pouco principalmente para quem não pode perder dinheiro. Até porque muitas novas empresas chinesas chegam ao Brasil e saem pouco tempo depois.
Lojas abertas em 2024
Em 2024 a Jaecoo pretende abrir cerca de 40 lojas no mercado brasileiro. E inclusive deverá abrir em conjunto com a Omoda, outra fabricante chinesa de origem da Chery. Com isso poderá ter um mercado mais amplo, e até mesmo uma oportunidade maior de oferecer um pós-venda adequado.
No começo será mais uma chance para sentir o mercado e tentar emplacar os novos modelos. E tudo também vai depender do marketing da empresa, para tentar o poder de convencimento dos clientes brasileiros. Aliás já há até mesmo a possibilidade de que a Jaecoo tenha uma fábrica aqui no Brasil.
O que também vai depender muito do momento e da capacidade de vendas, e uma dessas possibilidades é aproveitar a fábrica de Jacareí. Onde funcionava a Chery, que parou de produzir até 2025 para adequar sua produção aos carros elétricos.
Assim a Jaecoo e também a Omoda poderiam usar essa estrutura para produzir seus carros no Brasil. E isso seria sempre bom para os clientes, tendo ofertas de peças dentro do mercado brasileiro para a reposição.
Embora faça muito tempo a história da saída da russa Lada do mercado brasileiro nos anos 90, deixando clientes sem amparo até hoje é lembrada. E os carros da marca despencaram de valor e praticamente sumiram das ruas do país.
Esse é o principal medo para marcas novas como a Jaecoo, no entanto como há o alinhamento com a Chery já consolidada. Isso poderá ser aquele efeito importante para conquistar uma fatia do mercado brasileiro nos próximos anos.
O site mais atualizado de 2024!